Negócios sustentáveis: confira 6 ideias lucrativas para investir

HCCEnergiaSolar

Tempo de leitura: 

5 minutos

Na hora de pensar em abrir um empreendimento é importante investir em um negócio que seja lucrativo e, também, ecologicamente amigável. Os negócios sustentáveis são uma ótima alternativa para quem deseja ser um empresário e, ainda, colaborar com a conservação do meio ambiente.

Muitas empresas, em busca de um diferencial, investem em sustentabilidade agregando, assim, mais valor para as suas marcas. Os negócios sustentáveis estão em alta, visto a importância da preservação da natureza. E, para isso, as empresas podem tomar várias iniciativas, como reduzir o consumo de plásticos e papéis, diminuir a emissão de gases poluentes, além de oferecer espaço adequado para os funcionários realizarem suas tarefas.

Ficou interessado no assunto? Neste post, vamos dar dicas de empreendimentos sustentáveis e explicar como você pode ganhar dinheiro e, ao mesmo tempo, colaborar com a preservação do meio ambiente. Boa leitura!

A importância dos negócios sustentáveis

A necessidade de preservar o meio ambiente fez dos negócios sustentáveis um novo modelo de empreendimento. Nesses casos, as empresas buscam não só o fator lucrativo do negócio, mas também a integração com questões ambientais e sociais.

Cada vez mais, incorporar nas empresas práticas sustentáveis significa favorecer a cultura corporativa da organização, desenvolver produtos confiáveis e, consequentemente, obter maiores lucros. Além disso, valores sustentáveis são tidos como imprescindíveis na ampliação e construção de uma grande marca.

Dicas e ideias de negócios sustentáveis

A sustentabilidade tornou-se um ponto importante da competitividade entre as empresas. Isso porque, cada vez mais, os consumidores têm dado preferência para serviços e produtos que causam menos impacto ao meio ambiente. A diminuição das consequências ambientais na dinâmica de um empreendimento é capaz de otimizar os processos e garantir mais qualidade ao produto final.

Portanto, as estratégias dos negócios sustentáveis são baseadas na utilização de práticas que sejam favoráveis à natureza, desde a produção do produto até o descarte de materiais. Essas práticas proporcionam vantagens econômicas e sociais, sem precisar de altos investimentos. Veja alguns exemplos de negócios sustentáveis.

1 - Energia solar

Para reduzir a emissão de gases poluentes, que prejudicam e degradam o meio ambiente, a energia solar surgiu como a melhor alternativa de prática sustentável. Essa energia é considerada limpa e inesgotável. Painéis solares instalados nos telhados das construções recebem e convertem os raios solares em energia elétrica.

Bastante versátil, esse sistema pode ser implantado em residências, comércios, indústrias e em propriedades rurais. Ao adotar a energia solar como método de geração de eletricidade, além de colaborar com a preservação do meio ambiente, é possível economizar até 95% na conta de luz.

2 - Fabricação de Biojoias

As biojoias são fabricadas com insumos e matérias-primas extraídos diretamente da natureza, como penas, conchas, escamas, capim, madrepérola, sementes variadas, frutos secos, fibras naturais, ossos, casca de coco, flores e folhas secas. Esses elementos são retirados do seu habitat natural sem causar danos ou prejuízos ao meio ambiente, portanto essa busca é realizada de maneira sustentável.

A originalidade e beleza das peças produzidas no mercado de biojoias atrai muitos consumidores e investidores, aumentando a demanda pela comercialização. Esse é um setor que está em expansão e tem alto potencial de exportação. Muitas empresas buscam parcerias com artesãos, como uma forma de oportunidade de expansão dos negócios.

3 - Embalagens ecológicas

As embalagens ecológicas contribuem de forma direta e significativa para a sustentabilidade, além de estarem relacionadas à qualidade de vida dos consumidores. Devido a consciência ambiental, a produção desse tipo de produto está em constante crescimento e têm estimulado os investimentos nesse setor. Os insumos mais utilizados para a fabricação de embalagens ecológicas são juta, papel Kraft, ráfia, algodão cru e tecidos, como TNT e PET.

Os produtos vão desde sacolas para transportar compras de supermercado até embalagens para armazenar comida. Eles podem ser retornáveis, recicláveis e reutilizáveis e sofrem degradação com o tempo, diferente das embalagens plásticas. Além disso, as embalagens ecológicas passam por um processo de fabricação que, caso sejam amassadas, não precisam ser descartadas por continuarem em boas condições de uso.

4 - Paisagismo

Em busca de atitudes mais sustentáveis, as empresas procuram por paisagistas para adequar o layout das edificações. Os telhados verdes são mais uma opção de negócios lucrativos e sustentáveis que vêm ganhando espaço nas corporações. A solução cobre o telhado das edificações com plantas visando reduzir a temperatura no interior do ambiente e proporcionando mais verde ao local.

A LEED é uma das certificações concebidas para construções que promovem e estimulam práticas sustentáveis. Por esse motivo, muitas empresas contratam profissionais para auxiliar na adequação das construções.

5 - Transporte não poluente

Quando se fala em poluição, um dos principais entraves dos grandes centros urbanos é o transporte público. Carros e caminhões são os principais vilões do meio ambiente e emitem, respectivamente, cerca de 45% e 21% de gás carbônico.

Uma das alternativas para reduzir a emissão de poluentes é a utilização de transportes alternativos no dia a dia, como as bicicletas. Em muitas cidades, órgãos públicos investem em ciclovias para estimular a população a trocar o carro pelos pedais. Portanto, investir em lojas de reparo ou locadoras de bicicleta é um negócio sustentável e vantajoso.

6 - Fábrica de conservas

Em busca de melhor qualidade de vida e uma alimentação mais saudável, os consumidores estão utilizando alimentos orgânicos. Uma fábrica de conservas é a oportunidade para quem busca aproveitar toda riqueza produtiva dos alimentos e fabricar produtos com propriedades nutricionais e qualidade preservadas. As fábricas de conserva promovem a sustentabilidade com a produção de produtos orgânicos, disponibilizados em porções adequadas e prontas para o consumo.

Benefícios de investir em negócios sustentáveis

Os negócios sustentáveis oferecem muitas vantagens aos seus investidores. Através da mudança de alguns hábitos e posturas, as empresas conseguem diminuir custos e desperdícios na produção, aumentando a eficiência e valorizando a marca junto às suas clientes. Assim, é possível conservar o meio ambiente, aumentar a competitividade entre as empresas, impulsionar a inovação sustentável no setor produtivo, além de estimular as pessoas ao consumo sustentável por meio de bens e serviços.

Portanto, as empresas que investem em negócios sustentáveis visam aumentar os lucros de forma a preservar e cuidar do meio ambiente. Além disso, proporcionam mais qualidade de vida aos seus clientes. Por isso, é fundamental que as empresas invistam em atitudes que possam aumentar os lucros e contribuir com a natureza. Entre elas, está a energia solar que oferece redução de custos através de práticas sustentáveis.

Gostou das dicas? Siga a HCC Energia Solar no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube e descubra os melhores conteúdos sobre energia renovável!