Investidor de sucesso: fique por dentro das principais características

HCCEnergiasolar-Franquias-modelos-de-negocio

Tempo de leitura: 

5 minutos

Embora existam variados tipos de investimentos no mercado financeiro, destinados aos mais diversos perfis de investidores, não há uma fórmula para ser bem-sucedido nesse meio. Sendo assim, você já se perguntou sobre quais são as características de um investidor de sucesso?

Neste artigo, mostraremos quais são os aspectos mais marcantes que alguém precisa ter para obter um desempenho satisfatório no mercado de finanças. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Organização

Essa é uma característica que vale para qualquer empreendedor, seja ele um gestor de franquias, seja um investidor de ativos financeiros. Saber organizar as finanças é o primeiro passo para multiplicar o seu patrimônio.

Afinal, alguém que sabe gerenciar a vida financeira entende o princípio básico ter uma boa rentabilidade: é preciso gastar menos do que se ganha.

Um investidor de sucesso tem o hábito de cuidar de suas contas todos os dias e sabe exatamente quanto entra e sai de sua conta todos os meses. A partir disso, não tem problemas na hora de lidar com as suas aplicações, além de ter uma visão ampla sobre liquidez, rentabilidade e riscos.

Paciência

Sucesso financeiro não "cai do céu", concorda? Um investidor bem-sucedido entende que um dos conceitos mais importantes para atuar no mercado de finanças é ser paciente, quando se trata de ganhar dinheiro nesse segmento. O processo exige tempo e cada decisão deve ser muito bem pensada.

Embora existam investimentos de alta liquidez, isto é, aqueles que podem ser resgatados antes do prazo vencimento sem causar perdas, por motivos óbvios, sabemos que as alternativas que oferecem maior rentabilidade são as de médio e longo prazo. Ou seja, paciência é uma virtude e uma característica comum em todo investidor de sucesso.

Aprendizagem contínua

Não é novidade que o mercado de finanças oscila diariamente, sendo influenciado por uma série de fatores que não se pode controlar, como questões socieconômicas, políticas e até mesmo sociais. Dito isso, uma característica expressiva em um investidor de sucesso é a constante busca por conhecimento.

Se você pretende obter um bom desempenho com aplicações financeiras, deve estudar não apenas sobre os setores nos quais o seu dinheiro está aplicado, mas também, abrir a mente para alternativas de investimento. Entre elas, podemos citar franquias de segmentos inovadores, tendências de mercado e negócios em ascensão.

O que queremos dizer é que não basta saber economizar dinheiro, ter organização e paciência. É preciso se manter por dentro de tudo que está acontecendo na sociedade, no mercado, na política, nas tendências tecnológicas, fontes alternativas de energia e todo o tipo de novidades que, conjuntamente, causam impactos diretos no cenário econômico.

Realismo

Há uma série de questões que um investidor iniciante deve saber, mas que não vemos as corretoras, blogs, canais e outras fontes de notícias sobre o mercado de finanças divulgarem. A principal delas é que um investidor de sucesso precisa ser realista.

Como você pôde entender até aqui, paciência é uma característica importante para se obter um bom desempenho nesse meio, correto? Porém, ser paciente não tem relação apenas com rentabilidade, mas sim, com segurança.

Investimentos que prometem alto retorno também podem ter alto risco de vulnerabilidade a perdas de grandes quantidades de dinheiro. Sendo assim, é crucial que você seja realista e entenda que ganhar uma fortuna do dia para a noite sem se arriscar é algo que só vemos em filmes.

É preciso ouvir as pessoas certas, que possam auxiliar você no mercado financeiro. Procure profissionais experientes e capacitados que possam sugerir as melhores alternativas, de acordo com seu perfil.

Diferentes objetivos

Ter os objetivos financeiros bem definidos é um ponto fundamental na hora de escolher as melhores opções de investimentos. No entanto, um investidor de sucesso sabe que, nesse meio, não há apenas um objetivo.

O fato é que você precisa lidar com diferentes metas, isto é, de curto, médio e longo prazo. Somente a partir daí será possível escolher alternativas que contemplem diversos prazos e, é claro, gerenciá-los de forma que todos possam ser alcançados.

Esse hábito facilita a sua vida no momento de aplicar recursos financeiros. Lembrando que a dica de ouro é sempre manter o equilíbrio entre a tríade que fundamenta o mercado financeiro: liquidez, risco e rentabilidade. Não importa se os objetivos são de curto, médio ou longo prazo, desde que sejam pautados nessas premissas.

Sem medo de correr riscos

Um investidor de sucesso sabe que obter bons ganhos financeiros exige aceitar desafios e correr riscos. É claro que é preciso estudar o mercado e o comportamento de cada opção disponível. Contudo, é muito importante entender que nesse segmento não existem garantias, principalmente se você pretende obter uma boa rentabilidade.

Se você não tem muito conhecimento sobre como funcionam aplicações como o Tesouro Direto, as Letras de Crédito ou o próprio mercado de ações, considere aprender sobre franquias de negócios inovadores, como fontes alternativas de energia.

O mundo está caminhando para essa direção. Isso torna os investimentos em empreendimentos sustentáveis uma ótima alternativa para quem não gosta de abrir mão da segurança.

Disciplina

Fazer boas escolhas financeiras, ter autocontrole para não gastar com coisas supérfluas e guardar o máximo de dinheiro possível demonstram disciplina. Isso é indispensável se você pretende ser um investidor de sucesso.

Por mais que escolher a alternativa de investimento correta possa parecer algo trabalhoso, é apenas uma questão de hábito até que você "pegue o jeito". Depois de alguns meses administrando a sua carteira de investimentos, isso se torna algo recorrente e simples.

Resiliência e uma vida financeira disciplinada são aspectos fundamentais para que você mantenha o foco até mesmo diante de cenários adversos e continue investindo com o objetivo de juntar mais patrimônio para o futuro.

Como você pôde conferir, o perfil de um investidor de sucesso é composto por uma série de características que se complementam de forma coerente. Paciência, realismo e organização são fundamentais para que você faça as jogadas certas e no tempo adequado. Além disso, é importante considerar os modelos de negócios que mais se aproximam de seu perfil, pois isso aumenta as chances de obter uma boa rentabilidade.

As informações que abordamos no conteúdo foram úteis para você? Então, aproveite para compartilhar estas dicas de investimentos com seus amigos e familiares nas redes sociais.