Confira 6 motivos para atuar no mercado de energia solar!

O uso da energia solar para produção de eletricidade está se consolidando no Brasil. Pouco a pouco, a população se conscientiza de que ela é uma boa solução para economizar dinheiro e preservar o meio ambiente.

Nosso país ainda se encontra atrás de outras nações nesse sentido. Mas as autoridades governamentais e o próprio mercado estão trabalhando para mostrar as vantagens do sistema fotovoltaico. Neste post, falaremos sobre o crescimento do setor e 6 motivos para atuar no mercado de energia solar!

 

Como está o mercado de energia solar no Brasil e no mundo?

Vamos começar pelos Estados Unidos. Em 2006, foi inaugurado um programa, na Califórnia, com a finalidade de instalar sistemas fotovoltaicos em um milhão de telhados. Hoje, estima-se que o uso de energia fotovoltaica corresponda, em 2022, a 30% de todo o utilizado, conforme a Agência Internacional de Energia (IEA).

No Japão, em 1994, foi instituído o programa de 70 mil telhados solares. Em 2019, o país expandiu seus empreendimentos e criou a primeira usina solar no país.

Na Alemanha, foi instituída a Lei Feed-In-Law e começou a venda de geração distribuída. Em 2019, o país conseguiu produzir cerca de 35% de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

No Brasil, os níveis de irradiação solar superam os da Alemanha, Espanha e França. No semiárido, esses índices são bastante elevados e estão entre os mais altos do mundo! Conforme o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2026), a capacidade de geração solar instalada chegará a 13 GW em 2026.

 

Quais são os motivos para atuar no mercado de energia solar?

Vamos considerar, agora, 6 bons motivos para atuar no mercado de energia solar. Confira!

 

1. Redução de custos

Reduzir gastos com as contas de luz é um dos objetivos principais das famílias, das empresas e das indústrias. Com o sistema convencional, as pessoas sentem mais dificuldades em controlar os valores. Por isso, oferecer soluções sustentáveis e econômicas é uma opção para cortar gastos domésticos e corporativos.

O investimento inicial, ainda que seja um pouco alto, compensa porque:

  • a redução com energia elétrica é percebida de imediato;
  • o payback (retorno do investimento) é relativamente curto, comparado à vida útil do sistema fotovoltaico, que alcança 25 anos ou mais.

 

Além disso, o usuário pode direcionar para a rede elétrica todo excedente de energia gerado pelo sistema e receber bônus por isso. Esses bônus podem ser consumidos em até cinco anos (60 meses) — um prazo bem longo. Certamente, são benefícios que atraem o consumidor e podem ser usados como argumentação positiva para persuadi-lo a adotar o sistema.

 

2. Durabilidade e resistência

Outro motivo para atuar no mercado de energia solar é que as placas fotovoltaicas têm durabilidade média de 25 anos. Que consumidor não se sente feliz com um sistema que atravessa, pelo menos, duas décadas e meia?

Além da elevada vida útil, o sistema também é resistente. As placas fotovoltaicas são capazes de aguentar ventos, chuvas de granizo e outros impactos.

 

3. Valorização do imóvel

O consumidor que instala em seu imóvel um sistema fotovoltaico está contribuindo para sua valorização: o seu preço de mercado tende a aumentar. A economia sustentável já se consolidou e o ramo de construção civil busca integrar desenvolvimento com a preservação ambiental.

Logo, o consumidor que opta pela energia solar está investindo em seu patrimônio, aumentando o valor de mercado do imóvel. Ainda que não tenha a intenção de se desfazer dele, sabe que sua casa ou empresa está mais valorizada.

Caso decida alugar o imóvel, o preço da locação poderá ser mais alto, já que o inquilino vai usufruir de um sistema sustentável, que contribuirá para a economia de energia elétrica. Mais importante que cobrar mais caro é que o proprietário compreenda que a demanda por um imóvel sustentável tende a ser maior.

Isso significa que uma casa com sistema fotovoltaico disponibilizada para locação é, certamente, mais competitiva que um imóvel que não tem esse sistema, pois o locatário pagará contas de luz bem mais baixas.

Tudo isso pode ser usado como argumentação para que os consumidores se sintam motivados a comprar e instalar sistemas de energia solar em suas casas e empresas. E não se trata de argumentação vazia ou falaciosa — essas vantagens são reais.

 

4. Sem alterações de tarifas

Outro motivo para investir no mercado de energia solar é que as bandeiras verde, amarela e vermelha (bandeiras tarifárias) não incidem sobre as pessoas que têm o sistema fotovoltaico instalado em seus imóveis. Por meio de suas cores, elas informam o nível dos reservatórios nas usinas hidrelétricas.

Quando é necessário recorrer à queima de combustível, o preço da conta de luz aumenta e o consumidor paga mais caro. Já os que adotam o sistema de compensação da energia solar estão livres desse problema. Cada quilowatt gerado equivale a um quilowatt consumido, não importa o preço da tarifa.

 

5. Facilidade de manutenção

A facilidade de manutenção também é um diferencial para quem adquire os equipamentos do sistema de energia solar. Eles não exigem muitos cuidados.

As placas precisam de uma limpeza semestral com água e sabão neutro. A depender da região, ou seja, se a poluição for alta e o nível de poeira e sujeira acumuladas for maior, pode-se fazer uma limpeza trimestral, por exemplo.

 

6. Autoconsumo remoto e distribuição compartilhada

Com a energia solar, o consumidor pode gerar energia para consumir em outro lugar. Para isso, ele deve ter os dois imóveis sob a mesma titularidade e na mesma região em que a concessionária de energia elétrica opera.

Outra possibilidade é fazer a distribuição compartilhada em condomínios residenciais ou comerciais. Em uma mesma região de concessão, os consumidores podem se reunir por meio de cooperativa ou consórcio e compartilhar a energia do sistema em proporções definidas por eles mesmos.

Para ingressar no mercado de energia solar, você precisa encontrar, antes de tudo, um bom fornecedor. As boas parcerias fazem toda a diferença.

Uma opção é abrir uma franquia e contar com o suporte de empresa renomada e especializada no assunto. As franquias são soluções adotadas para os empreendedores que desejam investir valores menores e, ao mesmo tempo, contar com o conhecimento de quem realmente entende do assunto.

A HCC Energia Solar é uma empresa de engenharia elétrica especializada em sistemas fotovoltaicos e que oferece boas vantagens aos seus franqueados: equipe qualificada, marketing digital bem estruturado, capacitação constante dos parceiros, segurança financeira, atualização de modelos técnicos, projetos confiáveis, expertise comercial, assistência técnica especializada e marca renomada, consolidada no mercado nacional.

Deseja atuar no mercado de energia solar? Aproveite para conhecer melhor o nosso trabalho, sem compromisso. Entre em contato e veja mais detalhes sobre nossos produtos e nossos projetos!

POSTS RELACIONADOS