Afinal, como é produzida a energia solar? Entenda tudo!

Afinal, como é produzida a energia solar? Entenda tudo!

Tempo de leitura: 

5 minutos

A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e renovável. Por isso, não oferece danos ao meio ambiente, evitando poluição ambiental e o desmatamento. Além dos benefícios para a natureza, converter os raios solares em energia elétrica pode reduzir em até 95% as contas de luz. Mas você sabe como é produzida a energia solar?

O setor de energia fotovoltaica vem crescendo constantemente no Brasil e no mundo. Painéis solares são instalados nos telhados das construções e convertem os raios do sol em energia elétrica. Esse método é bastante versátil e pode ser utilizado em projetos residenciais, comerciais, industriais e até em propriedades rurais.

Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Então, não deixe de ler este artigo. Nele, você vai saber tudo sobre a produção e a relevância da energia solar no mercado brasileiro. Acompanhe e boa leitura!

Como é produzida a energia solar?

A energia solar é obtida diretamente pela incidência de raios do sol que são captados pelas placas fotovoltaicas, instaladas nos telhados das edificações. As duas principais maneiras de aproveitamento da energia solar são para a geração de energia elétrica e para o aquecimento de água.

O efeito fotovoltaico das placas solares é o responsável pela geração de energia elétrica. Os módulos captam a luz do sol, que é transportada para o inversor. Esse aparelho, que compõe o kit de energia solar, converterá essa radiação em energia elétrica adequada às características de uso para cada imóvel.

Qual a função dos painéis solares?

Os painéis solares são feitos de sílico, monocristalino ou policristalino, e ficam acomodados em uma armação de metal com uma caixa de vidro. No momento que a luz do sol atinge essa camada de sílico dos módulos, libera elétrons dos átomos de sílico. Desta forma, é criada uma corrente elétrica que é capturada pela fiação do painel.

A base da eletricidade gerada pelas placas solares é quando os elétrons fluem e são liberados pela luz do sol, gerando o efeito fotovoltaico. Por isso, quanto mais raios solares forem captados por esses painéis, mais energia elétrica será gerada. A incidência direta de radiação solar é fundamental para a eficiência do sistema.

A instalação correta de acordo com a localização e inclinação dos painéis solares é essencial. Os módulos devem ser implantados de forma que consigam receber a maior incidência direta de luz do sol, longe de qualquer tipo de sombra. Assim, é possível garantir a liberação de corrente elétrica constante pelas placas.

Portanto, para a instalação adequada dos painéis solares e melhor aproveitamento do sistema, conte com profissionais qualificados que saberão a melhor posição para a instalação dos módulos fotovoltaicos.

Como é realizada a inversão de energia solar para energia elétrica?

Depois que os raios solares são absorvidos pelos painéis fotovoltaicos, essa corrente é enviada para o inversor solar. Esse aparelho é o responsável por transformar a energia continuada, obtida pelos painéis, em corrente alternada, apropriada para o consumo de acordo com as características da rede elétrica da região.

É muito importante usar um inversor solar de qualidade para garantir a segurança na geração de dados de monitoramento do sistema. Além disso, se esses equipamentos forem de baixa qualidade podem reduzir a eficiência da geração de energia fotovoltaica e poluir a rede de distribuição da concessionária.

A energia solar pode ser armazenada?

No período da manhã, com baixa incidência de sol, a geração de energia solar é menor e, portanto, o consumo de energia será, em sua maior parte, da rede elétrica.

Já no início da tarde, por volta do meio-dia, com a radiação solar bastante forte, o sistema de energia fotovoltaico produz mais. Mas, em alguns casos, nem toda energia produzida é consumida pelo imóvel. Assim, a energia que excede é lançada na rede elétrica e convertida em créditos energéticos, que devem ser consumidos em até cinco anos.

Esse sistema de créditos energéticos foi regulamentado pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, por meio da resolução normativa 482, que estabelece condições para que mini e micro geradores de energia possam compensar a energia solar produzida em créditos energéticos.

No sistema de compensação de energia elétrica, toda energia ativa, em Watts, injetada no sistema gerador de um determinado imóvel, é emprestada para a distribuidora local. Depois, pode ser compensada sobre o consumo, em Watts, dessa mesma unidade consumidora ou em outra, desde que pertença ao mesmo CPF ou CNPJ.

Quais os equipamentos necessários para gerar energia solar?

Para a implantação do sistema fotovoltaico, é necessário adquirir o kit de energia solar. Esse kit possui todos os equipamentos e materiais essenciais, como as placas solares, que são os responsáveis por captar e converter a luz solar em energia elétrica, por meio das células fotovoltaicas.

Além dos painéis solares, o kit tem inversor solar, cabeamentos, estrutura de fixação, conectores, controlador de carga e banco de baterias, para casos onde é preciso implantar o sistema sem conectá-lo a rede elétrica.

Para garantir mais segurança na implantação do sistema de energia solar, é fundamental seguir as recomendações das normas regulamentadoras NR 35 e NR 10. Por isso, contrate empresas de confiança para assegurar mais qualidade e segurança na instalação dos painéis fotovoltaicos.

Qual a relevância do mercado fotovoltaico no Brasil?

O mercado de energia solar está em crescimento acelerado em todo o mundo. O sistema de energia fotovoltaico é a melhor solução para economizar na conta de luz, além de ser a maneira mais sustentável de gerar energia elétrica. No Brasil, as altas tarifas energéticas são um dos motivos que vêm impulsionando o setor fotovoltaico.

As condições climáticas do país também são extremamente favoráveis para a geração de energia solar. Isso porque o Brasil possui níveis de radiação solar superior a muitos outros países que já fazem uso dessa tecnologia. Além disso, as facilidades das linhas de créditos e os incentivos fiscais para aquisição do sistema de energia solar têm aumentado o interesse dos investidores.

Portanto, a energia solar é uma das melhores soluções para quem busca economia e pretende ter atitudes mais sustentáveis. Por isso, conheça a fundo o sistema, pesquise o máximo sobre o assunto, converse com especialistas e descubra como é produzida a energia solar antes de implantar no seu imóvel.

Quer saber como calcular o retorno do investimento em energia solar? Descubra em três passos como orçar o ROI do seu sistema fotovoltaico!