7 dicas para empreendedores iniciantes no ramo de energia solar

HCC Energia Solar - como empreender

Tempo de leitura: 

5 minutos

As franquias de vendas e instalação de sistemas fotovoltaicos estão dentre as melhores alternativas de investimento no país. Isso porque a tecnologia é pretendida por muitos consumidores e se espalha impulsionada, principalmente, pelo alto valor das tarifas energéticas. Algumas dicas para empreendedores iniciantes são valiosas na hora de decidir investir no próprio negócio de energia fotovoltaica.

De fácil instalação e com baixa necessidade de manutenção, os sistemas fotovoltaicos podem gerar uma economia de até 95% nas contas de luz dos usuários. As linhas de financiamento também contribuíram para o crescimento das instalações fotovoltaicas nos últimos anos. Se você pretende investir no ramo de energia solar, leia este post e empreenda com sucesso nesse mercado! A seguir, vamos apresentar 7 dicas sobre o assunto.

1. Entenda o mercado e a sua demanda

O mercado de energia solar é considerado uma das melhores alternativas para a geração de eletricidade no mundo. Algumas empresas buscam mais segurança energética para seus negócios, enquanto outras enxergam nos sistemas fotovoltaicos uma fonte de ganhos com a expansão do setor.

O estudo do mercado no qual o empreendedor pretende investir é fundamental para dar início ao processo de abrir o próprio negócio. É essencial que o investidor iniciante conheça os benefícios e as dificuldades da área atuação, além de analisar a concorrência. Assim, serão maiores as chances de sucesso no negócio. A avaliação de mercado ajuda o empresário a ter mais segurança ao definir suas estratégias para captação de clientes.

Pesquisas de qualidade e quantidade auxiliam na identificação do público-alvo e definem as técnicas mais adequadas para garantir a venda do serviço ou produto. Dentre as dicas para empreendedores, outro fator importante a ser considerado é a atual situação econômica do país para saber se é o melhor momento para investir ou não. Para isso, analise dados, faça pesquisas na internet, converse com outros empresários do ramo e planeje minuciosamente seu investimento.

2. Considere a opção de abrir uma franquia

Abrir uma franquia é uma hipótese que deve ser considerada por todo empreendedor iniciante por ser uma alternativa com alta garantia de sucesso. Uma das vantagens desse modelo é que são negócios que já foram testados no mercado e, por isso, aprimoraram-se ao longo do tempo.

As franquias possuem um nível de maturidade que um empreendimento iniciado do zero não tem. Existem diversos benefícios de se abrir uma franquia em vez de lançar uma nova marca. Com modelos prontos, a expansão das franquias é feita de forma mais ágil e segura. Além disso, marcas conhecidas já contam com estratégias bem definidas de marketing e comunicação.

3. Faça um bom plano de negócios

O planejamento é considerado uma etapa fundamental para os empreendedores, já que um bom plano de negócios otimiza o processo de abertura do empreendimento. Por isso, é importante planejar detalhadamente o passo a passo.

O empreendedor deve ficar atento e colocar no papel todas as despesas que fazem parte do negócio pretendido. Além disso, um montante precisa ser separado para esperar com tranquilidade o retorno financeiro do empreendimento.

Lembre-se de organizar as finanças, separando uma quantia para o pagamento das contas variáveis e fixas da empresa, e fique atento a toda movimentação de caixa, incluindo os prazos e pagamentos mensais. Esse controle é importante para garantir sucesso e lucratividade ao negócio.

4. Conheça outras empresas do segmento

Outra dica para empreendedores iniciantes é conhecer outras empresas do segmento desejado, analisando as dificuldades e vantagens do ramo que pretende investir.

Em casos de franquias, converse com outros franqueados, descubra os possíveis entraves do negócio, conheça a relação entre franqueado e franqueador e analise o suporte dado aos investidores. Assim, é possível conhecer a fundo o modelo de negócio pretendido e saber se o mesmo se encaixa nas expectativas do empreendedor.

5. Esteja apto para começar o empreendimento

O empreendedor iniciante deve ter conhecimento necessário para investir no ramo de interesse. Os novos investidores precisam estudar, ler e se manter informados sobre o mercado que pretendem atuar.

É fundamental pesquisar as tendências e as inovações tecnológicas que o ramo oferece. Além disso, os empreendedores precisam ter conhecimento básico de vendas, marketing, finanças e gestão de negócios. Cursos on-line, sites de empreendedorismo e blogs sobre o assunto auxiliam os investidores a administrar melhor seu negócio.

6. Conheça os benefícios de empreender no mercado de energia solar

A resolução normativa 482, de 2012, da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) permitiu que usuários ativamente cadastrados no Ministério da Fazenda tenham concessão para conectar o próprio sistema de geração de energia, proveniente de fontes renováveis, com as redes de distribuição das concessionárias.

Desde a publicação dessa norma, o mercado de sistema fotovoltaico vem crescendo de forma significativa no Brasil e a projeção para os próximos anos são muito otimistas. O aumento constante nas tarifas de energia elétrica também vem impulsionando a expansão da energia solar no país.

Outro benefício de se investir nesse mercado é que a energia solar não sai da mídia. Por ser positivamente benéfica, muitos meios de comunicação já falam sobre a importância da energia solar e como o setor vem crescendo. Permanecer em evidência na mídia é importante para esquentar e expandir o mercado.

Além dessa expansão evidente, produzir eletricidade por meio dos painéis solares é a opção que mais contribui com o meio ambiente. A energia solar é considerada uma energia limpa, renovável e inesgotável e sua geração é feita de forma silenciosa. Os módulos solares são fáceis de instalar, quase não precisam de manutenção e são bastante duráveis.

7. Conte com empresas especializadas

Para garantir o sucesso desejado ao seu negócio de energia solar, conte com a ajuda e o apoio de empresas especializadas. A HCC Energia Solar é especialista em projetos de energia fotovoltaica para empresas, residências, indústrias e agronegócios. Além da instalação dos sistemas solares, a empresa oferece cursos e um modelo de franquia no ramo.

Portanto, o início da jornada pode não ser simples, mas seguir essas dicas para empreendedores iniciantes é uma forma de assegurar mais eficiência ao abrir o próprio negócio. Pesquise o mercado, converse com especialistas, faça um bom planejamento e contrate uma empresa de confiança. Seja dono do próprio negócio e ganhe mais liberdade e autonomia para trabalhar.

Gostou das dicas? Siga a HCC Energia Solar no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e acompanhe o maior portal de energia solar do Brasil!