7 dicas para você ter a conta de luz mais barata

7 dicas para você ter a conta de luz mais barata

Quando o assunto é economia doméstica, os gastos com a conta de luz são os primeiros a serem citados. A energia proveniente de hidrelétrica, fonte mais utilizada no Brasil, contém uma alta carga tributária que, aliada aos elevados gastos, aumenta os valores pagos e sobrecarrega o bolso dos consumidores.

Porém, saiba que ter uma conta de luz mais barata não é nenhuma missão impossível. Existem diversas táticas simples, utilizadas no dia a dia, capazes de reduzir os gastos em valores consideráveis. Além do mais, essas técnicas são sustentáveis e contribuem para a preservação do meio ambiente.

Quer aprender mais sobre como ter a conta de luz mais barata? Então, continue com a gente! Vamos listar 7 dicas para você reduzir o valor do seu consumo e fazer uma enorme economia no seu orçamento! Veja, agora mesmo!

 

1. Procure equipamentos com etiqueta de consumo econômico

Já ouviu falar no selo da Procel? Você, certamente, já deve ter visto esse adesivo em algum eletrodoméstico. Criado em 1993 pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, ligado ao Ministério de Minas e Energia, esse selo indica que o aparelho determinado oferece uma maior economia em uso de energia.

Sua classificação divide o grau de eficiência energética em letras que vão de A a G, sendo A a indicação de maior eficiência e G a de pior desempenho. Dessa forma, além de ter certeza de que está economizando energia, o consumidor também consegue saber o quanto está poupando.

Logo, é uma excelente maneira de reduzir os gastos na sua conta de luz. Procure geladeira, fogão ou máquina de lavar que venha com o selo Procel e perceba a diferença nos custos!

 

2. Cuidado com o uso do ar-condicionado

Moramos em um país tropical e, em muitas regiões, o ar-condicionado é uma necessidade para o ano inteiro. Esse aparelho, que muito nos ajuda em momentos de calor, também é uma grande fonte de gastos de energia. Por isso, se a sua intenção é economizar, dê atenção ao uso em excesso.

Para que o ar-condicionado se torne uma despesa a menos, preocupe-se em fazer uma instalação profissional para que o aparelho trabalhe na potência desejada. Outra forma de manter o desempenho é fechar completamente as portas e janelas do espaço que você está.

A posição em que o ar-condicionado está instalado também é muito importante. Proteja a parte externa do aparelho da incidência de raios solares, de forma a evitar o superaquecimento. Por fim, tente manter o clima em torno dos 25ºC, pois temperaturas muito baixas também aumentam os gastos do aparelho.

 

3. Evite colocar o chuveiro no modo inverno

Não é só o ar-condicionado que, colocado em baixas temperaturas, aumenta suas despesas. O chuveiro elétrico também tem seus gastos bastante reduzidos se colocado no modo “Verão”.

Aliás, saiba que, para quem deseja ter a conta de luz mais barata, o chuveiro elétrico é um dos maiores vilões. Isso porque, no modo “Verão”, a economia pode ser de até 30%, comparada ao uso na posição “Inverno”. Porém, em dias frios, é bastante desconfortável tomar banho de água fria, não é mesmo?

Outra forma de economizar com o chuveiro elétrico está em desligar o aparelho durante o banho. Além disso, evite utilizá-lo nos horários de pico, entre 18h e 21h, momento em que as concessionárias de energia elétrica aumentam o valor do consumo.

 

4. Invista em energia renovável

Você sabia que a energia proveniente de hidrelétricas é uma das mais caras do mercado? Isso se deve à alta carga tributária embutida nas contas de luz. Porém, existem soluções alternativas para o problema. As fontes de energia renováveis, como a energia solar e a eólica, são mais baratas e estão cada vez mais acessíveis.

Há subsídios do governo para incentivar o uso da energia solar. Um deles é o sistema de créditos. Com ele, quem tem uma casa ou uma empresa com a instalação dos painéis solares pode emprestar o excedente de consumo à rede, obtendo o desconto do valor na fatura.

 

5. Tire os aparelhos da tomada

O hábito de deixar todos os aparelhos conectados à tomada, mesmo com eles desligados, é outro vilão dos gastos energéticos. Isso pode representar 12% das despesas com a conta de luz.

Crie o hábito de retirar os aparelhos da tomada toda vez que deixar de usá-los. Carregadores de aparelhos eletrônicos e os chamados benjamins também são fontes de gastos energéticos, e devem ser retirados sempre após o uso.

 

6. Valorize a iluminação natural do ambiente

A luz do dia pode ser uma grande aliada na economia dos gastos na conta de luz. Mantenha sempre as janelas e cortinas abertas, de modo a favorecer a entrada de raios solares no ambiente em que você está.

Outra excelente tática está em pintar as paredes com cores claras, pois elas ajudam a refletir a luz do sol. Isso aumenta a sensação de claridade no ambiente.

 

7. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED

Parece um gesto pequeno, mas faz toda a diferença. As lâmpadas de LED podem reduzir o gasto em até 80% comparadas às incandescentes. Apesar de um pouco mais caras, a economia no uso compensa bastante.

Além disso, você tomará uma atitude sustentável e contribuirá para a conservação do meio ambiente. Afinal, as lâmpadas de LED não contêm elementos poluentes, diferentemente das incandescentes, que são compostas por mercúrio.

Agora que você já sabe como deixar a sua conta de luz mais barata, que tal considerar a adoção de uma nova fonte de energia? Como dito acima, a energia solar gera menos custos que a proveniente de hidrelétricas e está cada vez mais acessível.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o assunto, a HCC Energia Solar pode ajudar! Somos uma empresa especializada em soluções para energia solar, com mais de 15 anos de mercado e, com toda certeza, teremos a resposta para o que você procura.

Gostou de aprender mais sobre como ter a conta de luz mais barata? Então, não deixe de se atualizar e ler o nosso artigo sobre quanto custa investir em energia solar para aprender muito mais!

POSTS RELACIONADOS