Entenda como analisar o gasto de energia da sua empresa!

Entenda como analisar o gasto de energia da sua empresa!

Com cada vez mais empresas no mercado, é uma competição árdua se manter no topo. E planejamento financeiro de uma empresa têm um papel fundamental nisso.

Fatores alheios ao desempenho como o gasto de energia influenciam bastante no quanto uma empresa consegue se manter competitiva no mercado. Mas como analisar e diminuir esse número?

Neste texto, vamos ensinar a analisar o gasto de energia da sua empresa. Você deseja aprender a analisar o consumo de energia da sua companhia, saber mais sobre o investimento em energia solar e outros assuntos correlatos? Então, este texto é para você. Boa leitura!

O que é monitoramento de energia?

Antes de mais nada, vamos definir exatamente o conceito de monitoramento de energia. Ao registrarmos e processarmos o consumo de energia elétrica, estamos monitorando dados acerca do gasto de energia.

Esse monitoramento serve para que os gestores de uma empresa possam saber as tendências de gasto de energia de uma companhia, assim como dados isolados. Por exemplo: qual setor consome mais energia? Em quais setores é possível fazer algum tipo de plano para economizar no gasto enérgico?

A medição e a análise de informações são feitas por meio de hardwares e softwares feitos especialmente para esse objetivo.

 

Qual a importância de se monitorar o gasto de energia?

A importância desse diagnóstico é para que seja elaborado um plano de ação de acordo com as necessidades específicas da companhia. Como a conta de luz tem ficado cada vez mais cara em todo Brasil, é essencial perceber quais setores podem se beneficiar com formas de geração alternativa de energia, por exemplo.

O monitoramento em tempo real permite que a empresa tome as providências necessárias, a fim de diminuir e até mesmo evitar prejuízos no orçamento. Além disso, ajuda que a empresa faça uma tomada de decisões mais competente em termos de consumo, sabendo exatamente que tipos de máquina dão mais prejuízo e quais fabricantes devem ser evitados, por exemplo.

 

Como analisar o gasto de energia da empresa?

Para você poder, de fato, entender melhor o gasto de energia elétrica da sua empresa, há uma diversidade de fatores a serem analisados. Vamos falar um pouco mais sobre eles neste tópico.

Antes de mais nada, é preciso entender sobre as bandeiras tarifárias. Elas demonstram se vai haver algum tipo de acréscimo na conta de energia. Por meio de cores (verde, amarela e vermelha), o consumidor pode saber se vai ter acréscimo em sua conta.

Além disso, a análise do gasto de energia também se dá por meio da análise do consumo. A forma mais fácil e precisa de se monitorar o consumo, como já mencionamos, se dá através de programas desenvolvidos especialmente para esse fim. Dados computadorizados são, além de precisos, organizados de forma que você possa ver o gasto por setores ou unidades.

A monitoração do consumo em um relógio analógico, por outro lado, é feita por meio do ponteiro. A partir da esquerda, o consumo é indicado em milhares, centenas, dezenas e unidades. A partir disso, deve-se fazer a subtração após um dia completo, sendo um processo mais complicado.

Por que investir em energia solar?

Agora que você já sabe exatamente o que é o monitoramento de energia, assim como analisar o gasto de energia da empresa, vamos falar um pouco sobre o investimento em energia solar.

A energia gerada por meio do sol, entre várias vantagens, ajuda a reduzir significativamente o gasto de qualquer empresa com energia. Além de, é claro, trazer outros benefícios ambientais e estruturais onde é instalada.

Confira, abaixo, alguns motivos que mostram por que é vantajoso investir em energia solar.

 

Ajuda na economia da empresa

Diminuir a conta de luz de uma empresa é algo importante, não é mesmo? Com o uso de um sistema de energia solar, é possível diminuir o gasto de energia e os custos de forma considerável.

Não importa se o uso é residencial ou comercial, a economia inicial pode chegar a 95%. Além disso, é possível criar um consórcio com outras empresas para dividir a energia produzida.

 

É uma solução sustentável

Cada vez mais, as empresas se preocupam com a sustentabilidade, e com razão. Afinal de contas, as pesquisas apontam que as consequências das interferências do ser humano no planeta podem ser irreversíveis.

Nesse contexto, a energia solar é uma energia limpa, que não precisa de usinas hidrelétricas ou geradores que poluem a natureza. Sua única fonte são a luz e o calor do sol.

 

Tem durabilidade e fácil manutenção

A última coisa que qualquer gestor quer é mais preocupação, não é mesmo? Por isso, a energia solar é ideal para qualquer empresa. Um sistema de energia solar é extremamente durável, chegando a 25 anos após a instalação.

Além disso, suas manutenções são fáceis e não frequentes, em média, duas vezes ao ano. E quem vai fazer a manutenção no sistema é a empresa instaladora.

 

Gera silêncio em seu estabelecimento

A depender do ramo de sua empresa, o silêncio pode ser essencial. E, nesse caso, a energia solar não vai ser um problema, visto que o sistema é extremamente silencioso.

Ao contrário do que muitos pensam, apesar de produzir energia suficiente para gerar uma economia tremenda, o sistema não faz barulho.

 

Proporciona benefícios a longo prazo

Quando chamamos a energia solar de investimento não é à toa: seus efeitos podem ser vistos, claramente, a curto, médio e longo prazos.

A curto prazo, é a óbvia economia. E, no longo prazo, você pode valorizar o seu imóvel comercial em até 7%, no caso de venda ou aluguel.

Com certeza, poder analisar o gasto de energia de sua empresa é essencial para traçar planos efetivos nas finanças. É possível identificar oportunidades de economia, além de, é claro, saber onde estão os problemas e solucioná-los de forma pontual.

Gostou deste conteúdo? Ele foi interessante para você e seus negócios? Então, deixe um comentário no post. Queremos saber quais são as suas considerações a respeito do assunto!

POSTS RELACIONADOS