Como é feita a instalação de energia solar? Entenda!

Como é feita a instalação de energia solar? Entenda!

Tempo de leitura: 

5 minutos

No contexto atual, cada vez mais as pessoas estão procurando formas de economizar dinheiro. Estamos passando por uma crise financeira e índices elevados de desemprego, especialmente, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Além disso, as contas de luz estão ficando cada vez mais caras. Uma das formas de gastar menos, que está ganhando cada vez mais adeptos, é a geração de energia através da luz solar. Muitas pessoas e donos de empreendimentos apostam na instalação de energia solar para economizar.

A utilização de energia solar traz, além de diversos outros benefícios, uma economia de até 95% já no primeiro mês de uso. Além disso, é extremamente benéfica ao meio ambiente e durável, sendo referida, inclusive, como um tipo de energia limpa. Você quer saber mais sobre a instalação de energia solar e como ela funciona? Leia sobre o assunto, a seguir!

O que é preciso para instalar um sistema de energia solar?

O sol é uma fonte de energia gratuita e presente em abundância em nosso país tropical. Essa opção por energia é sustentável, limpa, renovável e inesgotável.

Algumas pessoas têm dúvidas ou, até mesmo, não sabem muito sobre os materiais e ferramentas utilizadas em um sistema de geração de energia através do sol. Portanto, no primeiro momento, vamos abordar os materiais que são necessários para instalar um sistema de energia solar.

Painéis fotovoltaicos

Para gerar a energia solar fotovoltaica, são necessários os painéis fotovoltaicos. Eles são responsáveis por transformar a luz do sol em eletricidade propriamente dita, que pode ser usada para diversos fins na casa ou estabelecimento.

A instalação é fácil e feita em cima de estruturas já existentes. Não há a necessidade de se construir uma infraestrutura apenas para abrigar os painéis. O número de placas depende do tamanho do local e de sua necessidade de energia, portanto, é variável.

Inversor

Essa é a ferramenta que realiza a transformação e conversão da energia que é gerada pelos painéis fotovoltaicos. A energia gerada por esses painéis é de corrente contínua (CC), e a que utilizamos em edifícios, casas e empreendimentos é a de corrente alternada (CA). Portanto, esse é um aparelho essencial.

Bateria

Enquanto os painéis fotovoltaicos atuam na produção da energia, a bateria armazena o excedente produzido durante a exposição solar. Desse modo, é possível a utilização da energia solar mesmo durante a noite ou um dia muito chuvoso. Costuma ser um acessório opcional, a depender da necessidade de quem adquire o sistema.

Gestor do sistema

Como o próprio nome sugere, essa ferramenta se presta a gerenciar todo o sistema de captação de energia solar. Ele faz todo trabalho de monitoramento e controle, incluindo dados como estatísticas de produção e consumo de energia pela residência.

Medidor de corrente

A partir desse aparelho, é possível realizar o controle do consumo de energia de forma instantânea.

Podcast HCC Energia Solar

Como funciona a instalação de energia solar?

Agora que você já sabe os materiais necessários para a instalação de energia solar, vamos falar um pouco sobre como ela funciona e os passos que devem ser tomados para que seja concretizada. Muitas pessoas têm a concepção errada de que o sistema é complicado de ser instalado, ou que é barulhento e de difícil manutenção.

Na verdade, ao se contratar um sistema de geração solar de energia, a instalação completa pode ser feita em menos de 24 horas. A única coisa que precisa ser feita é a fixação dos painéis fotovoltaicos, que usualmente ficam no telhado, do inversor e demais componentes do sistema escolhido. Confira o passo a passo para se realizar a instalação de energia solar.

Análise do local da instalação

O primeiro passo é fazer uma análise da estrutura do local, e escolher onde os painéis fotovoltaicos serão afixados. Eles devem estar em um local que receba luz e calor do sol em abundância e ficar bem firmes.

Fixação da estrutura

Na maioria das vezes, os painéis solares são fixados em cima de estruturas de alumínio com buchas compridas. Deve haver uma passagem dos painéis até uma tomada, suficiente para que um cabo elétrico seja instalado. Não costuma ser uma intercorrência grande na hora da instalação, no máximo, um furo, se necessário.

Instalação do inversor e dos painéis

A estrutura de alumínio que foi mencionada anteriormente também recebe o inversor, que faz a conversão da energia enviada para a casa ou estabelecimento. Finalmente, realiza-se a ligação dos painéis ao inversor, e do inversor até a tomada.

A partir de agora, a casa utilizará a energia que for produzida e armazenada pelos painéis fotovoltaicos. Só precisará recorrer à energia de companhias elétricas em caso de falta de energia, diminuindo a conta de luz em até 95%.

Lembre-se de que é essencial escolher uma empresa especializada em instalação de sistemas fotovoltaicos. Afinal de contas, sabemos que esse assunto é sério e envolve uma engenharia elétrica complexa. Conte com profissionais capacitados e assistência técnica ágil.

Qual é a importância de saber mais sobre o assunto ao investir em energia solar?

Antes de investir em uma franquia do ramo, é bom saber de todas as implicações que sua decisão pode ter no seu bolso. Você quer saber por que é importante conhecer mais sobre a instalação de energia solar?

Para começar, ter um bom entendimento do mercado de energia solar é ótimo, pois você sabe para onde está indo seu suado investimento e como ele pode beneficiar sua vida. É senso comum que a conta de energia em diversos locais do Brasil está cada vez mais cara. Portanto, o investimento mais certeiro que você pode fazer nesse momento é em energia solar.

A valorização dos seus recursos não se dá apenas quando você adquire o sistema e começa a economizar. A sua propriedade também é valorizada para o caso de vendas ou alugueis futuros. Além de tudo, ao entender os métodos de instalação e ferramentas utilizadas, você tem como saber se está tudo certo com o seu sistema.

Considerando o aumento da procura por esse tipo de energia nos últimos tempos, é bom ficar por dentro de como é feita a instalação de energia solar. Afinal de contas, é fácil e prático começar a economizar dinheiro na conta de luz, além das inúmeras vantagens em aderir a esse tipo de energia sustentável.

Gostou de saber mais sobre a instalação de energia solar? Considerando a importância deste conteúdo, aproveite para deixar um comentário no post. Vamos adorar ler suas opiniões sobre o assunto!

youtube hcc energia solar