Fontes renováveis: entenda como estão os empregos no setor!

Diante de todos os maus tratos que o meio ambiente vem sofrendo nos últimos tempos, a adoção e/ou substituição dos combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia se tornou uma urgência. Isso porque a também chamada “tecnologia verde” tem a vantagem de ser oriunda de fontes inesgotáveis e não poluentes, o que contribui para a redução desses maus tratos e a preservação da natureza de um modo geral.

Mas, você sabe quais são as fontes renováveis de energia existentes? Atualmente, as mais utilizadas como alternativas aos combustíveis fósseis são a energia solar, a energia eólica, a energia hídrica, a biomassa e a geotérmica. A exploração desses elementos, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, também gera muitos empregos, o que aquece a economia e acelera o seu desenvolvimento em todo o mundo.

Quer aprender mais sobre os empregos no setor de fontes renováveis de energia? Então, continue com a gente! Vamos explicar quais são as fontes de energia limpa mais utilizadas na atualidade e como estão as oportunidades e geração de empregos no setor.

 

Quais são as fontes renováveis mais utilizadas nos dias de hoje?

Como visto anteriormente, a substituição das fontes de energia não renováveis pelas renováveis são a melhor opção no combate aos maus tratos ambientais. Atualmente, o mercado de energia limpa conta com cinco alternativas mais utilizadas. Dê uma olhada em cada uma delas!

 

Energia solar

A fonte de energia limpa mais explorada na atualidade, a energia solar é aquela gerada por meio dos raios solares. Essa geração ocorre por meio da captação dos raios nos chamados painéis solares, dispositivos revertidos por silício, material propício para a conversão dos raios solares em energia.

 

Energia eólica

É a fonte de energia que tem os ventos como força motriz. Sua exploração é bastante propícia nas regiões litorâneas, onde os mares estimulam a formação de ventos. A captação dos ventos é realizada por meio de moinhos. Esses moinhos são ligados a baterias que convertem o vento captado em energia.

 

Energia hídrica

Fonte de energia utilizada em larga escala no Brasil e no mundo, a energia hídrica depende da força dos afluentes para a sua geração, que se dá por meio da captação ocorrida nas usinas hidrelétricas.

Apesar de ser uma fonte de energia limpa, a sua ampla utilização tem sido prejudicada, pois, com as alterações climáticas ocorridas nos últimos tempos, as chuvas estão cada vez mais escassas e, com isso, as usinas não conseguem trabalhar de forma eficiente.

 

Energia da biomassa

Tem origem nas substâncias orgânicas, como os resíduos florestais e os excrementos de animais. Embora seja mais utilizada em regiões agrícolas, o uso da energia da biomassa nos meios urbanos vem se ampliando cada vez mais.

Estima-se que os países latinos são os que mais utilizam a energia da biomassa. Em seguida, os países africanos e asiáticos ocupam o pódio. Dessa forma, podemos deduzir que o Brasil está entre os pioneiros em geração de energia biomassa do mundo.

 

Energia geotérmica

É a energia obtida por meio do calor proveniente do interior do planeta Terra. Pouco utilizada no Brasil, pois a sua geração deve ser feita em regiões de atividade tectônica, o que não é o caso do nosso país. Portanto, os países que mais utilizam a energia geotérmica são as Filipinas, os Estados Unidos e a Indonésia.

Logo, o mercado de fontes renováveis de energia conta com essas diversas opções de geração, o que o mantém aquecido e cheio de oportunidades, principalmente no quesito criação de empregos.

 

As fontes renováveis de energia estão gerando muitos empregos?

Vivemos no melhor momento para o desenvolvimento das fontes de energia renováveis. Primeiramente, pelo fato de os combustíveis fósseis não serem mais aconselhados para o uso. O abandono das fontes de energia não renováveis gera um alto número de vagas ociosas no mercado, que deverão ser preenchidas pelas atividades exercidas no emprego das novas fontes de energia.

Alguns exemplos de vagas que ficarão ociosas com a redução do uso dos combustíveis fósseis são: profissionais de construção civil, administradores, donos e funcionários de postos de gasolina, entre outros. Em contrapartida, com a adoção das fontes renováveis, aumentará o emprego de instaladores de painéis solares, franqueadores de empresas de energia, profissionais de limpeza e manutenção etc.

Em seguida, ocorre que, por vivermos em um planeta completamente dependente de energia, não existe outra opção senão a substituição dos combustíveis fósseis por combustíveis limpos. Por isso, a energia limpa é, sem dúvidas, uma grande alternativa de investimento para os próximos anos. Afinal, ela será desenvolvida de qualquer forma.

Estima-se que, em 2020, no Brasil, foram criados cerca de 37 milhões de empregos no setor de energia alternativa, sendo que, 11,6 milhões desses empregos são no ramo da energia solar. Para o futuro, o cenário é bastante otimista: uma estimativa de 29,5 milhões de empregos no Brasil até 2030 e, em todo o mundo, cerca de 100 milhões de empregados no setor até 2050.

Entre os setores de fontes de energia existentes, o que mais gera empregos é o de energia solar. Em 2016, a energia solar tornou-se a fonte renovável que mais emprega no mundo. Isso se deve ao fato de ser uma fonte de energia fácil de captar, além de ser inesgotável e abundante.

Se você tem interesse em se tornar um profissional do ramo de energia solar, saiba que é fundamental ter uma qualificação técnica. Para obter essa qualificação, é preciso buscar uma escola de energia renovável, que oferecem programas especializados nesse tipo de formação. Instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), por exemplo, oferecem cursos voltados para a profissionalização em energia solar.

Caso o seu interesse seja em investir em fontes renováveis no ramo de energia solar, saiba que pode contar com a gente! Nós, da HCC Energia Solar, somos uma empresa especializada no ramo, com mais de 15 anos de atuação e, com certeza, teremos o serviço que você precisa a sua disposição.

Gostou de aprender mais sobre como estão os empregos no setor de fontes renováveis de energia? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais para que você possa aprender muito mais! Estamos no Instagram, LinkedIn e YouTube!

POSTS RELACIONADOS