4 benefícios importantes de usar energias limpas na sua empresa

4 benefícios importantes de usar energias limpas na sua empresa

Tempo de leitura: 

5 minutos

As grandes empresas do mundo corporativo estão cada vez mais unidas no propósito de disseminar a importância de ações sustentáveis congregadas aos negócios. Afinal, ser ambientalmente responsável também agrega muito valor a um empreendimento. Por causa dessas iniciativas, a empresa passa a ser ainda mais valorizada pelos clientes e bem-vista em sociedade.

Implantar o uso de fontes de energia limpa em empresas, por exemplo, é uma política popular a fim de fazer parte desta realidade. E a ideia tem sido adotada por diversas organizações ao redor do mundo.

O investimento pode parecer alto, mas seu retorno vem em forma de pelo menos 4 benefícios muito importantes. Você sabe quais são? Conheça cada um deles neste artigo!

1. A energia limpa em empresas não polui

A energia limpa é aquela que não libera, durante sua produção ou consumo, qualquer tipo de poluente que possa gerar o efeito estufa ou contribuir para o aquecimento global.

Cada vez que um painel solar é instalado, por exemplo, não existe qualquer efeito prejudicial ao meio ambiente. Por se tratar de energia renovável, os sistemas exigem pouquíssima manutenção. Porém, quando elas se fazem necessárias, não agridem a natureza.

Um sistema de geração de energia limpa dura, em média, de 25 a 30 anos. Em alguns deles, a troca de peças ocorre somente 5 ou 10 anos depois de sua instalação, tornando seu descarte mínimo.

Além disso, os sistemas de geração de energia limpa em empresas costumam ser silenciosos e sem odores que possam causar qualquer desconforto no ambiente interno ou externo.

Para completar, a utilização de fontes energéticas sustentáveis não apresenta qualquer risco para a saúde humana. Ou seja, é extremamente adequada para a estrutura de uma empresa.

2. Ajuda o meio ambiente

A energia que mais é utilizada atualmente é gerada por meio de petróleo e derivados, xisto e carvão mineral. Todos esses combustíveis são usados em usinas termelétricas, e o processo libera o calor que aquece a água, movimenta um motor e produz a energia elétrica.

No entanto, a utilização de energias destas fontes traz sérios problemas ambientais. Além da emissão de gases poluentes, há também a reação com a água da chuva, que a torna ácida e prejudica qualquer tipo de vegetação ao longo de quilômetros de extensão. Sua ação pode até arrasar plantações inteiras, que demoraram meses de cultivo.

Para agravar ainda mais a situação, este é um tipo de energia não renovável. Ou seja, um dia vai se esgotar.

É inegável que as maiores dependentes deste tipo de energia são indústrias e diversos tipos de corporações. Por isso, é essencial que o cenário mude e que a adaptação da energia limpa em empresas se torne comum.

Mas, atenção! O investimento deve acontecer também no que diz respeito às máquinas e aos equipamentos, para que não consumam mais energia do que o realmente necessário.

Assim, o impacto gerado no meio ambiente será muito menor. O meio ambiente agradecerá a gentileza.

3. Reduz custos — e não somente com energia

O uso de energia limpa contribui de forma garantida para a redução de custos fixos de uma empresa. Ter este tipo de energia como fonte diminui os gastos com a manutenção de sistemas de água e as despesas de consumo de energia elétrica.

Os retornos dessa utilização já se manifestam no mês seguinte à implementação. Em muitos casos, a conta de luz chega a ser reduzida de 80% a 90%.

O excedente de energia produzida e não consumida pela empresa pode ser vendido para a companhia distribuidora local, gerando crédito para ser utilizado nos próximos meses. Dessa forma, a quantia economizada poderá ser aplicada em outras questões de necessidade primordial da empresa.

Dependendo de onde for a instalação da energia renovável, o investimento ainda permitirá a criação de novos postos de emprego.

Os empreendimentos que desejam investir em energia limpa ainda possuem programas e linhas específicas de créditos em bancos, já que o desenvolvimento sustentável é do interesse de todos.

4. Há diversos tipos de energia limpa

Existem vários tipos de energia limpa, provenientes de diferentes fontes. Sua empresa deve avaliar bem quais necessidades possui, de modo a entender qual tipo será mais adequado para implementar.

Energia solar

A energia solar é encontrada mais comumente, já que os painéis fotovoltaicos que fazem sua captação são de fácil instalação em casas e empresas. As placas solares que recebem a energia são responsáveis pelo aquecimento da água, de um ambiente fechado e também pela geração de energia elétrica, dependendo do sistema que for aproveitado.

Energia eólica

A energia eólica, por sua vez, utiliza como fonte as forças do vento. Este é o tipo mais popular na Europa. Com o auxílio de pás ou hélices, uma grande estrutura aciona um gerador interno que produz a corrente elétrica. Ela depende, é claro, da constância de ventos da região em que se encontra.

Energia maremotriz

Um modelo interessante para localidades costeiras e litorâneas é a utilização de energia dos mares. Com uma estrutura similar à da energia eólica, turbinas são instaladas no mar, onde a força das águas estimula o gerador responsável pela geração de eletricidade.

Biocombustível

Para substituir a gasolina, existe o biocombustível. Ele é obtido por meio da extração do etanol, que vem da cana-de-açúcar e de outros produtos agrícolas. O Brasil já é mundialmente conhecido nesse campo. Aqui, podemos inclusive ressaltar que o uso de energias limpas também diminui a dependência do país de importações de fontes de energia.

Biogás

Ainda podemos citar o biogás, energia limpa que visa substituir o petróleo como matriz energética. Ele surge da transformação do lixo orgânico e de excrementos animais, que passam por um procedimento de fermentação controlada por um biodigestor.

Dentre as energias aqui citadas, a energia solar é a mais vantajosa, já que o sol está sempre presente em nosso país e os custos para mantê-la são baixos.

Em suma, o investimento em energia limpa pode ser aplicado em múltiplas situações para suprir as mais diferentes necessidades de uma empresa.

É interessante ressaltar que, quanto mais houver noção da necessidade da utilização de energia limpa em empresas, mais chances terão para que seu custo diminua.

Para garantir o sucesso do procedimento, conte com profissionais capacitados e uma empresa de confiança, como a HCC Engenharia, que oferece também materiais e equipamentos de qualidade. E lembre-se: os resultados dessa ação sustentável são, sim, favoráveis. E você pode comprová-los quando abraçar esta causa.

Para acompanhar mais novidades sobre energia limpa em empresas, siga a HCC Engenharia no Facebook e no LinkedIn.