Entenda agora o crescimento do mercado de energia solar no Brasil!

O mercado de energia solar está em constante crescimento em todo o mundo. Visando à economia na conta de luz e em busca de atitudes mais sustentáveis, esse é um empreendimento que enche os olhos dos investidores. O ramo de energia solar no Brasilé um dos mais promissores e tem ganhado destaque pelo progresso da sua expansão.

O aumento dessa demanda acontece, principalmente, pelas tendências que têm captado cada vez mais potenciais consumidores. Com tarifas elétricas sempre em elevação, a implantação do sistema de energia solar garante benefícios financeiros.

Além disso, a busca por mudanças de hábitos de consumo para preservação do meio ambiente tem aumentado consideravelmente. Mais conscientes sobre a importância de atitudes sustentáveis, as pessoas têm procurado a produção de energia renovável como alternativa mais viável.

As linhas de crédito para esses fins também têm impulsionado o mercado de energia solar no Brasil. Se você quer saber mais sobre o crescimento considerável desse setor, leia este post. Vamos explicar os motivos e mostrar as melhores oportunidades para esse ramo de negócios. Acompanhe!

 

O que leva ao crescimento do setor de energia solar no Brasil?

Em 2012, os brasileiros tiveram autorização para produzir energia através de fontes renováveis com a Resolução 482. Desde então, o mercado de energia solar no Brasil cresce a passos largos.

Alguns fatores contribuem para o aumento do setor de energia renovável no país. Entre eles, está o clima favorável. Dispondo de altos índices de irradiação solar, o país apresenta bom desenvolvimento dos sistemas fotovoltaicos.

Condições climáticas favoráveis

As condições do clima no Brasil são extremamente benéficas para a geração de energia solar. O país tem níveis de radiação maiores que em muitos outros lugares que já utilizam essa tecnologia. Um sistema bem implantado é capaz de manter o consumo médio ao longo do ano tanto no inverno quanto no verão.

Algumas regiões apresentam melhor desempenho na captação dos raios solares. O Nordeste, por exemplo, apresenta alto potencial para a eficiência do sistema, devido a sua localização mais próxima da linha do Equador.

A região é seguida pelo Centro-Oeste e pelo Sudeste. Já o Norte tem características geográficas e climáticas que reduzem a emissão de radiação.

 

Baixo custo de manutenção

Outro fator importante para o crescimento do setor fotovoltaico no Brasil é o baixo custo de manutenção. Os painéis solares não têm peças móveis, o que diminui a necessidade de reparos constantes.

O principal cuidado com as placas é a limpeza, que pode ser feita semestral ou mensalmente, conforme o clima da região. Os módulos instalados em locais com menor incidência de chuva e com mais poluição devem passar pelo processo de limpeza mais frequentemente.

A instalação de maneira correta dos painéis fotovoltaicos, privilegiando o escoamento da água da chuva, facilita que as peças sejam limpas naturalmente. Também é importante evitar a implantação dos módulos próximo a árvores e arbustos.

Além de evitar o sombreamento, previne contra queda de galhos e folhas, que podem reduzir a captação solar e diminuir a eficácia do sistema.

 

Incentivos fiscais para aquisição

O marco inicial para a utilização da energia solar fotovoltaica no Brasil aconteceu em 2012, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ela estabeleceu uma resolução normativa permitindo que a energia gerada por meio de painéis solares em determinada unidade consumidora pudesse gerar créditos.

Eles podem ser consumidos durante a noite ou em outros imóveis, desde que estejam cadastrados no mesmo CPF e localizados na mesma região. O Ministério da Fazenda, por meio de convênio com o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), concede isenção de ICMS dos módulos e geradores fotovoltaicos.

Além disso, a Lei 317/2013, aprovada em 2019, isentas de ICMS as operações com componentes e equipamentos para geração de energia renovável.

 

Por que investir em energia solar?

Existem vários motivos para investir na implantação do sistema de energia solar em casas, comércios, indústrias e propriedades rurais. Como citamos, a economia de até 95% na conta de luz, durante toda vida útil dos módulos, é o principal motivo para adoção desse método.

Além disso, essa vantagem engloba a proteção contra inflação. Com a crise energética, os preços das tarifas elétricas sobem mais que os índices inflacionários oficiais.

A valorização do imóvel é outro fator que merece destaque. Ao procurar uma casa para morar, por exemplo, aquelas com painéis solares oferecem melhor custo-benefício. Por isso, o sistema de energia renovável valoriza, automaticamente, o imóvel.

Já é de conhecimento das imobiliárias que as pessoas estão dispostas a pagar mais por uma casa que tenha esses módulos do que uma sem.

A compra de um sistema de energia solar não é apenas um gasto, mas um investimento que possibilita ao consumidor reaver em até dez vezes o valor inicial aplicado. O retorno financeiro continuará por toda vida útil dos painéis fotovoltaicos, cerca de 25 anos, prazo bem maior do que é necessário para quitar o financiamento.

A sustentabilidade é outro ponto que deve ser considerado na hora de investir na implantação de painéis solares. Como o sol é uma fonte renovável e inesgotável de energia, a tecnologia para geração avança cada dia mais. Devido ao aquecimento global, os consumidores buscam por soluções sustentáveis e por produtos ecologicamente corretos.

Com demanda crescente e tendência de valorização de energia limpa, o sistema fotovoltaico tem levado as empresas mais importantes do mundo a investir na geração elétrica solar. Para além, esse modelo é silencioso, os equipamentos são de fácil instalação, podem ser implantados em regiões remotas e é considerada a fonte de energia mais barata do mundo.

O mercado de geração de energia solar no Brasil está em expansão e oferece muitas vantagens para quem opta por esse sistema. Além disso, o clima brasileiro favorece a eficiência desse método e torna o país um dos melhores para utilização de energia solar. Trata-se, portanto, da fonte mais segura e econômica de se consumir energia elétrica.

Quer saber muito mais sobre os benefícios e como implantar o sistema de captação de energia solar em seu imóvel? Entre em contato com os consultores da HCC Energia Solar e saiba mais!

POSTS RELACIONADOS