Tudo o que você precisa saber sobre o mercado de energia solar

Na hora de investir em um novo negócio, é essencial que você entenda quais são os mercados mais promissores e qual o melhor setor para iniciar o empreendimento. Se você já está pesquisando sobre o assunto, deve ter percebido que o mercado de energia solar pode ser uma ótima opção para se tornar um empreendedor de sucesso e garantir a sua independência financeira.

Mas você sabe como funciona esse mercado? Entende quais são os pontos críticos e por que ele está em crescimento? Conhece o perfil do consumidor e quais são as possibilidades e expectativas para o setor nos próximos anos? Se não, está na hora de descobrir!

Neste artigo completo, você vai encontrar tudo que precisa saber para mergulhar de cabeça nesse assunto!

O que é o mercado de energia solar?

O mercado de energia solar é, basicamente, o setor da economia que lida com todos os elementos relacionados a venda, manutenção e instalação de equipamentos de produção de energia solar. Mas, para entender como isso funciona na prática, é essencial que você também tenha consciência sobre o que é a energia solar, quais são as suas possibilidades de geração e como funciona esse processo.

O que é a energia solar?

A energia solar é uma forma de gerar energia elétrica a partir da radiação do sol. Ou seja, em vez de queimar combustíveis fósseis, como acontece em uma termoelétrica, ou aproveitar a energia gerada pela força da água, como a hidrelétrica, a energia solar aproveita a radiação emitida pelo sol para transformá-la em energia elétrica.

Para que isso aconteça, é necessário que sejam instalados os equipamentos que fazem parte do kit fotovoltaico, como painéis solares, inversores, baterias e outros itens. Apesar de todos eles serem essenciais para que a energia solar efetivamente funcione, os painéis solares são os que mais se destacam, uma vez que é neles que a energia é efetivamente gerada.

Isso porque eles são formados por compostos químicos sensíveis à radiação solar. Em termos simples, quando a radiação bate no painel solar, os elétrons se agitam e se movimentam, e é essa movimentação que cria uma energia que é captada e transformada em energia elétrica.

A energia elétrica gerada pode ser direcionada para a residência ou imóvel no qual os painéis estão instalados, alimentando equipamentos ou eletrodomésticos, ou para a rede de energia do local, podendo ser redistribuída.

Quais são os tipos de energia solar?

Agora que você já sabe como funciona um sistema de geração de energia solar fotovoltaica, é importante entender quais são os principais tipos. Afinal, o mercado de energia solar abrange todos esses elementos, podendo incluir cada um dos tipos de energia solar de acordo com a demanda e necessidade do cliente.

Nesse aspecto, dois tipos de geração de energia solar predominam: off-grid e on-grid. A energia solar off-grid é a mais conhecida, uma vez que é a mais utilizada em residências, empresas ou indústrias. Isso porque, como o nome indica, ela não está ligada à corrente de energia da concessionária, sendo usada apenas para alimentar equipamentos do imóvel.

Portanto, a energia off-grid é gerada nos painéis fotovoltaicos e direcionada diretamente para a corrente da casa. Ela também pode ser usada para alimentar baterias, recarregando-as para uso posterior. Porém, não há nenhuma ligação com a concessionária que distribui energia na sua região.

Já a on-grid também pode ser direcionada para o imóvel, mas a diferença é que ela é ligada à corrente da rua. Isso significa que, quando há excesso de produção, ou seja, quando você gera mais energia do que realmente usa, é possível direcionar para a rede da concessionária e, com isso, conseguir descontos.

Ou seja, você fornece energia para a concessionária, que retorna com créditos para você. Dessa forma, quando precisa usar a energia da rua, pode ter descontos na conta, uma vez que já possui uma série de créditos de energia para serem usados.

Quais são as possibilidades de uso da energia solar?

A partir dos dois tipos de energia solar apresentados, as possibilidades são múltiplas. Afinal, você pode usar essa energia pra uma série de funcionalidades, que vão desde o abastecimento de uma casa até o fornecimento para toda uma região. Conheça, agora, as principais possibilidades para o uso da energia solar.

Energia solar residencial

Um dos usos mais conhecidos para a energia solar é o residencial. Isso significa que as pessoas podem adquirir esses equipamentos e instalá-los nos seus imóveis, de forma a aproveitar os benefícios da energia solar.

Assim, a energia elétrica gerada alimenta as luzes e eletrodomésticos da residência. Nesse caso, muitas vezes, as pessoas mantêm o imóvel ligado à rede da concessionária, mas só utilizam a energia dessa fonte caso não tenham gerado o suficiente para a realização de todas as atividades do lar. Além disso, também é possível armazenar a energia solar, de forma a garantir a alimentação dos equipamentos em dias chuvosos e durante a noite.

Energia solar para comércios e indústrias

Outro uso de energia solar são os comércios e indústrias. Afinal, em um negócio, é importante investir em formas de redução de custos e, para isso, a energia solar pode ser uma grande aliada.

Isso porque serve para a alimentação de máquinas e equipamentos desses locais. Mesmo que não se tornem totalmente independentes da rede elétrica da concessionária, é possível usar a energia solar para reduzir os valores da conta de luz e, com isso, economizar recursos.

Além disso, o uso de energia solar em empresas, comércios e indústrias torna o negócio mais sustentável. Isso é bom para o meio ambiente e para a reputação da marca, que pode conquistar ainda mais clientes com a postura a favor da sustentabilidade.

Energia solar para propriedades rurais

As propriedades rurais também podem se beneficiar muito do uso da energia solar fotovoltaica. Isso porque essa fonte pode garantir a eficiência energética e a independência de que você precisa para não sofrer mais com a instabilidade da corrente local.

Em muitas propriedades rurais, devido ao afastamento doas grandes centros urbanos, a rede elétrica pode ser bastante instável, o que significa picos de energia e outros problemas constantes. Há lugares nos quais a rede elétrica nem mesmo chega, o que exige o uso de geradores que, além de caros, podem ser bastante poluentes.

Dessa forma, ao investir em energia solar, você pode gerar a própria energia para alimentar equipamentos, cercas e eletrodomésticos da sua propriedade. Ao armazenar a energia extra gerada em baterias, também é possível levá-las até os lugares mais remotos da propriedade, sempre que necessário.

Usinas solares

Você já ouviu falar em usinas hidrelétricas, não é mesmo? Afinal, essas são as principais responsáveis pela geração de toda a energia utilizada no Brasil. Pois saiba que também é possível construir usinas solares, que podem gerar grande quantidade de energia ao longo de todo o ano.

Essa é outra possibilidade para o uso da energia solar. Algumas empresas e organizações que atuam no setor elétrico estão investindo na criação de fazendas solares, nas quais são instalados diversos painéis e, com isso, é gerada energia para abastecer a região. A matriz energética do país está mudando, aumentando o uso de fontes renováveis em detrimento de fontes poluentes ou que impactam negativamente o meio ambiente.

Energia solar por assinatura

Outro uso possível de energia solar é por meio de assinatura. Isso está diretamente ligado às fazendas e usinas solares, nas quais são geradas grandes quantidades de energia.

Para entender melhor como isso funciona, imagine que você investiu em uma fazenda solar, instalando uma grande quantidade de painéis na sua propriedade rural. Nessa fazenda, você pode gerar muito mais energia do que consome, o que significa que é possível vendê-la para a concessionária, em troca de créditos de energia.

Esses créditos podem ser descontados em qualquer conta de energia elétrica, desde que na mesma região da concessionária. Dessa forma, algumas pessoas estão escolhendo usar a energia solar por assinatura.

Isso significa que elas pagam uma taxa mensal para usufruir da energia gerada em uma dessas fazendas. Não há meios de garantir que a energia que estão utilizando foi gerada pela fazenda, mas o que acontece é que os créditos são vendidos e, com isso, a pessoa consegue ter um desconto na conta da concessionária.

Com isso, a pessoa é capaz de economizar nas suas despesas domésticas, e a fazenda solar adquire recursos para se manter em funcionamento.

O que é o mercado de energia solar?

Agora que você já sabe tudo sobre energia solar e seus tipos de funcionamento, é possível entender o que efetivamente significa mercado de energia solar. Afinal, ele abrange todos os elementos citados anteriormente.

Ou seja, é composto por todas as empresas e organizações que atuam na geração, distribuição ou instalação de equipamentos de energia solar. As usinas e empresas responsáveis por controlá-las fazem parte do mercado de energia solar, da mesma forma que os negócios que possibilitam a energia solar por assinatura.

Também fazem parte desse segmento as concessionárias de energia que efetivamente investem nesse setor. Porém, a maior parcela vai para as empresas que comercializam o kit solar e realizam a instalação e a manutenção dos equipamentos.

Os negócios especializados em energia solar são os responsáveis por comercializar os equipamentos e, até mesmo, criar os projetos para os clientes. Essas empresas são capacitadas para realizar o fornecimento de equipamentos e projetos de energia solar para residências, organizações, indústrias e propriedades rurais.

Além disso, quando alguém vai criar uma fazenda ou usina solar, também precisa entrar em contato com essas organizações, de forma a adquirir todos os equipamentos necessários para esse processo.

Como surgiu o mercado de energia solar?

Há alguns anos, a energia solar não era uma preocupação das empresas, indústrias, governos ou pessoas, no geral. Afinal, a maior parte da energia elétrica vinha de fontes não renováveis, e ainda não se conheciam todos os problemas que isso podia gerar. Dessa forma, por muito tempo, a energia solar não foi cogitada como uma opção.

Apesar de as placas solares já existirem desde a década de 1960, o mercado de energia solar só surgiu, efetivamente, após os anos 2000. Isso se deve a alguns motivos importantes.

Em primeiro lugar, a tecnologia usada para a geração de energia solar foi se desenvolvendo ao longo dos anos. Dessa forma, as placas solares se tornaram mais eficientes e baratas, o que efetivamente abriu espaço para que as pessoas e organizações começassem a investir nessa fonte energética.

Porém, a preocupação com o meio ambiente também é um elemento importante para entender o desenvolvimento do mercado de energia solar. Afinal, ela é uma fonte de energia limpa e renovável, impactando menos a natureza.

Com isso, quando começaram a perceber que as outras fontes energéticas estavam prejudicando o planeta como um todo, o investimento em energia solar cresceu e se desenvolveu, atingindo novos patamares.

Foi assim que surgiram e se espelharam as mais diversas empresas que atuam no mercado de energia solar. Além disso, também é importante destacar que o aumento da procura, por parte dos clientes, foi um elemento que contribuiu com o desenvolvimento e crescimento desse setor.

Quais são as principais características do mercado de energia solar?

O mercado de energia solar tem algumas características interessantes. Afinal, ele é um setor em crescimento e desenvolvimento, que abre portas para a inovação e alta lucratividade do negócio. Confira, agora, algumas das principais especificidades do setor:

  • há evidências de um crescimento da energia solar no mercado;
  • é um setor em desenvolvimento, com atualizações tecnológicas constantes;
  • é uma área ligada à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente;
  • está sendo regulamentado, com cada vez mais clareza sobre as regras e possibilidades existentes;
  • está ganhando a confiança do consumidor;
  • permite a redução do valor da conta de luz, o que atrai o interesse dos consumidores;
  • existem diversas possibilidades de atuação, incluindo franquias.

Por que esse mercado cresceu tanto?

Desde o início, você já pode perceber que o mercado de energia solar está em amplo crescimento. Mas, por que isso está acontecendo?

Existem diversos motivos que levam ao crescimento da energia solar no Brasil e no mundo. Em primeiro lugar, a economia, que faz com que os consumidores considerem investir nesse setor, aumentando a atuação das empresas que trabalham com a energia solar. Isso porque, como você pôde perceber em 2021, a conta de energia elétrica está cada vez mais cara.

Esses aumentos recorrentes oneram os bolsos dos consumidores e empresas, uma vez que esse gasto é difícil de ser reduzido. Afinal, uma empresa não pode parar as suas máquinas, assim como os clientes residenciais, mesmo que economizem, sempre precisam usar a energia elétrica para alimentar os aparelhos domésticos, como geladeira, micro-ondas, chuveiro e outros.

Dessa forma, a energia solar se mostra como uma ótima opção. Apesar da necessidade de um investimento inicial, ela permite que o consumidor economize ao longo do tempo, obtendo, para além do retorno do investimento, grandes benefícios financeiros a longo prazo. Dessa forma, os consumidores procuram mais por essa solução, fazendo com que o mercado cresça.

Além disso, há uma demanda da sociedade e dos governos mundiais, para o investimento em energias renováveis, o que inclui a energia solar. As organizações internacionais começaram, nos últimos anos, a exigir que os países busquem por fontes alternativas de energia para reduzir os impactos ambientais e o efeito estufa. Dessa forma, a energia solar tem sido uma opção muito valorizada, principalmente no Brasil, país com grande incidência de radiação solar.

Mas, como isso é traduzido em prática? O que acontece é que o governo brasileiro está, há alguns anos, buscando incentivar o investimento em energia solar. Dessa forma, ele concede benefícios, financiamentos e desconto em impostos para pessoas e empresas que escolhem essa energia como fonte principal. Isso permitiu que o mercado ganhasse grande alcance nos últimos anos, crescendo e se desenvolvendo cada vez mais.

Ao analisar o cenário do mercado de energia solar em 2021, momento no qual o setor começou a se recuperar dos impactos da pandemia de Covid-19, e ano no qual o país vivenciou uma grande crise energética, pode perceber como esse crescimento é uma tendência. Isso porque ele mostrou sinais de recuperação e desenvolvimento, mesmo em um cenário no qual o país ainda não tinha se recuperado economicamente. Portanto, é uma ótima opção para quem quer investir e criar um negócio de sucesso.

O que é a ampliação de perfis de consumidores?

Além do crescimento do mercado de energia solar, também é importante destacar que, nos últimos anos, o setor vem experimentando um momento de ampliação do perfil dos consumidores. Mas o que isso significa?

Quer dizer que o cliente do mercado de energia solar não é mais o mesmo. Ele está se transformando ao longo do tempo e, agora, pessoas que não investiriam nesse tipo de serviço estão começando a fazer parte da cartela de clientes de muitas empresas.

Isso porque, no início, a energia solar era muito cara, o que significa que apenas organizações ou clientes residenciais com alto poder aquisitivo tinham condições de investir nesse setor. Porém, nos últimos anos, isso está se transformando, o que possibilita que outras pessoas também comecem a usar a energia solar.

Hoje, há prédios, condomínios, residências, propriedades rurais e pequenos comércios que estão investindo nessa solução. Para além das grandes indústrias, diversas outras pessoas estão começando a fazer uso da energia solar como uma forma de economizar e se tornar mais sustentável, preservando o meio ambiente como um todo.

Alguns elementos estão contribuindo para isso. A redução do valor dos equipamentos é um deles, mas não é o único. Afinal, o incentivo governamental e a possibilidade de financiamento mais simples também permite essa ampliação, o que abre portas para que as classes mais baixas, inclusive, comecem a investir no setor.

Outro elemento que incentiva a ampliação do perfil do consumidor é a geração distribuída. Esse termo se refere ao uso do sistema de energia solar de forma compartilhada, investindo em um único sistema para gerar energia para mais de um imóvel. Isso pode ser uma opção em condomínios ou, até mesmo, casas próximas.

Nesse sistema, o custo pode ser divido entre todos os envolvidos, o que permite uma redução do valor do investimento inicial. Todos compartilham a solução, possibilitando que todos usufruam dos benefícios que a energia solar pode trazer.

Por fim, vale lembrar que a possibilidade de assinatura de energia solar também abre portas para a entrada de outros clientes nesse setor. Afinal, com esse processo, não é necessário realizar um investimento alto para adquirir as placas. Com uma mensalidade, é possível usufruir da economia de energia e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Além disso, a possibilidade de assinatura também abre portas para que investidores criem fazendas e usinas solares, uma vez que possuem uma renda fixa, advinda do pagamento das mensalidades dos clientes.

Por que investir no mercado de energia solar?

Agora, você já sabe tudo sobre o mercado de energia solar, não é mesmo? Mas será que vale a pena investir nesse setor?

Se você ainda está em dúvida, saiba que pode ser uma ótima opção para que você abra o seu próprio negócio e comece a lucrar, aproveitando esse setor da economia que está em crescimento. Veja, agora, os principais benefícios de investir nesse segmento da economia:

  • você entra em um mercado com altas possibilidades de crescimento;
  • atua na área da sustentabilidade e preservação ambiental;
  • pode atuar em diversos âmbitos, focando clientes residenciais, indústria, setor rural ou outro perfil;
  • existe a possibilidade de abrir uma franquia de energia solar, aproveitando o know-how de uma marca que já atua na área;
  • em uma franquia, você também aprende mais sobre o funcionamento da energia solar, capacitando-se e adquirindo novas competências;
  • é possível iniciar com investimentos baixos e altas possibilidades de retorno em médio prazo.

Como você pode perceber, o mercado de energia solar está aquecido, sendo uma ótima opção para quem quer investir em um negócio e conquistar a independência financeira. Portanto, aproveite todas as dicas e conhecimentos que você adquiriu neste artigo para apostar na área e começar, agora mesmo, a lucrar com a energia solar!

Gostou do post? Quer continuar se informando sobre o assunto? Então, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

POSTS RELACIONADOS