Quais as vantagens dos equipamentos sustentáveis? Confira

O Brasil é o quinto maior país no mundo em produção de lixo eletrônico. A maioria dos utensílios utilizados pelos brasileiros, como celulares, pilhas e fones de ouvido, quando deixam de funcionar, não são reciclados.

Com o impacto ambiental provocado, é necessário que as organizações invistam em equipamentos sustentáveis. Os usos dessas ferramentas reduzem os custos das empresas e o desperdício, impactando positivamente a eficiência dos processos.

Diante da realidade econômica e ambiental das empresas, responderemos algumas dúvidas sobre os equipamentos sustentáveis e suas vantagens. Continue lendo!

O que são os equipamentos sustentáveis?

Os equipamentos sustentáveis são aqueles que diminuem os impactos ambientais ao serem fabricados. Eles apresentam melhor ação social em termo de durabilidade, oferecendo desempenho igual, ou melhor, função, qualidade e satisfação, quando comparado com um produto não sustentável.

Veja alguns dos diferenciais dos equipamentos sustentáveis presentes no Brasil!

Forma e origem da matéria-prima

Os equipamentos são considerados sustentáveis quando se utiliza, como matéria-prima, recursos que respeitam os critérios ambientais e sociais. Produtos fabricados com material sustentável podem garantir a renovação do ecossistema.

Produção

Nesse critério, os fatores predominantes são diversos, e todos são voltados para a redução do uso de matéria-prima e recursos na fabricação dos produtos. Ao produzir os equipamentos com objetivo de torná-los sustentáveis, são usados, preferencialmente, materiais reciclados.

Equipamentos Ecoeficientes

São considerados equipamentos ecoeficientes aqueles que cuja operação utiliza menos recursos, como água e energia.

Quais são as vantagens da utilização de equipamentos sustentáveis para as empresas?

A utilização de equipamentos sustentáveis pelas empresas gera um posicionamento cultural, social e ambiental positivo. Além disso, existem outros motivos para a adoção desses recursos. Confira!

Redução de custos

O primeiro motivo para se investir em equipamentos sustentáveis é a redução dos custos, como aqueles relacionados à energia. Em ambientes empresariais, é possível diminuir a necessidade de manter fontes de despesas no processo operacional.

Um exemplo é a diminuição nas impressões, utilizando equipamentos para digitalização. Outra forma é a captação de energia alternativa, como a energia solar.

Acúmulo de valor social

Empresas que investem em medidas sustentáveis podem alcançar o chamado valor social. Ele consiste em uma visão clara e ecológica da empresa pelo mercado.

Ao assumir tal postura, a organização garante credibilidade entre os fornecedores e os clientes. Em relação à concorrência, o estabelecimento fica à frente, quando se trata do destaque em sustentabilidade.

Otimização dos processos

As técnicas de sustentabilidade otimizam os processos empresariais. Essa vantagem é muita vista em sistemas de digitalização, que economizam nas impressões e evitam a perda de documentos. A comunicação também é mais rápida, facilitando a conclusão dos projetos e diminuindo os erros.

Inovação

A aquisição de equipamentos sustentáveis também fortalece a imagem de inovação, pois demonstra que a empresa está em constante busca para melhorar os processos com o apoio de novas práticas. Consequentemente, há menos dificuldade de adaptação às mudanças e às tecnologias do mercado.

Melhoria no desempenho organizacional

O desempenho das empresas é impactado quando há a prática de medidas sustentáveis, como o incentivo à reciclagem e o descarte adequado de equipamentos não utilizados. Quando consegue atender à legislação ambiental, a cadeia produtiva fica mais sustentável, gerando uma vantagem competitiva.

Quais são os melhores equipamentos sustentáveis?

A tecnologia vem ajudando na criação de equipamentos e produtos que visam à sustentabilidade. Hoje, é possível destacar algumas medidas criadas tecnologicamente para diminuir o impacto ambiental. Veja!

Captura e armazenamento de carbono

A estratégia desse sistema é capturar e armazenar o carbono emitido pelas principais empresas industriais, com objetivo de levá-lo ao solo ou movê-lo para um local de armazenagem adequado. O CO2, quando recuperado com o uso de tecnologia sustentável, reduz a emissão de gases do efeito estufa.

O carbono armazenado é um trunfo lucrativo para o mercado, que o utiliza para a transformação de produtos. Esse tipo de equipamento é promissor, pois faz a compensação e a neutralização do CO2, incluindo a captura diretamente pelo ar, processo que anteriormente demandava um alto custo.

Aproveitamento de energia solar

A energia solar é uma tecnologia econômica e renovável. Ao fazer esse investimento, as empresas contribuem com a sustentabilidade, dado que a matéria-prima é de origem natural.

O uso da energia solar pode ser feito de maneira abundante, não afetando o meio ambiente. Toda energia produzida pelo sistema poderá ser usada pela empresa, substituindo a oferecida pela distribuidora. Os principais benefícios desse investimento são o econômico e o ambiental.

Atualmente, a energia solar é o sistema mais pesquisado no âmbito de energia renovável. A cada ano, ela se torna mais acessível, sendo muito mais do que uma novidade ou tendência, mas sim, uma realidade para as empresas.

Luz de LED

A iluminação com luz de LED reduz as emissões de dióxido de carbono e é eficiente no que se refere a energia. O uso dessas lâmpadas diminui o consumo de energia elétrica, sendo muito mais sustentável, quando comparado à utilização das lâmpadas incandescentes.

Reciclagem e gestão de resíduos

Com o avanço da tecnologia, os equipamentos sustentáveis oferecem soluções inovadoras para a preservação dos recursos naturais. Hoje é possível evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, por meio dos chamados contêineres inteligentes. Esse equipamento elimina os descartes residuais em locais próprios, evitando a poluição do meio ambiente.

Qual a importância da ESG e da COP26 para os negócios?

Ao se medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa, utiliza-se a ESG, sigla em inglês para “environmental, social and governance”. A Conferência das Nações Unidas sobre mudança do Clima de 2021 (COP26) foi realizada entre 1 e 12 de novembro, na cidade de Glasgow, na Escócia. Ações ambientais importantes para as empresas foram apresentadas nessa conferência.

Esse evento é o reflexo de como a ESG impacta os investimentos e os negócios mundiais. Quando uma empresa adota práticas de redução de carbono, por exemplo, ela aumenta o seu valor no mercado.

Cada vez mais acionistas procuram empresas que pratiquem soluções sustentáveis, em vez de buscarem lucros por meio da degradação dos recursos naturais. É preciso, portanto, adotar metas sociais em seu plano de desenvolvimento para conseguir se adaptar à nova realidade da sociedade e conseguir investimentos.

O uso de equipamentos sustentáveis pelas empresas é esse1ncial. Os impactos da adoção de práticas sustentáveis vão além da área ambiental, mas também, nos aspectos financeiros e sociais. Investir em energia solar é uma ótima opção para aqueles que desejam empreender com sustentabilidade e economia.

Você já pratica alguma medida sustentável em sua empresa? Gostou de saber mais sobre os equipamentos sustentáveis? Comente o que achou de nosso post e divida sua experiência conosco!

POSTS RELACIONADOS