Por que fazer um investimento em energia solar? Confira!

Por que fazer um investimento em energia solar? Confira!

Tempo de leitura: 

5 minutos

Fazer nosso dinheiro render de maneira satisfatória é sempre um desafio. Afinal, é preciso encontrar a solução certa para preservar seus recursos e associar essa questão à qualidade de vida e à segurança. Sem contar que o ideal é que o retorno, além de ser positivo, não seja tão demorado.

Por isso, muita gente se pergunta se é mesmo interessante fazer um investimento em energia solar. Com tantas outras opções no mercado financeiro, será que essa tecnologia é mesmo uma boa saída para garantir rendimentos? É comum pensar que ela parece um tanto perene, mas não é bem assim.

Se também tem esse tipo de dúvida e quer entender mais sobre essa alternativa de geração de energia, este artigo é para você. Continue a leitura!

O que é energia solar?

A energia solar nada mais é do que uma energia renovável e sustentável, que tem como fonte a luz do sol. É possível captá-la e aproveitá-la por meio de sistemas de aquecimento solar, energia heliotérmica ou, um dos mais rentáveis e adotados em todo mundo, o sistema fotovoltaico.

Ele consiste na utilização de painéis solares que transformam a luz do sol em corrente elétrica. Pode ser instalado em qualquer tipo de imóvel, sem a necessidade de grandes adaptações.

O crescimento do uso de energia solar no Brasil tem sido cada vez mais alto: o aumento mais recente foi de 18,9%, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ou seja, é uma tendência que veio para ficar, não apenas devido às vantagens financeiras que garante, mas também, em relação aos benefícios ao meio ambiente.

Somente por esses dados, é possível ver que o investimento em energia solar é uma boa opção. Mas se aprofundar a respeito do assunto é essencial para conseguir visualizar os rendimentos de maneira mais prática.

Por que a energia solar é considerada como um investimento?

Quando você faz um investimento em energia solar, precisa avaliar, primeiro, os gastos. É preciso contar com materiais de qualidade, profissionais especializados para a instalação e um projeto que realmente atenda às suas necessidades.

Inicialmente, é normal pensar que tudo isso se parece apenas com um gasto. Você faz uma melhoria em sua casa ou espaço comercial, economiza com energia e para por aí. Mas não é bem assim! Com essa iniciativa, você tem pelo menos 20 anos assegurados de retorno.

Isso se deve ao fato da durabilidade do sistema de energia, que é bastante longa e precisa de pouca manutenção. Sendo assim, ele se torna um investimento de baixo risco: dificilmente você perderá dinheiro de alguma forma durante a instalação e ao longo dos anos de uso.

Ainda é importante considerar que vivemos em um país majoritariamente tropical, com boa incidência de luz solar. Sendo assim, o gerador de energia trabalha sempre com um bom potencial, especialmente, se você estiver em uma região favorável para a irradiação.

Conforme você aproveita a energia e recebe a conta ao final do mês, começa a estimar com precisão o retorno que tem ganhado. Com isso, não existe fator surpresa: ele realmente está ali e você não gasta nada mais por isso, só ganha.

Podcast Solar - HCC Energia Solar

Afinal, vale a pena fazer um investimento em energia solar?

Sim, vale a pena fazer um investimento em energia solar! Aqui estão os principais motivos para que você considere essa opção sem medo, porque as chances de fazer um bom negócio são altas. Confira!

Economia

Para começar, contar com energia solar é sinônimo de economia. O orçamento do sistema será projetado conforme seu gasto mensal de energia elétrica, a tecnologia utilizada e as condições climáticas do local.

A partir disso, você fará a instalação e já pode parar de consumir a energia da distribuidora. A economia pode chegar, gradualmente, a até 95% na conta mensal. Uma diferença e tanto, concorda?

Valorização

O sistema de energia solar também é uma ótima forma de garantir a valorização de um imóvel, seja ele residência, seja comercial ou industrial. Isso porque, logo ao conhecer o espaço, o futuro proprietário já consegue vislumbrar a economia que poderá garantir assim que se mudar.

Para completar, a tendência é que os imóveis fiquem cada vez mais modernos com o passar do tempo. O proprietário também economiza ao não ter que lidar com uma instalação ou alguma pequena reforma necessária para ter o sistema. Ou seja, o imóvel já estará pronto para o futuro.

Sustentabilidade

Outro ótimo motivo para investir em energia solar é a questão da sustentabilidade. O sol é a fonte de energia renovável mais importante, uma vez que auxilia na manutenção da vida humana e da natureza.

Com todo esse potencial energético, a energia solar se espalha mais do que qualquer outra no mundo. Não causa danos ao meio ambiente, como a emissão de gases poluentes que acabam, aos poucos, com a nossa atmosfera.

Opções de financiamento

Você também conta com boas opções de financiamento para que a instalação do seu sistema de energia solar valha a pena. Há uma série de linhas disponíveis por meio de poupança, Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Tesouro Selic, Certificado de Depósito Bancário (CDB), entre outros.

Todos bastante seguros, com juros variáveis e taxas de retorno que vão de 70% a 95%. Um deles, sem dúvida alguma, se encaixa em suas condições.

Retorno

Por último, mas não menos importante, você deve se lembrar de que terá um ótimo retorno sobre esse investimento. Você consegue lucrar pelo menos dez vezes mais do que o valor gasto para a instalação do sistema, sabia?

Esse retorno começa a aparecer, em média, após os três primeiros anos de uso. Ainda é essencial lembrar que economia é diferente de retorno. Quando você começa a usar o sistema, a economia é imediata. Então, são dois benefícios diferentes, mas que impactam diretamente seu bolso.

Então, conseguiu entender por que fazer um investimento em energia solar vale a pena? Agora que você já tem todas as informações mais importantes sobre o assunto em mãos, pode começar a se organizar para ter muitos benefícios em seu dia a dia com esse sistema.

Inclusive, nós podemos ajudar você nessa missão! Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e condições para investir com segurança no que há de melhor no mercado.

Orçamento HCC Energia Solar