Por que é preciso diversificar investimentos? Entenda a importância!

Por que é preciso diversificar investimentos? Entenda a importância!

Se você tem interesse pelo mercado financeiro, certamente já deve ter ouvido a expressão “diversificar investimentos”, não é verdade? Pois bem, muitos investidores experientes optam por essa alternativa, visto que é uma ótima maneira de garantir uma boa rentabilidade em médio e longo prazo e diluir os riscos.

Além disso, ela é muito recomendada para quem pretende construir patrimônio e deseja otimizar a performance da carteira de forma mais cômoda e tranquila. Quer saber mais sobre o que significa diversificar investimentos e qual a importância dessa prática? Então, continue a leitura do artigo para conferir!

 

O que significa diversificar investimentos?

Como consta no próprio termo, diversificar investimentos é o ato de aplicar em diferentes modalidades de ativos, como ações, fundos imobiliários, letras de crédito etc. A prática tem como objetivo aumentar a probabilidade de ganhos e mitigar riscos.

Dessa forma, ainda que determinada ação não tenha um bom desempenho, o investidor não terá perdas definitivas. O nível de diversificação de investimentos depende de uma série de fatores pessoais e do comportamento do mercado financeiro.

Isto é, deve-se levar em consideração aspectos como o perfil de investidor. Isso porque um conservador, por exemplo, prefere ativos mais seguros, enquanto o arrojado tende a correr mais riscos.

 

Como funciona a diversificação de investimentos?

O fato é que não existe uma regra ou fórmula pronta que indique qual é o melhor método para diversificar investimentos. Se você está iniciando suas atividades no mercado financeiro, primeiramente, deve entender que todo bom investidor precisa equilibrar a relação entre correr riscos e aguardar pelos resultados.

Existem aplicações que geram retorno apenas em longo prazo, enquanto outras podem render diariamente. A recomendação, apesar disso, é aplicar capital em ações de alta fluidez, ou seja, que possam ser resgatadas sem perdas antes do prazo do vencimento, como a Renda Fixa.

Geralmente, mesmo em caso de imprevistos, o valor desse tipo de reserva de emergência já é o suficiente para se manter por cerca de seis meses. Após esse período, o investidor pode sentir que tem mais liberdade para aplicar dinheiro em ativos de alto risco, como é o caso do mercado de ações.

O mesmo vale para produtos com boa rentabilidade em médio e longo prazo. Podemos mencionar, ainda, que os Fundos de Investimento podem ser ótimas alternativas, já que é uma maneira mais simples de diversificar, rentabilizar a carteira e alocar o patrimônio.

Lembrando que o recomendado, nesse caso, é procurar uma corretora de credibilidade e que tenha ótimas opções de fundos a oferecer, conforme o seu perfil de investidor.

 

Por que é importante diversificar investimentos?

Como você pôde entender até aqui, diversificar investimentos é uma forma de reduzir o peso da performance que algumas modalidades têm. Contudo, também serve para manter uma importante tríade: rentabilidade, risco e liquidez.

Sendo assim, diversos fatores exercem influência, tanto nos títulos quanto nos papéis, o que torna impossível levar em conta tudo isso em um única equação. A diversificação de investimentos é um ato que tem como finalidade lidar da melhor maneira possível com a imprevisibilidade do mercado financeiro.

Para que você tenha uma ideia sobre a sua importância, pense no quanto a Bolsa de Valores oscila diariamente, com ativos que aumentam seu valor de mercado, enquanto outros despencam, e vice-versa. Veja, a seguir, os motivos pelos quais é importante diversificar investimentos.

 

Impacta o aumento da rentabilidade

Focar um único ativo pode ser uma forma prejudicial de gerir a sua carteira de investimentos. Muitos investidores costumam manter esse formato por conta dos riscos, em especial, aqueles com perfil mais conservador. Porém, na verdade, o que ocorre é o contrário.

Se determinada carteira sofre uma queda brusca de lucratividade, por consequência, a quantia investida pode sofrer uma redução considerável ou, ainda, ter rendimento inferior à inflação, isto é, reduzir o valor do patrimônio. Por isso, diversificar investimentos é uma alternativa para diminuir os impactos que a oscilação causa na rentabilidade.

 

Proporciona mais equilíbrio e tranquilidade

Até mesmo os investidores que operam diariamente no mercado financeiro têm ativos alocados em alternativas mais seguras, como forma de garantir um fluxo de continuidade em seus ganhos. Entendemos esse processo como equilíbrio financeiro.

Embora o ritmo de crescimento do capital possa ser reduzido em alguns momentos, não há dúvida de que essa é uma forma eficiente de construir um patrimônio em longo prazo. Se você almeja a independência financeira ou a aquisição de um bem de alto valor, certamente, deve considerar a diversificação de investimentos.

 

Reduz os impactos da imprevisibilidade

A redução de riscos é uma das vantagens mais expressivas do balanceamento da carteira de investimentos. Afinal, segurança traz mais tranquilidade na hora de aplicar os seus recursos financeiros.

Dito isso, seja qual for o perfil de investidor, arrojado ou conservador, com certeza, os impactos da imprevisibilidade são reduzidos exponencialmente ao se aplicar em uma classe de ativos diferenciada. Afinal, eles contam com ganhos em frentes distintas.

 

Traz maior comodidade

Por fim, um dos pontos altos da diversificação de investimentos é a comodidade que o investidor pode usufruir. Como você já deve saber, ativos de renda fixa têm prazos de vencimento, por isso, o recomendado é mantê-los até que o prazo chegue ao fim.

Quando todo o capital está investido em uma única aplicação de baixa liquidez, há uma probabilidade maior de se ter problemas ao enfrentar adversidades e variações no mercado.

Ao diversificar investimentos, essa questão é minimizada, pois haverá a possibilidade de investir em produtos com diferentes prazos e, até mesmo, que tenham liquidez diária, como é o caso do Tesouro Direto.

Para concluirmos, é importante lembrar que você pode diversificar investimentos ao aplicar recursos em franquias com alta credibilidade no mercado de finanças. Certamente, é uma ótima maneira de investir seu dinheiro e tomar decisões sábias na hora de escolher os ativos, equilibrando risco, rentabilidade e liquidez para garantir os melhores ganhos — em médio e longo prazo.

Agora que você já entende a importância da diversificação de investimentos e como ela impacta positivamente a rentabilidade, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre os principais tipos de investimentos existentes no mercado!

POSTS RELACIONADOS