O que é ESG: o conceito e as vantagens de investir em sua empresa!

O que é ESG: o conceito e as vantagens de investir em sua empresa!

Há alguns anos, o investimento em práticas sustentáveis deixou de ser uma opção, para se tornar uma obrigação para as empresas. Mostrar essa postura diante do mercado traz diversos benefícios para o negócio e a sociedade, o que acarreta a atração de novos consumidores e investidores.

Como forma de medir as práticas sustentáveis das empresas, foi criado, recentemente, o índice ESG (Environmental, Social and Governance). Ele tem como objetivo medir, em porcentagem, o quanto as empresas se esforçam para praticar a sustentabilidade aliada à responsabilidade social e ao desenvolvimento financeiro.

Quer aprender mais sobre o que é ESG? Então, continue com a gente! Vamos explicar o conceito, quais as suas vantagens e como implementá-lo no ramo da energia solar. Não perca!

O que é ESG?

O ESG, no português ASG (Ambiental, Social e Governança) é um movimento utilizado como medidor dos índices de sustentabilidade e impacto social, alinhado à parte financeira de uma empresa. Trata-se de uma espécie de selo de qualidade, que torna o negócio bem-visto no mercado pelas suas ações.

É um conceito novo, com tendência a expansão ao longo do ano 2021. Em relação à sigla, Environmental se refere à atuação da empresa diante de práticas que preservam o meio ambiente, como combate ao desmatamento, aquecimento global e emissão de carbono.

Social diz respeito ao relacionamento da empresa com as pessoas à sua volta, como preocupação com a satisfação dos clientes, diversidade da equipe e engajamento dos funcionários. Por fim, Governance tem a ver com as ações de governança corporativa da empresa, como composição do conselho, justa remuneração dos executivos e existência de um canal de denúncias.

Estudos indicam que quase 60% das empresas brasileiras investem em sustentabilidade, tendo, dessa forma, um alto índice ESG. Além disso, estima-se que o índice ESG também passa de 50% em países da Europa, na Nova Zelândia e na Austrália.

Quais as vantagens do ESG?

Buscar o índice ESG para a sua empresa traz inúmeros benefícios. Veja, agora mesmo, alguns deles:

  • geração de mercados mais sustentáveis: o estímulo à busca do título ESG é, por consequência, também um impulso para que outras empresas também passem a adotar esse modo de agir;
  • resultados melhores para a sociedade: sem dúvidas, a maior beneficiada desse movimento é a comunidade. Preservação do meio ambiente, melhoria nos relacionamentos pessoais e geração de empregos são alguns dos benefícios esperados;
  • transparência de dados sobre a empresa: com a melhoria das práticas de governança corporativa, a possibilidade de desvio de resultados também diminui. É o chamado accountability, termo comum no campo da contabilidade que diz respeito à clareza dos resultados;
  • segurança na tomada de decisão: por ter transparência diante dos dados e fatos apresentados pelas empresas, torna-se mais fácil decidir o melhor caminho a se tomar nas situações cotidianas;
  • garantia de investimento sustentável em longo prazo: o próprio conceito já prevê ações presentes que não impactarão o planeta no futuro. Dessa forma, adotar o ESG é assegurar que os próximos anos serão melhores para todos.

Então, vale a pena investir?

Sim, com toda certeza! Além de melhorar a imagem da empresa no mercado, ampliar o seu funcionamento interno e, até mesmo, aumentar sua lucratividade, a sociedade também ganhará com os impactos da busca pelo índice ESG. Não perca tempo e implante na sua empresa!

 

Como implantar o ESG no ramo da energia solar?

Se tem um setor que está totalmente atrelado às práticas sustentáveis é o da exploração de fontes de energia renováveis. Afinal, adotar um meio de gerar energia por meio de uma fonte inesgotável na natureza e totalmente limpa, que não traz maus impactos para o meio ambiente, é garantir que o planeta esteja melhor no futuro.

Por isso, muitas empresas estão investindo no ramo da energia solar, uma das fontes de energia renováveis mais exploradas no Brasil, graças à tropicalidade da região. Porém, ainda há certa dificuldade por parte dos empreendedores em adotar o índice ESG em uma empresa do ramo da energia solar.

Para isso, montamos um passo a passo que, com certeza, ajudará você nessa missão. Dê uma olhada!

 

Crie metas atingíveis

Estabeleça metas para que o índice ESG seja alcançado na sua empresa. Mas tenha, acima de tudo, clareza.

Metas difíceis de alcançar podem não apenas fazer com que o índice não seja conquistado, mas também, com que a empresa fique malvista no mercado. As metas devem seguir o padrão SMART: específica, mensurável, realizável, relevante e temporal.

 

Alinhe as ações empresariais à missão, visão e valores do negócio

De nada adianta estabelecer as metas e não cumprir o que foi oferecido ao mercado desde o plano de negócio. As metas devem estar de acordo com os princípios da empresa, pois, caso o contrário, ela perderá a credibilidade.

 

Defina metas para cada pilar do ESG

Será muito difícil conquistar o índice colocando muito foco na sustentabilidade e pouco na responsabilidade social e governança corporativa, e vice-versa. As metas devem estar muito bem equilibradas entre os três pilares.

 

Busque previamente os possíveis riscos

É importante que se faça um brainstorm do que pode dar de errado antes de estabelecer as metas que serão atingidas para a conquista do ESG. Dessa forma, caso algum risco de fato aconteça, a empresa estará preparada para contorná-lo.

 

Priorize esses riscos

Coloque as ameaças em uma escala decrescente de possibilidade de ocorrência. Para isso, pode-se utilizar o princípio de Pareto, em que 80% dos problemas que podem ocorrer são gerados por 20% dos riscos.

 

Capriche nas metas que tenham relação com as pessoas

Não significa priorizar o pilar da responsabilidade social, mas sim, qualquer meta dos três pilares que tenham como referência principal melhorar o relacionamento entre as pessoas e a empresa.

 

Planeje resultados

Faça uma estimativa prévia do índice ESG que será alcançado. Direcione os esforços para que esse índice seja atingido em um valor próximo. Essa atitude faz toda a diferença no alcance dos resultados.

Portanto, se você está interessado em implantar o movimento ESG no seu negócio do ramo de energia solar, saiba que pode contar com a gente! Nós, da HCC Energia Solar, somos uma empresa especializada em soluções no ramo, com mais de 15 anos de mercado e, com toda certeza, teremos a solução perfeita para o seu problema!

Gostou de aprender mais sobre o que é ESG? Então, não deixe de ler também sobre quando investir na energia solar para empresas e aprender muito mais!

POSTS RELACIONADOS