Entenda o que são certificações ambientais e qual a sua importância

Pensando em minimizar os impactos das suas atividades produtivas, muitas empresas têm buscado alternativas que estimulem a responsabilidade social e ambiental. Uma forma de demonstrar que as organizações estão atendendo à legislação é por meio das cerificações ambientais.

Empresas de todos os setores estão cada dia mais preocupadas em alcançar e desenvolver um desempenho ambiental correto. O objetivo é minimizar os impactos das suas atividades produtivas no meio ambiente. Para isso, precisam levar em consideração políticas e objetivos definidos pelos órgãos responsáveis pelos cerificados ambientais.

Neste post, você vai saber tudo sobre as cerificações ambientais, quais são as principais e a importância desses documentos para as empresas e para a sociedade. Confira!

 

O que é uma certificação ambiental?

As atividades produtivas de muitas empresas podem impactar diretamente a vida da comunidade que vive no entorno e o meio ambiente. Por isso, para minimizar esses efeitos, muitas organizações procuram melhorar a qualidade dos seus processos industriais. As certificações ambientais demostram credibilidade e validam a adoção de estratégias sustentáveis.

Sendo assim, a certificação ambiental assegura que as empresas estão trabalhando com um diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental. As organizações devidamente certificadas comprovam que estão tomando todas as medidas necessárias para preservar o meio ambiente, desde a compra da matéria-prima até o descarte dos seus resíduos. Essa documentação é obtida por empresas que:

  • querem garantir as políticas ambientais praticadas;
  • têm comprometimento com as práticas sustentáveis;
  • estabelecem um sistema eficiente de gestão ambiental.

 

A certificação ambiental é importante porque é uma forma de as empresas atestarem que seus produtos e serviços foram produzidos conforme as normas de qualidade ambiental, de maneira sustentável e em conformidade com a legislação do setor.

Quais são os principais tipos de certificação ambiental?

As certificações ambientais são uma forma de atestar que as empresas praticam atividades que não prejudicam o meio ambiente. Para isso, as organizações devem levar em consideração políticas definidas pelos órgãos responsáveis.

A legislação está cada dia mais exigente no desenvolvimento de políticas econômicas e outras medidas para estimular a proteção ambiental. Veja os principais tipos de certificação.

 

Rótulo Ecológico da ABNT

O Rótulo Ecológico da ABNT é uma certificação voluntária que atesta o desempenho ambiental de serviços ou produtos, com base em critérios elaborados visando à excelência ambiental nos processos produtivos da empresa. Essa certificação assegura que o produto ou serviço tem pouco impacto ambiental, e que a organização se preocupa com a conservação do meio ambiente.

 

Selo FSC

O Selo FSC é um selo verde mundial e está presente em mais de 75 países. Ele foi desenvolvido para conservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável das florestas do mundo inteiro. O Selo atende a um conjunto de regras reconhecidas internacionalmente, que combina proteção ecológica com benefícios sociais e viabilidade econômica.

 

Selo IBD

O Selo IBD é um certificado que assegura que aquele produto foi cultivado sem o uso de substâncias químicas ou transgênicas. Além disso, esse documento atesta que a mercadoria está em conformidade com a legislação sanitária, trabalhista e ambiental.

 

ISO 14001

Qualquer empresa que deseja comprovar que suas atividades estão em conformidade com um desempenho ambiental correto pode conseguir a certificação ISO 14001. Essa norma da ABNT visa a determinar as exigências para as empresas na implementação de um sistema de gestão ambiental adequado, possibilitando que elas possam desenvolver práticas sustentáveis em seus processos produtivos.

 

Produto Orgânico Brasil

A certificação orgânica é destinada à agricultura para assegurar que o produto, processo ou serviço não passou por nenhuma intervenção química, como aplicação de agrotóxicos, fertilizantes artificiais ou modificações genéticas.

 

Procel

O Selo Procel garante que o produto certificado está classificado conforme seu consumo de energia. Os produtos são catalogados de A (mais econômico) até E (menos econômicos). Existem várias formas de categorizar os produtos, mas todas têm o mesmo objetivo de mostrar ao consumidor a economia que ele proporciona, apontando qual é mais eficiente e consome menos energia.

 

LEED

Essa certificação é para edificações sustentáveis, e visa a promover e estimular melhores práticas construtivas para a preservação do meio ambiente. Além disso, o certificado LEED oferece muitos benefícios para a sociedade, já que em muitos casos diminui bastante a emissão de gases poluentes, levando mais saúde e bem-estar a todos.

 

Quais as principais vantagens da certificação para as empresas?

Quando as empresas buscam por certificações ambientais, além de atender à legislação ambiental, muitos outros benefícios podem ser observados para a organização e para a sociedade:

  • maior garantia de qualidade do produto e serviço ofertado;
  • otimização do processo produtivo;
  • facilidade de acesso a algumas linhas de crédito;
  • melhora da imagem da empresa;
  • diferencial competitivo, quando comparado aos concorrentes não certificados;
  • acesso a novos mercados;
  • redução de custos com a compra de matéria-prima, de recursos naturais e com o consumo de energia;
  • diminuição da geração de resíduos, melhorando o reaproveitamento;
  • redução de impactos ambientais durante o processo produtivo;
  • melhoria na condição de conformidade com a legislação ambiental;
  • diminuição dos riscos de penalizações e multas.

 

Como obter as certificações ambientais?

As certificações ambientais exigem que as empresas garantam qualidade e transparência nos seus processos produtivos, respeitando a sustentabilidade econômica, ambiental e social. Ter uma certificação ambiental também aumenta a credibilidade e confiança dos consumidores que se preocupam com a manutenção do meio ambiente e com a sustentabilidade.

Além de implantar condutas sustentáveis em seus processos produtivos, as empresas que desejam obter as certificações ambientais devem cumprir todas as leis e normas vigentes. Para isso, devem comprovar que praticam ações sustentáveis voltadas para a preservação do meio ambiente.

Após adequar seus padrões produtivos com as normas, as instituições devem solicitar uma auditoria externa, que será realizada pelos profissionais do órgão regulador responsável pela certificação. Podemos falar em cinco passos básicos para se conseguir uma certificação ambiental:

  • escolha a melhor certificação para o seu negócio e leia com atenção;
  • levante todas as informações necessárias, como o tempo e os investimentos a serem feitos para a realização das auditorias de certificação;
  • agende uma pré-auditoria para analisar o grau de preparação da empresa;
  • após a auditoria de certificação, aguarde a avaliação dos documentos;
  • uma vez obtido o certificado, receba a visita do auditor regularmente para facilitar a renovação do documento após o término da validade.

 

Portanto, obter certificações ambientais é uma forma de garantir que a empresa está realizando seus processos produtivos em conformidade com a legislação. Além disso, essa documentação favorece a sociedade e assegura que a emissão de gases e outros resíduos poluentes está dentro dos padrões exigidos pelos órgãos competentes.

Você sabe o que é o Selo Solar? Saiba mais sobre essa certificação, que também visa a promover a responsabilidade ambiental!

POSTS RELACIONADOS