Tecnologias de soluções renováveis: saiba mais sobre o tema!

Tecnologias de soluções renováveis: saiba mais sobre o tema!

As empresas que adotam tecnologias de soluções renováveis em seus processos de produção dão um grande salto no mercado. Além de se diferenciarem da concorrência e fortalecerem a imagem do negócio perante à opinião pública, conseguem economizar bastante no orçamento. Diversos exemplos de marcas bem-sucedidas e sustentáveis existem no mercado brasileiro e mundial.

O uso de energia limpa contribui para valorizar a marca diante de clientes e fornecedores, e tornam a organização mais independente das concessionárias de energia elétrica. Existem diversas soluções verdes que podem ser adotadas de acordo com a estrutura empresarial, como painéis solares, energia eólica, biomassa e energia heliotérmica.

Neste artigo, vamos explicar o que são as tecnologias de soluções renováveis, suas modalidades e os benefícios proporcionados às empresas. Confira!

 

As soluções renováveis preservam os recursos naturais

A preservação dos recursos naturais está entre os principais benefícios do uso de tecnologias de soluções renováveis para o meio ambiente. O uso de soluções não renováveis leva ao esgotamento de fontes finitas, como o petróleo e o gás. Já as energias limpas usam fontes inesgotáveis, como o sol e o vento. Dessa forma, todo o meio ambiente e a sociedade ganham.

 

O uso de tecnologias de soluções renováveis gera menos custos

A adoção de energias limpas e renováveis, como a solar e a eólica, traz como benefício para as empresas a economia na conta de energia elétrica. Com os aumentos dos últimos anos, trata-se de uma vantagem considerável para o caixa das empresas.

Em uma fábrica, por exemplo, a fatura de energia elétrica representa uma grande fatia do orçamento. Se inicialmente a empresa deve fazer algum tipo de investimento, com o tempo, o custo é reduzido.

 

O uso de energia renovável impulsiona o surgimento de novas tecnologias

A indústria das energias renováveis se aperfeiçoa a cada ano e investe em pesquisas de novas tecnologias. Ao adotar tecnologias de soluções renováveis, as empresas investem indiretamente nessas pesquisas e no desenvolvimento científico. As invenções podem aperfeiçoar e facilitar o uso de energias limpas no futuro próximo.

 

A adoção de tecnologia verde reforça a imagem da marca

Quando uma empresa opta por tecnologias de soluções renováveis, dá um grande passo para construir uma imagem positiva da marca. A preocupação com o meio ambiente ganha os corações e as mentes de cada vez mais consumidores. O impacto social do uso de energia verde, portanto, é considerável. A organização pode ganhar mercados, conquistando novos clientes.

Uma das estratégias que a empresa pode usar nesse sentido é o marketing verde, com ações direcionadas para enfatizar a adoção de ações sustentáveis. Os funcionários devem ser envolvidos nesse processo, pois são os primeiros divulgadores da postura verde da empresa.

Algumas das rotinas sustentáveis que as empresas podem estabelecer são a economia de água, a reciclagem de resíduos e o uso de energia limpa. A divulgação do uso de soluções renováveis deve ser executada estrategicamente dentro de um plano de marketing. A meta deve ser a valorização da marca.

 

A energia heliotérmica é uma das formas de energia solar

A energia heliotérmica, um dos 3 tipos de energia solar, tem avançado muito no Brasil. Conhecida também como termossolar, é gerada pelos raios solares de maneira indireta. O calor do sol é captado e depois armazenado. Em seguida, é convertido em energia solar mecânica até virar eletricidade.

O local ideal para implantar sistemas de energia heliotérmica são aqueles com altos índices de irradiação solar, pouca presença de nuvens e baixos índices pluviométricos.

 

A energia fotovoltaica é a mais fácil de ser instalada

Os locais ideais para implantar a energia solar de tipo fotovoltaica têm baixa presença de nuvens e são planos. Entre as vantagens do uso de tecnologias de soluções renováveis voltadas para a energia heliotérmica está o baixo impacto ambiental, pois sua área de implementação é de apenas 3,0 ha/MWh. Além disso, não produz gases maléficos ao meio ambiente.

A energia solar fotovoltaica faz uso de painéis solares, que não eliminam nenhum tipo de resíduo. Entre suas vantagens está a facilidade de instalação, bem mais simples em comparação à complexidade de instalação de outras formas de energia renovável. Pode ser instalada no telhado das edificações, sem interferir na rotina de trabalho das equipes. Não há, por exemplo, a necessidade de reformas no sistema elétrico.

 

A energia da biomassa está em alta

A biomassa está entre as tecnologias de soluções renováveis que fazem uso de substâncias vegetais e animais decompostos. Por meio do processo da combustão, esse material gera tipos de gases que podem ser transformados em energia elétrica. A fonte da biomassa pode ser esterco, lixo orgânico, restos de vegetais como cana-de-açúcar, resíduos florestais ou lenha.

Calcula-se que a quantidade de biomassa presente no planeta chega a 2 trilhões de toneladas. Entre seus benefícios, está o fácil transporte e armazenamento do material, além da baixa quantidade de gases poluentes que gera. O maior desafio da energia da biomassa para as empresas é a sua instalação por meio de empresas e profissionais capacitados para evitar quedas de energia.

Nos últimos anos, tecnologias de conversão estão sendo desenvolvidos para aperfeiçoar a geração desse tipo de energia. Os processos de gaseificação e pirólise têm sido cada vez mais usados com a energia da biomassa.

 

A energia eólica gera alta rentabilidade para as empresas agrícolas

A energia renovável de tipo eólica não emite gases poluentes, reduz a emissão de gases de efeito estufa nem gera resíduos. Está entre as tecnologias de soluções renováveis mais adequadas para o ambiente rural, como as empresas do agronegócio.

Os parques eólicos são compatíveis com terrenos agrícolas e de rebanho. Os equipamentos aerogeradores não precisam de combustíveis e exigem pouca manutenção. A alta rentabilidade da energia eólica para as empresas é proporcionada pelo elevado retorno do investimento.

As variedades de tecnologias de soluções renováveis têm se ampliado muito, aumentando as possibilidades para as empresas adotarem formas de energia limpa. As energias limpas relatadas acima estão entre as mais usadas atualmente, mas existem ainda outras soluções verdes. Os gestores podem encontrar uma solução mais adequada para cada estrutura, obtendo benefícios para a organização que vão se refletir na imagem positiva do negócio.

O que você achou deste artigo sobre soluções renováveis para empresas por meio da tecnologia de energias limpas? Deixe seu comentário, pois queremos saber sua opinião!

POSTS RELACIONADOS