A energia solar pode ser sua melhor opção em Belo Horizonte. Entenda por quê!

Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, é uma das cidades mais populosas do Brasil. Além disso, BH, como é chamada, tem um clima bastante favorável para aqueles que pretendem investir no ramo da energia solar, pois conta com altas taxas de irradiação.

Estima-se que, devido ao tamanho de sua população, o consumo de energia elétrica na capital mineira corresponda a 13% do valor nacional. Dessa forma, a cidade conta com uma das contas de luz mais caras do país. Portanto, a adoção de fontes de energia renováveis na cidade é mais que uma opção, e sim, uma urgência.

Quer aprender mais sobre energia solar em Belo Horizonte? Então, continue com a gente! Vamos apresentar o cenário da energia elétrica em BH, explicar por que o investimento em energia solar é a melhor opção, a economia que a adoção dessa fonte energética gera, e a relação entre ela, a sustentabilidade e o empreendedorismo. Não perca!

 

O cenário da energia elétrica em Belo Horizonte

Como visto, a eletricidade em BH é uma das mais caras do país. De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o valor residencial é de, aproximadamente, R$1,00/kWh. Essa quantia, somada à alta carga tributária, encarece ainda mais as contas de luz.

Tamanho dispêndio nos faz pensar na urgência da adoção de uma fonte de energia alternativa. Quando se fala no assunto, a energia solar, por ser uma das mais utilizadas em nosso país, é uma das primeiras que vêm em mente.

Em termos climáticos, embora não tão quente quanto os estados da região Nordeste, Belo Horizonte tem a capacidade de radiação solar próxima à desses lugares, o que é fundamental para o funcionamento do sistema.

 

A energia solar como melhor opção

O mercado de energia solar em Belo Horizonte já uma realidade há algum tempo. Um exemplo bem-sucedido é o estádio do Mineirão, um dos maiores do mundo. No período da Copa do Mundo de 2014, foram instalados cerca de 6.000 painéis solares. Logo, se a energia solar fotovoltaica foi eficaz em um jogo de Copa do Mundo, ela com certeza será na sua residência e/ou empresa, não é mesmo?

A qualidade da energia solar em BH é excelente, e isso se deve ao clima da região, favorável à irradiação. Além disso, as empresas especializadas em energia solar usam equipamentos de ponta, e o resultado disso é uma geração solar tão potente quanto a de países europeus, como a Alemanha.

Na capital mineira, os setores que mais vêm aderindo à energia solar são o comércio, as indústrias e as residências, sendo as indústrias os locais que mais lucram com essa opção, devido ao seu tamanho.

 

 

A grande economia que a adoção da energia solar proporciona

Uma das principais vantagens da energia solar frente a outras fontes é o seu baixo custo. Um sistema de energia solar pode ser on-grid, que depende da autorização da concessionária local para o seu funcionamento, ou off-grid, que pode funcionar em qualquer lugar.

Para que um sistema de energia solar on-grid funcione, é preciso somente a instalação de placas fotovoltaicas e o pagamento da chamada taxa de disponibilidade à concessionária. No caso do sistema off-grid, apenas a aquisição das placas e de uma bateria específica.

As placas solares têm valores variados, com preços não tão baixos, mas de alto e rápido retorno, visto que uma placa solar fotovoltaica pode durar até 40 anos. Ou seja, é um investimento de alta durabilidade! Além disso, o valor de manutenção é praticamente inexistente, pois trata-se apenas de uma simples lavagem das placas a cada seis meses.

 

A energia solar e a sustentabilidade

A energia solar, além de mais barata, também tem um importante papel no que diz respeito à responsabilidade social. Isso porque se trata de um meio de energia renovável, que utiliza os raios solares, uma fonte inesgotável, para a sua geração.

Além disso, trata-se de uma fonte de energia limpa, que não emite poluentes ao meio ambiente. Essas características da energia solar se enquadram perfeitamente no conceito de sustentabilidade, termo muito utilizado nos últimos tempos.

Esse é um movimento que incentiva o uso de práticas no presente que não prejudiquem o planeta no futuro. Dessa forma, a adoção de fontes renováveis de energia é uma prática sustentável.

Logo, ao aderir a energia solar, além de economizar, o consumidor também contribuirá para a preservação do meio ambiente. O planeta agradece!

 

O empreendedorismo e a energia solar

Em Belo Horizonte, diversas empresas estão aderindo à energia solar como fonte alternativa e/ou principal, o que, sem dúvidas, é uma excelente escolha. Primeiramente, pela economia energética, o que possibilitará a redução dos custos e aumentará a probabilidade de aumento dos lucros.

Além disso, a adoção da energia solar forma a imagem de uma empresa sustentável, que se preocupa com a responsabilidade social e as causas ambientais, e isso a torna bem-vista no mercado. Tal reconhecimento é feito por meio de premiações, e uma delas é a conquista do Selo Solar, uma certificação criada em 2012, dada às empresas que realizam esse feito.

Por isso, não só as empresas vêm adotando a energia solar, como muitos empresários estão investindo no ramo, que está em plena expansão. Um dos modelos de negócio mais comuns é o sistema de franquias, em que uma empresa vende ao empresário, chamado de franqueador, os direitos de uso de determinada marca para o estabelecimento de suas atividades em outro lugar.

Ficou interessado em investir no setor da energia solar em Belo Horizonte? Saiba que poderá contar conosco! Nós, da HCC Energia Solar, somos uma empresa especializada em soluções para o segmento, com mais de 15 anos de mercado. Além disso, trabalhamos com o modelo de franchising, o que é uma excelente oportunidade para quem pretende abrir o próprio negócio.

Se você gostou de aprender mais sobre energia solar em Belo Horizonte, não deixe de fazer um orçamento conosco. Temos certeza de que encontraremos a solução perfeita para o que você quer! Confira!

POSTS RELACIONADOS