Como reduzir o consumo de energia? Confira nossas dicas

Como reduzir o consumo de energia? Confira nossas dicas

Tempo de leitura: 

4 minutos

A energia elétrica é um custo substancial, tanto para residências quanto para empresas. Ela é essencial para as atividades da organização e para a vida dentro de casa, mas pode representar um gasto bastante oneroso quando se fala em custos fixos. Além disso, o consumo de energia de fontes não renováveis ainda pode trazer prejuízos para o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade como um todo.

Dessa forma, é essencial buscar formas de reduzir o consumo de energia, principalmente quando se fala em empresas. O consumo consciente e as mudanças de hábitos podem possibilitar isso, permitindo que você economize gastos e potencialize os lucros do seu negócio.

Quer saber quais são as melhores estratégias para reduzir o consumo de energia? Então continue a leitura e confira as nossas dicas de ouro!

Valorize a iluminação natural

No Brasil, a incidência de luz solar é alta durante todo o ano. Por ser um país tropical, dependendo da região na qual você está localizado, a maioria dos dias é claro, o que reduz a necessidade de manter as lâmpadas acesas durante o dia.

Dessa forma, busque meios de aproveitar a iluminação natural o máximo possível. Investir em janelas grandes, que permitam a entrada de luz solar, é uma ótima forma de fazer isso. Se for possível, vale a pena, inclusive, instalar uma claraboia na empresa e na residência, permitindo ainda mais a entrada do sol ao longo do dia.

Fique atento às lâmpadas

Outro elemento que deve ser levado em consideração na hora de reduzir o consumo de energia elétrica são as lâmpadas. Nesse aspecto, dois pontos de atenção devem ser considerados: o tipo de lâmpada utilizado e o tempo que ela fica acesa.

Em primeiro lugar, identifique o tipo de lâmpada que você utiliza na empresa ou em casa. Há lâmpadas que são muito mais econômicas do que as tradicionais incandescentes, como é o caso das do tipo LED. Sempre que possível, substitua-as por um tipo mais econômico, reduzindo o consumo de energia enquanto ela estiver acesa.

Também é importante estar sempre atento aos cômodos vazios, evitando que as lâmpadas fiquem acesas sem necessidade. Sempre que deixar um cômodo, apague a luz. Vale lembrar que essa mudança de hábito pode fazer toda a diferença na sua economia.

Substitua equipamentos antigos

Os equipamentos e máquinas foram se transformando ao longo do tempo, ganhando tecnologia e se tornando mais eficientes. Dessa forma, os equipamentos antigos, sejam eles industriais ou domésticos, costumam consumir mais energia do que os novos para realizar as mesmas atividades.

Dessa forma, uma outra dica para reduzir o consumo de energia elétrica é a substituição de equipamentos antigos por versões mais modernas. Com isso, mesmo utilizando o equipamento da mesma forma, você poderá ver os impactos da substituição na sua conta de energia elétrica.

Utilize bem a ventilação natural

Ar condicionado e ventilador são dois equipamentos que consomem energia elétrica. Quando se fala em resfriamento, o ar condicionado pode ser, inclusive, o grande vilão da sua conta de energia, consumindo mais do que você imagina.

Em dias quentes, pode ser difícil lidar com o calor, principalmente com as janelas fechadas. Porém, tente valorizar a ventilação natural e evite, ao máximo, ligar esses equipamentos. Caso precise, valorize os horários de mais calor, como o meio da tarde, desligando-os durante a noite, quando as temperaturas estão mais amenas.

Também vale lembrar que o ar condicionado deve ser ligado apenas em ambientes fechados. Isso significa que, se você optar por acionar esse equipamento, feche todas as janelas e portas. Caso contrário, ele irá consumir ainda mais energia elétrica do que o normal, onerando a sua conta.

e-book hcc energia solar

Confira a sua instalação elétrica

Estabelecimentos antigos geralmente contam com fiações que também são antigas. Esses fios, além de serem menos eficientes, podem estar colocando em risco a segurança do seu imóvel. Muitas vezes, essas instalações não foram feitas de forma adequada e alguns fios podem estar desencapados, consumindo mais energia do que o necessário e gerando risco de incêndios.

Dessa forma, vale a pena contratar um profissional para conferir a instalação elétrica do seu imóvel. Se possível, troque os fios por outros mais eficientes e novos.

Retire equipamentos da tomada

Muitas pessoas têm o hábito de deixar alguns equipamentos ligados na tomada durante todo o dia, mesmo quando não estão utilizando. Esse é o caso de computadores, televisões, entre outros. Esses equipamentos, apesar de estarem desligados, ainda consomem energia elétrica, uma vez que estão em modo stand-by.

Para reduzir o consumo de energia elétrica, vale a pena desligá-los da tomada sempre que não for utilizar. Dessa forma, você evita que eles continuem consumindo energia enquanto estão desligados, evitando o desperdício.

Invista em energia solar fotovoltaica

Uma ótima solução para quem quer economizar energia elétrica e reduzir o valor da conta de luz é investir em energia solar fotovoltaica. Isso significa que você pode utilizar a radiação do sol para gerar energia elétrica, tanto na sua residência quanto na empresa, reduzindo a necessidade de utilização da corrente que vem da concessionária da sua região.

Para isso, é necessário adquirir um kit de energia solar fotovoltaica, composto por placas solares, inversores e, dependendo da sua necessidade, baterias. Com a instalação adequada, o sistema pode gerar energia para abastecer o estabelecimento, reduzindo e até mesmo eliminando a necessidade de consumo da concessionária.

Com isso, além de reduzir o valor da sua conta, você também é capaz de alcançar a autonomia energética. A energia solar fotovoltaica também permite que você invista em uma energia totalmente limpa e sustentável, fazendo bem também para o meio ambiente.

Saber como reduzir o consumo de energia elétrica faz bem para o seu bolso e para a natureza. Afinal, a energia produzida pelas concessionárias raramente vem de fontes renováveis, o que significa que ela pode prejudicar o meio ambiente. Além disso, principalmente quando se fala em empresas, a redução no consumo é sinônimo de redução de custos, o que potencializa os seus lucros. Portanto, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a economizar na sua conta de energia e atuar de forma sustentável!

instagram hcc energia solar