Desafios de empreender no Brasil: saiba quais são e como superá-los!

Desafios de empreender no Brasil: saiba quais são e como superá-los!

Tempo de leitura: 

4 minutos

Empreender é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, além da escassez de empregos no país, muitas pessoas querem ser donas do próprio negócio e alcançar a tão sonhada autonomia financeira.

Porém, empreender pode não ser tão simples quanto parece. Em um país tão burocrático quanto o Brasil e diante da instabilidade da economia nacional, diversos desafios se apresentam para os novos empreendedores. A boa notícia é que há possibilidades de superá-los e realizar o sonho de ter um negócio de sucesso no país!

Quer saber quais são os desafios de empreender no Brasil e como superá-los? Continue a leitura e descubra!

Quais são os desafios de empreender no Brasil?

Empreender no Brasil é uma tarefa difícil, pois exige que você esteja preparado para enfrentar alguns desafios. Entender quais são eles é o primeiro passo para o sucesso do seu negócio. Portanto, continue a leitura e descubra os principais obstáculos desse processo, principalmente para os empreendedores iniciantes.

Altos impostos

Um dos maiores desafios dos empreendedores no Brasil, tanto dos novos quanto dos mais experientes, é a alta carga tributária do país. Além de possuir um regime tributário complexo, ainda há diversos impostos que devem ser pagos no momento de abertura da empresa e na prestação de serviços ou venda de produtos.

Dificuldade em conseguir crédito

O sistema financeiro do país também pode ser um obstáculo para os empreendedores. Afinal, ainda é difícil conseguir crédito, principalmente para quem ainda não possui um negócio consolidado. Dessa forma, você pode ter dificuldades para ter um capital de giro adequado e, até mesmo, para pagar todas as taxas iniciais que envolvem a abertura de uma nova empresa.

Grande burocracia

O Brasil ainda é um país bastante burocrático. Dessa forma, abrir uma empresa exige não apenas o pagamento de uma série de taxas, mas um grande número de procedimentos legais e papéis para serem preenchidos e aprovados. Prepare-se, porque o processo é cansativo e demorado na maioria das cidades do país.

Falta de conhecimento de gestão

A educação no Brasil não valoriza o conhecimento prático sobre finanças, marketing ou gestão de empresas. Dessa forma, outra dificuldade que você pode encontrar está relacionada ao acesso a esse conhecimento. Muitas vezes, no início do negócio, você pode se sentir perdido, sem saber quais são os processos que devem ser realizados para controlar e administrar bem sua nova empresa.

Alta concorrência

Ainda vale lembrar que, dependendo do mercado no qual você pretende se inserir, outro desafio é a alta concorrência. É essencial estudar muito bem o setor de forma a entender como se diferenciar, uma vez que muitos dos setores da economia já têm grandes empresas, muito bem consolidadas, que podem ameaçar o crescimento do seu novo negócio.

Como superar os principais desafios dos novos empreendedores?

Os desafios de empreender no Brasil parecem muitos, não é mesmo? Porém, não desanime! A boa notícia é que é possível superar essas adversidades e se tornar um empreendedor de sucesso no país. Quer saber como fazer isso? Veja agora algumas dicas nesse aspecto!

Busque capacitação

O primeiro passo para ser um empreendedor de sucesso no país é investir em capacitação de qualidade. Comece buscando conteúdos sobre gestão de empresas, principalmente sobre como iniciar um novo negócio. Informe-se sobre os processos que devem ser realizados e burocracias que precisam ser preenchidas, assim como taxas que precisam ser pagas.

Fazer um curso na área também pode ser uma ótima forma de se preparar, adquirindo as competências necessárias para iniciar o seu novo negócio.

Conte com a ajuda de profissionais

Há muitos profissionais no mercado que oferecem serviços de consultoria ou que estão dispostos a ajudar novos empreendedores a conquistar a sua independência. Portanto, não hesite na hora de contar com a ajuda dessas pessoas. Elas podem ser seus grandes aliados para superar os desafios e atingir todo o seu potencial.

Tenha um bom planejamento

Empreender no Brasil exige muito planejamento, tanto em relação ao negócio quanto financeiro. Portanto, antes mesmo de realizar qualquer investimento, faça um planejamento de qualidade, buscando entender qual a melhor forma de se preparar para iniciar essa jornada.

Para isso, comece criando um plano de negócio. Existem muitas ferramentas que podem ajudar você nesse aspecto, como o Business Model Canvas. Calcule também o investimento inicial e busque soluções para arcar com esses primeiros gastos.

Conheça o seu mercado

Por fim, vale lembrar que é essencial que você entenda muito bem qual o mercado no qual quer entrar. Isso porque existem alguns mercados que já estão saturados, o que pode ser um grande risco para a sua empresa. Buscar um nicho em expansão e crescimento pode ser uma opção melhor de forma a aumentar as chances de sucesso do seu negócio.

Aproveite para entender também quem é o seu público e quais são as principais necessidades e demandas dessas pessoas. Com isso, você pode criar uma solução adequada para atrair essas pessoas para a sua empresa.

Invista em franquias

Outra forma de enfrentar esses desafios e potencializar as chances de sucesso da sua nova empresa é o investimento em franquias. Isso porque o mercado de franquias está em crescimento e, ingressando nesse setor, você conta com todo o suporte da franqueadora, tanto no que se refere a conhecimentos técnicos quanto aos conhecimentos de mercado.

Uma ótima opção é o investimento em uma franquia de energia solar. Além de possuir um investimento inicial baixo, a franquia em energia solar tem alta lucratividade, baixa concorrência e ainda está inserida em um mercado em expansão, que apresenta alto potencial de crescimento.

Com este artigo, você percebeu que os desafios de empreender no Brasil são muitos. Porém, com conhecimento e investimentos no setor certo, é possível superá-los e trilhar a sua jornada em direção à autonomia financeira e à construção de um negócio de sucesso. A franquia em energia solar pode ser uma ótima solução nesse aspecto. Portanto, considere investir nesse setor e aproveite tudo que o mercado de franquias pode oferecer!

Quer saber mais sobre as franquias em energia solar? Então entre em contato com a HCC Energia Solar agora mesmo e conheça as nossas soluções!

franquia hcc energia solar