Qual é o melhor horário para economizar energia? Descubra!

Qual é o melhor horário para economizar energia? Descubra!

Tempo de leitura: 

5 minutos

A redução do consumo de energia é um tema que está ganhando cada vez mais destaque. Afinal, é apontada a necessidade de que as pessoas, empresas e indústrias comecem a investir em formas de economizar energia, tanto para a preservação do meio ambiente quanto para reduzir os gastos com conta de luz.

Mas você sabe qual o melhor horário para economizar energia e como fazer isso? Ainda tem dúvidas sobre estratégias eficientes de economia de energia elétrica, seja na sua residência ou empresa? Se sim, este artigo é para você.

Continue a leitura e entenda, agora mesmo, como fazer a economia de energia e qual o melhor horário para isso!

Quais os benefícios de economizar energia?

Economizar energia elétrica pode trazer uma série de benefícios, tanto para você quanto para a sociedade como um todo. Descubra agora quais são os principais deles!

Reduz o impacto ambiental

Um dos principais benefícios de investir na economia de energia elétrica é a redução do impacto ambiental que você gera. Isso vale tanto para empresas quanto para residências, uma vez que a consciência sobre a preservação do meio ambiente e sustentabilidade deve ser estendida a todos.

Isso acontece porque, no Brasil, muita da energia elétrica é gerada por hidrelétricas, que causam um grande impacto ambiental. Dessa forma, quanto mais você gasta energia, maior é a necessidade de o país investir nessa fonte que, apesar de não se poluente, impacta o meio ambiente. Isso faz com que a economia de energia auxilie na redução do impacto que você e sua empresa causam na natureza.

Reduz o valor da conta de luz

Outro ponto positivo da economia de energia é a redução dos seus custos. Afinal, a conta de luz está cada vez mais cara e, em períodos de seca, a bandeira tarifária se torna ainda mais alta, o que faz com que essa conta seja bastante onerosa para sua família ou empresa.

Dessa forma, ao reduzir o consumo, você também reduz as suas contas e, com isso, é capaz de investir esse dinheiro em outras atividades ou sonhos.

Economiza recursos ambientais

Vale lembrar que o Brasil ainda é um país que utiliza usinas termoelétricas para gerar energia elétrica, apesar da poluição e consumo de recursos que elas trazem. Esse cenário está se modificando, mas, na atualidade, usar energia elétrica advinda das concessionárias ainda é sinônimo de emissão de poluentes para o meio ambiente e consumo de carvão.

Portanto, quando você reduz o consumo, você também é capaz de reduzir a utilização de recursos do planeta, inclusive os não renováveis. Portanto, além de reduzir o impacto ambiental, você ainda contribui para a preservação de recursos importantes para a humanidade.

Qual é o melhor horário para economizar energia?

Para entender qual o melhor horário para economizar energia, é importante que você saiba que a tarifa da conta de luz varia de acordo com a hora do dia. Isso significa que há horários nos quais a tarifa é menor devido ao menor uso de energia pela população, enquanto que, em horários de pico, a tarifa é mais alta.

Isso significa que a energia elétrica que você consome em horários de pico é mais cara, logo, você paga mais pela mesma quantidade de energia. Dessa forma, esse é o melhor horário para economizar energia quando você deseja reduzir tanto o valor da sua conta de luz quanto a demanda por energia na concessionária.

Porém, não existe regra sobre o melhor horário para economizar, sendo necessário entrar em contato com a concessionária para entender qual o horário de pico na sua região. Isso porque esse horário varia de acordo com o estado que você está localizado e, inclusive, época do ano.

Na maioria dos estados, o horário de pico é entre 18h e 21h. Portanto, se você quer investir na economia de energia elétrica em determinado momento, escolha esse horário para reduzir o seu consumo. Com isso, você potencializa a redução do valor da sua conta de luz uma vez que garante que está pagando tarifas mais baixas ao longo do dia.

Como economizar energia elétrica?

Agora que você já sabe qual o melhor horário para reduzir o consumo de energia elétrica de forma a potencializar os seus ganhos com essa estratégia, é hora de entender como fazer isso. Veja algumas boas práticas nesse aspecto!

Use iluminação natural

Aproveite a luz natural para reduzir o consumo de energia na sua casa. Caso tenha sol, abra as janelas e cortinas de forma a evitar a necessidade de acender as luzes antes de que o dia fique totalmente escuro.

Troque as lâmpadas

Há diversos tipos de lâmpadas que podem ser utilizadas na sua casa ou empresa. Algumas delas consomem mais energia elétrica do que outras. Dessa forma, investir em lâmpadas econômicas é uma ótima forma de reduzir o seu consumo. Portanto, verifique quais são as lâmpadas e troque-as caso perceba que não são de um modelo econômico.

Evite tomar banho em horário de pico

O chuveiro elétrico é um dos maiores consumidores de energia. Dessa forma, para reduzir o seu consumo, principalmente em horários nos quais a tarifa é mais alta, evite tomar banho no horário de pico. Além disso, vale lembrar que tomar banhos rápidos e desligar o chuveiro quando não tiver utilizando a água também são formas de economizar energia.

Invista em energia solar

Como você pode perceber, as principais fontes energéticas do país ainda são bastante poluentes ou causam graves impactos ambientais. Porém, isso pode mudar, uma vez que a energia solar está ganhando cada vez mais força no cenário energético. Afinal, ela é uma energia limpa e sustentável e você pode gerar energia solar fotovoltaica na sua própria casa ou empresa.

Portanto, considere investir em energia solar de forma a reduzir o consumo das concessionárias e o impacto ambiental gerado por elas e ainda ganhar autonomia energética.

Sendo assim, economizar energia sempre é uma boa forma de investir em sustentabilidade e reduzir os seus gastos com conta de luz. Porém, existem horários nos quais isso se torna ainda mais vantajoso, potencializando os benefícios dessa atitude. Portanto, aproveite as nossas dicas para começar, agora mesmo, a mudar os hábitos de forma a economizar cada vez mais energia.

Aproveite para propagar o conhecimento entre os seus amigos e compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

orcamento hcc energia solar