12 sinais que mostram que você precisa de energia solar

12 sinais que mostram que você precisa de energia solar

Tempo de leitura: 

7 minutos

No atual cenário instável da economia brasileira, o custo da energia elétrica tende a aumentar acima da inflação. As faturas cobradas pelas concessionárias consomem boa parte do orçamento, tanto das pessoas físicas quanto das empresas.

Por isso, investir em energia solar é uma opção que vem se mostrando cada vez mais rentável, já que o sistema se paga em menos de cinco anos e tem uma durabilidade de pelo menos 25. Trata-se de uma excelente opção para reduzir ou, até mesmo, zerar a sua conta de luz, que traz vários outros benefícios, como reforço à imagem da marca.

Neste artigo, vamos apresentar os 12 principais sinais e motivos que provam por que você precisa de energia solar em sua residência ou empresa. Confira!

1. Saiba que o custo da energia solar tem reduzido

O preço do sistema de geração fotovoltaica diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Os principais fatores para a queda do preço estão relacionados à competitividade entre fornecedores e à qualificação e ao aumento da mão de obra. Todos esses fatores facilitaram a adoção de soluções energéticas sustentáveis para famílias e empresas.

2. Note o aumento de impostos na conta de luz

Com a crise econômica dos estados, a saída mais comum dos governantes é a sobretarifação dos impostos. Nessa linha, o ICMS da energia elétrica aumentou consideravelmente nos últimos anos, tornando ainda maior a inflação energética. Com a energia solar, você se livra de tais aumentos tarifários.

3. Lembre-se dos aumentos progressivos de energia nos próximos dez anos

A Aneel anunciou aumento nas tarifas devido à indenização às concessionárias de transmissão dos investimentos feitos até maio de 2000. Essa medida elevará progressivamente as tarifas por dez anos consecutivos.

A expectativa, em alguns estados, é que a tarifa aumente 25% nas áreas de concessão. A questão financeira é uma boa resposta quando a pergunta é "por que você precisa de energia solar?".

A adoção de energia solar e de outros sistemas de fontes renováveis, como a energia eólica, torna as empresas mais independentes das concessionárias. Isso traz um benefício econômico considerável, como uma fatura bem mais baixa de energia elétrica.

Com os reajustes acima da inflação nos últimos anos, trata-se de uma vantagem considerável para o caixa das pessoas jurídicas. Nas fábricas, a conta de luz representa uma grande fatia do orçamento. Após o investimento inicial de instalação do sistema, a redução do custo é progressiva.

4. Conheça a qualificação do setor fotovoltaico

Cada vez mais, o mercado de energia solar tem bons profissionais e ótimos projetos fotovoltaicos, garantindo uma boa estimativa de geração e um correto dimensionamento. Todos esses fatores trazem mais segurança e confiabilidade para o investimento.

Além disso, investir em energia solar é apostar, indiretamente, em pesquisas de novas tecnologias. O uso cada vez maior de energia verde impulsiona tais estudos e o próprio desenvolvimento científico, que tende a aperfeiçoar as tecnologias sustentáveis.

5. Saiba por que você precisa de energia solar e contribua com o meio ambiente

Sabe por que você precisa de energia solar? Para preservar os recursos naturais para as próximas gerações! O aquecimento global é um grave problema da sociedade moderna. Gerar energia limpa e renovável garante menor emissão de poluentes e evita a utilização das termoelétricas, geradoras de alto potencial poluente.

Com isso, os recursos hídricos e naturais, em geral, são preservados por mais tempo. O uso de fontes energéticas não renováveis leva ao esgotamento total, como o petróleo, o gás e a energia nuclear. Já as energias limpas usam fontes que se renovam sempre, como o sol e o vento. Todo o meio ambiente e as futuras gerações agradecem.

Outra vantagem para o meio ambiente é a baixa emissão de gases poluentes na atmosfera pelo sistema fotovoltaico. A energia solar emite entre 92% e 96% menos gás carbônico, na comparação direta com a emissão de gases por parte da indústria de combustíveis fósseis. A indústria petrolífera, por exemplo, emite muito mais gases poluentes.

6. Note a alta durabilidade dos painéis solares

O sistema de energia solar tem como uma das vantagens a longa vida útil e o baixo custo de manutenção. Existem painéis fotovoltaicos fabricados há 60 anos que funcionam até agora. Um painel fabricado hoje, por exemplo, dura cerca de meio século, chegando aos seus últimos anos com cerca de metade da capacidade de produção inicial. A capacidade produtiva se mantém praticamente intacta durante 25 anos.

7. Conheça as regras de manutenção simples dos painéis solares

A limpeza está entre as principais medidas de manutenção dos painéis solares, que é relativamente simples e pouco custosa. O procedimento é feito anualmente, pois painéis sujos podem captar menos energia, causando perdas na produção. Em áreas que acumulam muita poeira e poluição, a limpeza deve ser feita a cada seis meses.

Durante a execução dos serviços de manutenção, profissionais especializados devem verificar as lubrificações, as calibrações e as aferições. Dessa forma, poderão avaliar o funcionamento correto dos painéis. Os dispositivos, como inversores e controladores de carga, também precisam de manutenção e limpeza.

É necessário se certificar de que os dispositivos não estejam apresentando superaquecimento e se as luzes operam normalmente. Em caso de necessidade, reparos e trocas devem ser realizados imediatamente.

8. Saiba que a geração de energia solar não para em dias chuvosos

Em dias nublados e, principalmente, chuvosos, naturalmente, a geração de energia solar diminui. No entanto, o sistema fotovoltaico não para de funcionar, apenas reduz a produção.

Um aspecto positivo é que chuva é uma aliada da manutenção dos seus painéis, contribuindo para a limpeza dos mesmos. Essa é uma vantagem na comparação com as hidrelétricas, que podem até parar, de acordo com o regime das chuvas.

Entretanto, existem painéis que foram desenvolvidos especialmente para esses dias sem incidência direta de raios solares. Isso porque a estrutura de tais equipamentos consegue aproveitar a incidência solar até entre nuvens.

O uso de baterias também é essencial nessas situações, pois as mesmas armazenam a energia solar coletada anteriormente, nos dias de sol. As peças podem ser de chumbo-ácido, níquel-cádmio ou de íons de lítio. Apesar de relativamente custosas, representam um bom investimento.

9. Descubra que o retorno do investimento vem cada vez mais rápido

O retorno do investimento atingiu o menor patamar em anos. Atualmente, o sistema fotovoltaico se paga em menos de quatro anos para a maioria dos consumidores ligados na tarifa de Baixa Tensão, e em torno de seis anos para consumidores ligados em Média Tensão.

Como todos esses fatores nos mostram, investir em energia solar é realmente uma excelente opção. Se antes parecia inalcançável, agora, o investimento se torna cada vez mais possível, já que os custos vêm caindo gradativamente, ao contrário do que acontece com as tarifas de quem depende das concessionárias de energia elétrica.

10. Saiba quanto você vai economizar com a adoção de energia solar

Se ainda se pergunta por que você precisa de energia solar por não saber exatamente quanto vai economizar, saiba que a resposta depende do tamanho da instalação. O custo, a complexidade, a qualidade e as dimensões dos painéis que você adotar também contam.

De forma geral, a energia de tipo solar possibilita uma economia entre 50% e 95%. Ou seja, pelo menos metade do que você gasta hoje com a conta de luz.

Algumas redes farmacêuticas que adotaram a energia solar em parte de suas lojas conseguiram reduzir pela metade a conta de eletricidade. Em 12 anos, a economia para a rede vai chegar a 850 mil reais.

11. Lembre-se de que o Brasil é um país abençoado pela energia solar

O potencial de geração de energia solar do nosso país é enorme devido ao clima tropical e à incidência de raios solares praticamente o ano todo. Se levarmos em conta que o maior produtor de energia solar é a Alemanha, podemos fazer uma ideia do nosso potencial. Mas, infelizmente, menos de 2% da nossa energia elétrica são provenientes dos raios solares.

Portanto, morar ou administrar uma empresa em território brasileiro oferece uma excelente perspectiva para quem pretende investir em energia limpa. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o território brasileiro recebe cerca de 2 mil horas anuais de insolação. Esse volume geraria nada menos do que 15 trilhões de megawatts.

12. Aproveite os benefícios da energia limpa à imagem da sua marca

As empresas que investem em energia solar se diferenciam enormemente da concorrência. Se quiser saber por que você precisa de energia solar, pesquise sobre as marcas que conquistaram os consumidores conscientes. O impacto do uso de energia verde, portanto, é considerável para a imagem da sua empresa, que pode ganhar mercados e conquistar novos clientes.

Sua empresa pode aplicar as estratégias de marketing verde para enfatizar publicamente práticas sustentáveis. Tal divulgação do uso de soluções renováveis deve ser executada de maneira estratégica, dentro de um plano de ecomarketing, com o objetivo de valorizar a marca.

Esses são os sinais e os motivos principais para você adotar o uso de recursos renováveis em sua casa ou em sua empresa. Se ainda se pergunta por que você precisa de energia solar, agora, você já tem as respostas certas. Economia na conta de luz, maior independência das concessionárias, melhora da imagem da marca e a preservação dos recursos naturais estão entre esses motivos.

Você se interessou pelos sistemas de geração de energia elétrica por meio de painéis solares? Caso tenha gostado do texto, compartilhe nas suas redes sociais, para que mais amigos saibam as vantagens de investir em energia solar!