Qual o potencial da geração de energia solar em Minas Gerais?

Qual o potencial da geração de energia solar em Minas Gerais?

Tempo de leitura: 

4 minutos

O segmento de energia está em pleno crescimento. De acordo com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o setor de energia solar em Minas Gerais, destinado ao mercado livre, representa 93% de todo o parque gerador.

É interessante ressaltar que, mesmo com a pandemia de Covid-19, os investimentos no mercado de energia livre se mantiveram e, em alguns períodos, até cresceram. O estado mineiro tem aporte e potencial para explorar bastante essa área.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre o potencial de geração de energia solar em Minas Gerais, e mostrar como você pode embarcar nesse mercado e quais as vantagens de investir nessa ideia!

Qual o potencial da geração de energia solar em Minas Gerais?

Atualmente, Minas Gerais é o estado brasileiro que tem maior potência instalada de energia solar. A tendência é que os valores apresentados cresçam cada vez mais, principalmente, tendo em vista os grandes investimentos no setor.

A potência instalada de energia solar em telhados e pequenos terrenos mineiros é responsável por 18,5% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída. Além disso, Minas Gerais tem um dos maiores índices solarimétricos do país. O estado também conta com bons integradores, e a legislação local incentiva negócios de energia solar, concedendo isenção de ICMS para projetos de até 5 megawatts.

Minas Gerais vivencia um crescimento exponencial junto ao setor, que por si só, é o que mais cresce no Brasil. Cada uma das empresas da área amplia investimentos e conta com outros setores abrindo divisões especializadas em energia solar, fatores que também beneficiam sua evolução.

Uma franquia de energia solar é um bom primeiro investimento?

Agora que você já sabe que Minas Gerais tem um parque de geração de energia solar muito desenvolvido e com brechas para crescer, pode estar pensando em começar um negócio nesse ramo, talvez, uma franquia. No entanto, é comum que, no início, o empreendedor fique confuso e em dúvidas de por onde começar, principalmente, se for seu primeiro empreendimento.

Vale dizer que, assim como tantos outros brasileiros, se você vem procurando uma forma de iniciar sua jornada no mundo do empreendedorismo, uma franquia de energia solar é um bom ponto de partida.

Como já vimos, o setor de energia fotovoltaica vem apresentando bons índices de crescimento. Existem diversos subsídios de órgãos governamentais em benefício desse ramo.

Além disso, é uma oportunidade de negócio que tem muitas vantagens e grandes chances de sucesso, exatamente por ser inserida em um mercado em expansão e que demanda um investimento baixo para iniciar suas atividades. A seguir, vamos ver quais são os primeiros pontos que você, como empreendedor, deve dar atenção e avaliar para começar seu próprio negócio ou franquia de energia fotovoltaica.

Modelos de franquia - hcc energia solar

Como começar a investir em uma franquia de energia solar?

Antes de investir no ramo da indústria fotovoltaica, ou seja, em energia gerada a partir dos raios solares, é necessário ficar a atento a algumas questões importantes para garantir que o retorno será satisfatório.

Estude e pesquise os preços das placas

Os painéis instalados em residências e empresas têm um custo de venda muito interessante e que pode ser chamativo para o empreendedor. No entanto, assim como em qualquer outro caso de negociação, é importante estar atento a todas as ofertas disponíveis para não cair no erro de escolher a primeira e, só depois, descobrir que ela era a menos viável.

Analise o retorno do investimento

Vale dizer que, inicialmente, pode ser necessário fazer investimentos altos para dar início a uma empresa no ramo fotovoltaico. No entanto, é importante ressaltar, também, que o retorno nesse ramo de trabalho é praticamente garantido e em pouco tempo.

Quais as principais vantagens de abrir uma franquia de geração de energia solar em Minas Gerais?

Agora que você já sabe de todas as possibilidades do mercado e já tem por onde começar, que tal conhecer algumas das principais vantagens do ramo de atividade de energia solar em Minas Gerais?

Alta rentabilidade

Um dos pontos principais e muito vantajosos que cativam o empreendedor que investe no ramo de serviços voltados à geração de energia solar é a alta rentabilidade desse negócio. O investimento inicial pode ser alto, e se o empreendedor se prender somente a isso, ele pode, inclusive, sentir-se desmotivado e desencorajado.

No entanto, uma das grandes vantagens de se investir no ramo de energia fotovoltaica é que, em pouco tempo, os valores faturados pela empresa conseguem cobrir o investimento inicial feito pelo empreendedor.

Baixa concorrência

Um fator interessante e favorável a ser considerado durante a abertura de uma franquia de geração de energia solar é a baixa concorrência desse serviço. Isso porque esse ainda é um setor muito específico, logo, poucas empresas buscam se especializar para oferecer um atendimento de qualidade nesse ramo. Portanto, é fácil sair na frente e cativar seu público!

Crescimento de demanda constante

O setor de energia solar tem um enorme potencial de atrair clientes, como já vimos. Na região de Minas Gerais, isso não é diferente. Cada vez mais as pessoas estão preocupadas em abraçar iniciativas sustentáveis, e a energia solar é uma delas.

Uma coisa que é importante ressaltar: é notável no setor que a demanda continua, realmente, crescendo com o passar do tempo. Isso, mesmo diante de quadros instáveis economicamente.

Portanto, é fácil concluir que investir em uma franquia de geração de energia solar em Minas Gerais é uma oportunidade singular e muito chamativa. Para não ter erro, ao começar seu negócio, não se esqueça de contar com a ajuda de empresas especializadas que podem prestar assistência nesse momento crucial, como a HCC Energia Solar!

Podemos concluir que investir na geração de energia solar em Minas Gerais é uma boa oportunidade de negócio, principalmente, se esse investimento for feito de maneira consciente, com planejamento bem estruturado e propostas que agreguem diferencial ao seu cliente.

Se você gostou dessas dicas e se interessou pelo ramo de geração de energia solar, saiba mais entrando em contato conosco e comece já a investir no seu próprio negócio!

youtube - hcc energia solar