Saiba a Importância de Monitorar a sua Geração!

Ao se adquirir um sistema solar fotovoltaico, é de extrema importância o monitoramento do mesmo, seja em aspectos físicos ou elétricos o dinamismo do tempo e da rede de energia a qual o sistema está conectado tornam o monitoramento do sistema um processo chave para o sucesso da geração de energia.

Cada sistema instalado possui uma plataforma de acompanhamento gratuita, que funciona de forma remota, permitindo, assim, que sejam feitas identificações de defeitos e a verificação da eficiência da geração, bem como do estado de funcionamento dos equipamentos, isto de forma clara e objetiva. Salienta-se que aspectos como a geração e os parâmetros da instalação são os itens mais importantes que devem ser monitorados, aos quais se devem mais atenção, visto que são os que causam impacto direto na economia e no retorno do investimento.

Outra vantagem de possuir o sistema de monitoramento é a possibilidade de gerar relatórios mensais ou anuais de rendimento monetário do sistema. Nesse item, o cliente tem acesso aos dados de produção do seu equipamento, desde o momento da instalação, podendo fazer uma comparação com os dados faturados pela concessionária, devendo-se levar em consideração o autoconsumo (onde a energia produzida pelo sistema de geração é consumida de forma instantânea, não sendo contabilizada pelo medidor de energia bidirecional).

Além disso, o sistema de monitoramento envia alertas referentes a quaisquer tipos de erros ou defeitos que venham ocorrer no sistema do cliente podendo estes serem causados por alguma falha em algum componente de geração ou por fatores externos, como afundamentos ou elevações de tensão no ponto de conexão, os quais são oriundos da rede da concessionária de energia.

Ressalta-se ainda que o usuário, através do sistema de monitoramento, ao detectar mal funcionamento da geração, poderá comunicar a empresa que instalou o equipamento, que por sua vez fará a análise do funcionamento da geração, também via sistema de monitoramento. Dessa forma, ao serem constatadas falhas do sistema de geração, uma equipe técnica pode ser deslocada até o local para correção dos problemas constatados, assegurando ao usuário a plenitude do funcionamento do sistema de geração adquirido.

Além de todas as facilidades para o operador manter uma manutenção preventiva do seu sistema solar de forma remota, ressalta-se que, como a energia fotovoltaica é renovável, o sistema de monitoramento demonstra para o operador uma avaliação de equivalência entre a energia gerada pelo gerador solar e a quantidade de CO2 que deixa de ser enviada à atmosfera pela queima de combustíveis fósseis, bem como a quantidade de árvores que foram preservadas durante a operação do grupo gerador.

Por fim, salienta-se que, além da plataforma gratuita de monitoramento, o usuário de energia solar pode ter a integração ao seu sistema de um equipamento de gerenciamento de energia (Smart Meter), o qual mede e indica, além dos valores de produção de energia, os valores de consumo das cargas contidas na instalação. Logo, agregando um Smart Meter ao sistema, o usuário é capaz de identificar mudanças de comportamento de consumo ou verificar as leituras efetuadas pela concessionária de energia, podendo, assim, ajustar a simultaneidade do consumo e geração, outra funcionalidade do Smart Grid é gerenciar o despacho da potência do inversor, possibilitando por exemplo a não injeção de energia na rede da concessionária, ou a limitação dessa energia de acordo com a conexão.

O monitoramento do sistema fotovoltaico é um importante processo para o sucesso efetivo de um projeto de energia solar, o prosumidor, que produz sua própria energia pode utilizar desses recursos para gerenciar sua instalação de forma a obter a melhor eficiência energética e consolidar seus ganhos financeiros após a implantação do seu projeto.

POSTS RELACIONADOS