Como divulgar meu negócio na internet? Descubra aqui!

Quem tem ou está começando um negócio, geralmente, se depara com restrições de orçamento, já que é preciso investir em local, máquinas, pessoal, entre outros itens necessários para colocar a empresa para rodar. Além de tudo isso, ainda tem que pensar no marketing, principalmente no digital. Daí vem a dúvida: como divulgar meu negócio na internet?

O marketing digital é fundamental atualmente, por isso, é necessário ter também uma parte do orçamento direcionada para as ações de divulgação online. Isso também se aplica aos empreendedores do setor de geração de energia solar.

Existem opções gratuitas e pagas para divulgação na web. Entre as gratuitas, podemos citar o Google Meu Negócio, as páginas e grupos do Facebook, os aplicativos de mensagens e o Instagram. Já o marketing digital pago oferece as opções de anúncios em diversas plataformas, como o Facebook Ads e o Google Ads.

Confira neste artigo algumas dicas de como divulgar seu negócio de energia solar sem estourar seu orçamento!

Site e blog são essenciais

Ter um site é essencial para qualquer empresa, de qualquer porte. Nos sites comerciais, a inserção de um blog para publicação de conteúdos informativos é fortemente recomendada, pois, além trazer informações relevantes para seu público-alvo, melhora o posicionamento nas buscas. Veja mais detalhes abaixo.

Site profissional

O site ainda é o local na web onde o seu lead vai buscar informações mais aprofundadas do seu negócio. Um domínio próprio e estrutura profissional conferem ao negócio credibilidade, fundamental no relacionamento até que o lead se torne um cliente. A partir do site, também é possível colocar locais de acesso restrito para que os clientes possam acessar informações e serviços úteis em seu dia a dia.

Fique atento também à usabilidade. Ele tem que ser responsivo, ou seja, com layout que se adapte a qualquer dispositivo, principalmente aos diversos modelos de smartphones, pois tudo hoje acontece nas mãos das pessoas, via celular.

Fique atento também ao tempo de carregamento das páginas e se as palavras-chave nos textos são relevantes e diretamente conectadas a uma eventual busca, pois essa correspondência é que vai melhorar o posicionamento do site nos resultados das páginas de busca.

Blog

Para que seu site comercial alcance um bom posicionamento nos resultados de pesquisa no Google, é necessário que ele tenha conteúdo original e relevante. Isso pode ser alcançado através de um blog.

O blog é uma página na web para publicação de conteúdos em diversos formatos. Pode ser pessoal ou comercial. Tem baixo ou nenhum custo, dependendo da plataforma utilizada. Para as empresas, os blogs geralmente, são inseridos no próprio site, ficando no contexto do negócio.

Por meio de um blog, sua empresa poderá atualizar informações com frequência, mantendo seus leads e clientes informados e melhorando sua relevância para as buscas no Google.

Utilize as ferramentas da Meta (antes Facebook)

As ferramentas da Meta precisam estar no radar das empresas que querem se comunicar rapidamente e de forma integrada. Facebook, Instagram e WhatsApp passaram a formar uma suíte de comunicação e podem ser usados em conjunto. Veja as características de cada um.

Página no Facebook

Para qualquer empresa, é recomendado que se crie uma página no Facebook. Depois disso, coloque posts relevantes para o público e impulsione-os, para poder ir formando seu público, até que atinja um bom nível de engajamento. E tenha em mente que engajamento é diretamente proporcional ao número de leads gerados.

Grupos no Facebook

Após criar a página no Facebook, procure por grupos que tenham o mesmo interesse que o que é oferecido por sua empresa e peça para participar. Após ser aceito, comece a postar conteúdo relevante, que seja de interesse desse público, para que, com o tempo, sua empresa comece a ser enxergada como autoridade no assunto, atraindo a atenção para os seus demais canais de venda.

WhatsApp

Atualmente, o WhatsApp é uma das principais ferramentas de venda direta do mundo. Os contatos e as referências se alastram nele como se fossem rastilhos de pólvora.

Quando menos se espera, alguém está entrando em contato para saber sobre seu produto ou serviço. Para isso, é recomendado entrar no máximo de grupos possível e enviar sempre o contato, explicando rapidamente do que se trata e solicitando indicações, se alguém souber de alguma demanda. Oferecer recompensas por indicações também pode ser bem interessante, em alguns casos.

Instagram

O Instagram ainda tem enorme força na divulgação dos negócios, pois são milhões de usuários de diversos segmentos.

As postagens instantâneas podem atingir públicos enormes em segundos, podendo-se utilizar recursos de vídeo (Reels, IGTV e Lives), bem como imagens e animações no formato GIF, que podem resumir seu produto e trazer os interessados para mais perto de uma decisão de compra.

Lembre-se, sempre, de colocar a hashtag apropriada na publicação.

Aproveite os recursos do Google

O Google já tem há muito tempo sua suíte de ferramentas de marketing à disposição das empresas. O interessante é que existem opções gratuitas e de baixo investimento entre elas. Confira abaixo as mais indicadas para quem está iniciando.

Google Meu Negócio

Colocar sua empresa no Google Meu negócio é fundamental, pois, no momento da busca por determinado termo, o Google vai buscar quais são os negócios mais próximos que estejam associados ao termo procurado e estão cadastrados no Meu Negócio.

O resultado mostrará sua empresa em destaque na lateral da janela, podendo o futuro cliente acessar seu site, endereço, fotos do local, entre outras informações decisivas para a tomada de decisão de compra.

O melhor de tudo: é gratuito! Não perca tempo, crie seu negócio lá agora mesmo.

Anúncios do Google Ads

Com os anúncios do Google Ads, sua empresa tem flexibilidade para gastar apenas o que tem disponível, podendo ajustar esses gastos a qualquer momento, além de ter à disposição poderosas ferramentas de segmentação geográfica e por palavras-chave. É excelente e cabe em qualquer orçamento.

Bons anúncios vendem. Com um bom layout, textos persuasivos, vídeos bem produzidos e uma boa landing page, os resultados serão notados em pouco tempo.

Envie muitos e-mails

O bom e velho e-mail ainda é uma grande porta para a entrada de clientes. Quem tem uma boa base de e-mails tem uma mina de ouro nas mãos. Coloque um formulário no site para a entrada de e-mails de pessoas interessadas em novidades sobre o setor da sua empresa.

Envie e-mails regularmente para que essas pessoas saibam que sua empresa está ativa e à disposição para resolver os problemas que elas demandam.

Firme parcerias com influencers

Um canal no YouTube é uma boa iniciativa para divulgação, mas a empresa precisa ter uma produção constante de vídeos para manter seus inscritos engajados constantemente. Caso a empresa não consiga manter um canal que mantenha um bom nível de inscritos, recorrer a parcerias pode ser um bom caminho.

Uma iniciativa que vem sendo utilizada com resultados muito bons é a compra de espaços em canais de influencers. O cliente contrata um depoimento a ser feito por determinada pessoa relacionada à sua área de atuação para conferir credibilidade ao seu produto ou serviço, levando a mensagem diretamente ao seu potencial comprador.

Com a utilização dessas ferramentas, sua empresa começará a ter uma boa presença online, gerando leads e, posteriormente, clientes. E o mais importante é que terá controle sobre o orçamento para o marketing digital, podendo aferir os resultados de cada um para correções de curso quando necessário.

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