Bomba solar: porque é a solução para a agropecuária

Os países que recebem luz solar intensa, como o Brasil, podem utilizar esse recurso para obter mais eficiência no agronegócio. O nosso país desenvolve diversas atividades agrícolas e pecuárias que podem ser facilitadas e aprimoradas com o uso de uma bomba solar. Esse dispositivo aumenta de forma significativa a produtividade e a rentabilidade no campo.

Os gestores das propriedades rurais podem ver aumentar seus lucros e ter suas vidas melhoradas ao implementar bombas solares. A energia proveniente do sol é considerada uma energia limpa que garante a irrigação eficiente de lavouras, bem como o fornecimento de eletricidade para o manejo dos animais.

Gostaria de compreender por que a bomba solar é uma ótima solução para a agropecuária? Neste conteúdo, vamos explicar o que é a bomba solar e como funciona. Acompanhe a leitura!

O que é bomba solar?

Essa é uma bomba movida a energia solar que funciona ao receber a eletricidade gerada pelos raios do sol. O equipamento é composto por uma caixa de fusíveis e disjuntor, um tanque de armazenamento de água, uma bomba de água, uma matriz de painel solar, cabos elétricos e um controlador de carga elétrica.

Esses dispositivos são:

  • escolhas economicamente viáveis;
  • meios para produzir energia limpa de maneira ecológica e responsável;
  • opções para geração de energia elétrica em lugares afastados de uma matriz energética ou das usinas;
  • tecnologias que produzem uma ampla gama de benefícios para o agronegócio;
  • equipamentos adequados para áreas com reservatórios e sistemas de irrigação;
  • fontes de energia sustentável para bombear água de poços, filtrar lagos e fazer a irrigação dos cultivos;
  • dispositivos que fornecem energia verde estável, confiabilidade, proteção ambiental e economia para o agronegócio;

Os componentes atuam de maneira diversa nas bombas de água que dependem de diesel ou de uma rede elétrica, já que a sua eletricidade é gerada pelo acúmulo do calor radiante captado por painéis fotovoltaicos. As bombas solares não custam muito dinheiro para instalar e exigem pouca manutenção para o seu correto funcionamento.

Como funciona o bombeamento solar?

Esses equipamentos são altamente eficientes e uma ótima opção para economizar dinheiro. Além disso, as bombas solares produzem menos impactos negativos no meio ambiente, principalmente se comparadas aos dispositivos que usam redes de energia elétrica ou motores que dependem de combustível. Elas são tecnologias que abastecem áreas remotas com água limpa.

Observe abaixo como é o seu funcionamento!

Bombas solares de superfície

Esses dispositivos são comumente usados em poços rasos, tanques de armazenamento, riachos e lagoas. A água precisa estar, no máximo, a 20 metros do solo, para que esse tipo de bomba solar seja eficiente. Ao serem comparadas com as submersíveis, as bombas solares de superfície não conseguem bombear substâncias de poços artesianos profundos.

Uma bomba solar pode oferecer uma ampla gama de vantagens socioeconômicas e ambientais para quem trabalha com agropecuária a nível regional ou nacional. Ela gera energia confiável que é fornecida por meio de tecnologias modernas e permitem que as áreas agrícolas sejam facilmente mantidas, ainda que não estejam conectadas a uma rede elétrica.

Bombas solares submersíveis

As bombas submersíveis têm uma capacidade maior para bombear até 650 pés de água e são indicadas para os poços de água considerados grandes. Se a água do poço estiver a 6 metros acima da superfície, elas podem desligar as baterias, os painéis solares e a eletricidade. Esse tipo de bomba requer luz solar para as suas operações.

A profundidade máxima que você pode colocar essa bomba é em torno de 50 metros. Esses dispositivos têm uma variedade de aplicações, incluindo sistemas domésticos de água, aeração de lagoas, irrigação, pressurização e bombeamento de poços. As bombas submersíveis são frequentemente usadas em áreas que contêm águas profundas.

Bombas trifásicas solares AC

Existem bombas solares que funcionam com um motor elétrico e que não requerem um inversor para bombear a água. Mas há também os dispositivos com motores que operam com corrente alternada ou juntos a um inversor. Eles produzem corrente contínua por meio de um quadro elétrico, que é convertida em corrente alternada.

A conversão pode causar quedas de energia durante a produção de eletricidade ou uso da bomba solar AC. Na hora de fazer a compra desses equipamentos você deve considerar alguns fatores, como a necessidade de manutenção, a economia de recursos financeiros, a sustentabilidade, o modo de instalação e operação, a forma de gerenciamento e a padronização dos dispositivos.

Esses kits de bombeamento solar absorvem a luz solar em propriedades rurais para a criação de animais e outras culturas que precisam crescer e sobreviver. O seu uso é indicado para a diversificação da produção agrícola, pois auxilia na estabilização das plantações e animais indispensáveis à produção de alimentos.

Por que contar com a bomba solar para a agropecuária e quais os benefícios para a irrigação?

As bombas de água solares dão acesso a energia de alta qualidade e a tornam disponível para a irrigação ou alimentação de animais. Esses sistemas podem ser montados em qualquer local por serem portáteis. A crescente utilização desses dispositivos diminui consideravelmente os custos, tornando-os uma solução conveniente, eficaz e econômica para regiões rurais isoladas.

Uma bomba solar pode ser combinada com outros componentes de irrigação por gotejamento que atende a uma variedade de culturas de alto valor. Os equipamentos podem minimizar a perda de fertilizantes, aumentar a eficiência da água e irrigar terrenos com desníveis.

Veja a seguir outras vantagens que podem ser obtidas com o uso desses dispositivos!

Maior rentabilidade

A irrigação feita com bombas solares pode elevar drasticamente os rendimentos, inclusive para os produtores remotos que não têm acesso à rede de eletricidade ou combustível. Essas tecnologias são uma alternativa viável tanto para pequenas quanto para grandes propriedades agrícolas. Os sistemas de irrigação movidos a energia solar fornecem energia acessível e confiável.

As bombas solares reduzem potencialmente as despesas com eletricidade utilizada em galpões, currais e outras instalações. Nas áreas rurais, os gastos com a aquisição de óleo diesel ou o pagamento de faturas de energia elétrica costumam ser elevados. Em alguns locais, nem existe rede elétrica e as bombas solares são uma opção relativamente flexível.

As bombas solares de água são soluções de baixo custo que permitem aos agricultores gastar mais tempo planejando de que forma aumentar a sua renda com o cultivo de plantações, em vez de encontrar meios de transportar água a quilômetros de distância. Elas transformam as rotinas dos agricultores ao fornecer energia sustentável para disponibilizar água.

Redução do consumo

A irrigação por bomba solar diminui o consumo de recursos naturais necessários à geração de eletricidade. Isso porque as bombas solares são alimentadas por painéis fotovoltaicos que capturam a energia que provém do sol e é totalmente gratuita. O combustível oriundo do petróleo pode adicionar um custo significativo à irrigação das fazendas.

Portanto, a bomba solar conta com uma enorme vantagem sobre os dispositivos que dependem de combustível fóssil e que precisam ser continuamente alimentadas com esses recursos retirados da natureza. A irrigação feita com esses equipamentos é mais ágil e menos trabalhosa do que a realização de procedimentos manuais que consomem tempo e dinheiro.

As bombas movidas a energia solar vêm ganhando espaço em todo o mundo, pois vários governos têm promovido estratégias para a construção de soluções sustentáveis. Na agropecuária, a eletricidade produzida por esses componentes combinados ajuda a superar as frequentes faltas de energia causadas pelas interrupções no fornecimento das concessionárias ou prestadoras de serviços.

Mais eficiência

A energia solar gerenciada de forma sustentável representa uma solução eficiente e ambientalmente sustentável para a redução das vulnerabilidades percebidas pelos gestores do agronegócio. A escassez de energia pode dificultar a capacidade de produção de carnes, leite e derivados. O equipamento direciona a eletricidade que espalha a água, diminui a incidência de doenças e de ervas daninhas.

A irrigação por gotejamento aumenta significativamente a eficiência das aplicações químicas, da distribuição dos recursos hídricos e da produção agrícola. Um dos seus principais benefícios é a melhoria das infraestruturas de armazenamento de água que dependem do auxílio das soluções tecnológicas e de elementos de baixo custo.

A água limpa é crucial para a sobrevivência dos animais que dependem dela para se sustentar. Caso ela esteja contaminada ou suja, pode causar doenças e sofrimento às criações e plantações. As tecnologias estão em constante evolução e as bombas solares oferecem uma solução ecológica, disponibilizam esse líquido limpo para regar as plantações e até para consumo doméstico.

Otimização dos processos

As bombas solares são muito interessantes devido à sua capacidade de otimizar os processos do agronegócio e de produzir ótimas safras e colheitas ao longo dos anos. Com elas, torna-se mais fácil obter colheitas satisfatórias anualmente, diminuir a quantidade de tarefas dos trabalhadores rurais e economizar tempo por não ter que irrigar plantações manualmente.

Basta escolher o melhor método de irrigação e ligar a bomba solar que ela fará todo o trabalho necessário. As bombas solares também exigem menos manutenção em comparação com os equipamentos alimentados por combustível fóssil. A propriedade rural não correrá riscos de ficar sem abastecimento de água se o combustível e as plantações serão irrigados com facilidade.

As bombas solares contam com a garantia de seus componentes para evitar decepções. A facilidade de manutenção é visível em equipamentos que ficam nas superfícies e que não estão submersas na água. Elas podem ser reparadas com o auxílio de ferramentas básicas em uma fazenda ou sítio desde que você consiga manter os painéis solares limpos e livres de resíduos.

Proteção do meio ambiente

Os equipamentos atualizados são sustentáveis ​​e utilizam recursos naturais renováveis para a produção de energia elétrica. Eles não produzem substâncias poluentes ou agentes nocivos que afetam o ar e o solo das fazendas. As outras bombas geram poluição ambiental, derramam combustível na terra e lançam fumaça no ar, prejudicando a atmosfera do nosso planeta.

Nos últimos tempos, reduzir os níveis de emissão de gás carbônico passou a ser uma meta importante para proteger a natureza. O aquecimento global está causando verdadeiras catástrofes, com chuvas imprevisíveis, enchentes, ventos e outros fenômenos potencialmente perigosos. As bombas solares ajudam a diminuir as mudanças climáticas e a amenizar esses problemas.

O setor agrícola precisa adotar práticas sustentáveis ​​para reduzir essas mudanças que são preocupantes e, às vezes, causam a morte de pessoas e animais no mundo inteiro. A irrigação solar é uma opção disponível para preservar os ecossistemas e impedir que eles permaneçam acessíveis para as próximas gerações. Essa solução pode ser aplicada em qualquer lugar.

Custo operacional mínimo

Ao utilizar as bombas solares, a sua propriedade rural não vai mais precisar de fontes de energia externas. Esse é um dos maiores benefícios desses equipamentos, que podem ser usados em pequenos, médios ou grandes negócios. Ainda que o produtor rural encontre um poço a quilômetros de distância das lavoras, com essa fonte de energia será possível bombear a água.

Tudo o que o agricultor vai precisar é dos painéis solares e do sol para fazer esse trabalho. Sendo assim, você não precisa gastar milhares de reais para obter uma fonte de energia sustentável e dar andamento às atividades agrícolas ou encontrar uma fonte alternativa. Os moinhos de vento que custam caro e exigem manutenção constante tornam-se desnecessários.

A eletricidade que vem dos raios do sol reduz consideravelmente os gastos das fazendas. As bombas solares exigem custos operacionais mínimos e são uma maneira confiável utilizada para alimentar redes de energia em áreas remotas. Os sistemas não têm um grande custo operacional, pois a sua alimentação natural provém do calor produzido pela nossa estrela.

Facilidade de manutenção

Você não precisa gastar muito dinheiro para manter uma bomba solar funcionando corretamente. Como esse equipamento é de fácil manutenção, será possível bombear água por preços mais acessíveis e sem grandes investimentos em um projeto que renderá dinheiro em curto, médio e longo prazo. As bombas de água solares são mantidas em perfeitas condições no decorrer dos anos.

Os sistemas de bombeamento de água movidos com a luz do sol podem funcionar durante muito tempo sem precisar de manutenção. Eles não têm muitos componentes mecânicos, são menos propensos a quebras e não costumam exigir novas peças ou reparos frequentes. É possível utilizar os sistemas de bombas solares durante 10 anos sem precisar de consertos.

Quanto mais bem cuidado é um sistema de bombas solares, mais tempo ele funcionará sem exigir revisões ou substituições de componentes. Você precisa escolher as peças corretas se vai utilizar a bomba solar em uma área com temperaturas quentes ou em regiões com invernos mais rigorosos.

Limpeza facilitada

O gestor do agronegócio raramente fará a manutenção do seu sistema de bomba solar e gastará pouco dinheiro em reparos. Uma das únicas tarefas que deverá ser realizada rotineiramente é a limpeza dos painéis solares. As bombas podem ser movidas de um local para outro.

A energia solar é a melhor opção se você precisa de uma fonte de eletricidade ou de um sistema de bomba d’água que possa ser transportado. Eles são próprios para ambientes expostos às mudanças sazonais ou para gestores que desejam realocar o gado em outras áreas. As bombas solares podem ser facilmente realocadas para um local diferente se for preciso.

O sistema solar facilita a movimentação e a realocação, já que não precisa ficar fixo em um determinado local. As bombas solares são fáceis de instalar, podem ser montadas por uma equipe especializada ou por conta própria se você entende de eletricidade. Diante disso, não é necessário esperar por um profissional se deslocar até a sua casa para configurar os equipamentos.

Como instalar a bomba solar na agropecuária?

Os sistemas de bombas solares trazem diversas vantagens além de serem extremamente eficientes em qualquer região do Brasil. A energia solar se tornou uma excelente opção para alimentar as culturas e melhorar a criação de todos os tipos de animais. Confira adiante como fazer a instalação do equipamento se você mora em um local relativamente ensolarado!

Observe a capacidade do sistema

O painel solar fotovoltaico de 50 watts, por exemplo, é capaz de alimentar uma bomba de 12 volts, que, por sua vez, pode movimentar até 2.600 litros a cada 60 minutos. Verifique a sua necessidade e se o sistema atenderá às demandas do seu negócio antes de efetuar a compra dos componentes e acessórios.

Caso você tenha acesso a múltiplas fontes de água, avalie qual delas tem o maior lençol freático para a instalação da bomba solar. Saiba que a capacidade dos sistemas solares depende do tipo de irrigação, do nível de água subterrânea e do número de hectares a ser atendido. Normalmente um dispositivo com 2HP consegue atender até 2 acres de terra.

Escolha o local adequado

Atenda aos critérios corretos especificados no manual dos equipamentos para escolher o local ideal para instalar a bomba e os painéis solares. Para a instalação dos equipamentos, selecione uma área que receba a incidência constante dos raios do sol e que seja livre de sombras, sujeiras, poeiras, bem como com baixa incidência de excrementos de pássaros e outros animais.

Opte por um espaço que tenha superfície adequada para a montagem dos painéis solares e que permita o rastreamento das informações indispensáveis às atividades agrícolas. Cada painel precisa ficar perto da fonte de água e da bomba solar para facilitar o acesso. As bombas precisam ficar dentro da área que será irrigada ou alimentada com água.

Avalie as fontes de água disponíveis

Uma bomba de 7,5 HP atende com facilidade a 10 acres de terra, no entanto, os sistemas requerem a higienização dos painéis para que haja uma base livre de resíduos. A limpeza precisa ser feita em intervalos regulares para manter a eficiência das bombas, diminuir a exposição das superfícies à irradiação e ao pó.

As bombas solares de água têm uma expectativa de vida consideravelmente maior e continuam produzindo durante 25 anos ou mais. Se forem comparadas aos sistemas convencionais ou equipamentos movidos por combustível, esses componentes oferecem o melhor custo-benefício. Eles não exigem investimentos recorrentes como acontece com outros maquinários utilizados na agropecuária.

As bombas solares não são baratas, mas vale a pena investir se você cultiva vários hectares ou cria animais para a indústria alimentícia. Algumas fazendas já instalaram esses equipamentos ou iniciaram a implementação com a ajuda de um financiamento devido à durabilidade e ao retorno que o sistema oferece.

Não utilize lubrificantes ou produtos químicos para limpar

Uma bomba solar não é afetada por baixa tensão, cortes de energia, queima de motores ou problemas monofásicos. O seu sistema de bombeamento de água pode ser colocado até nas áreas remotas onde não é fácil comprar diesel, por exemplo. As suas chances de desgaste são bem menores porque os sistemas funcionam com poucas peças.

Esses sistemas de bombeamento que funcionam com a luz solar não precisam de lubrificantes para operar. Com isso, as chances de contaminação da água ou do solo são inexistentes e eles são muito fáceis de operar. Trata-se de uma ótima oportunidade com potencial econômico relevante, razão pela qual esses componentes são comercializados por várias empresas.

Evite o uso de substâncias abrasivas para limpar os painéis solares. Os profissionais especializados costumam usar técnicas apropriadas para fazer a limpeza sem danificar as placas fotovoltaicas. Um descuido pode atrapalhar a captura dos raios solares e a eficiência dos componentes. Se não tiver escolha, use apenas água corrente para lavar e retirar resíduos.

Construa as estruturas essenciais

A tubulação de meia polegada pode conectar os elementos com um tanque que ajudará na economia de até 1.000 litros de água. Use um suporte robusto construído especificamente para o reservatório para que ele fique elevado e seja protegido se precisar de água potável.

Construa uma estrutura para oferecer o melhor ângulo para os painéis solares que ficarão conectados à bomba. Vários filtros podem ser usados para prolongar a vida útil do equipamento e minimizar as chances de entupimento nos tubos e emissores. Siga as orientações do fabricante para instalar os componentes que coletam a luz solar.

Entendeu por que a bomba solar é uma excelente solução para a agropecuária? Verifique se há incentivos do governo para instalar ou implementar bombas solares em sua região. Afinal, os projetos de bombeamento solar são vantajosos para o produtor rural e para toda a sociedade que se importa com sustentabilidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo sobre compensação de créditos de energia solar, entenda o que é e como funciona!

 

POSTS RELACIONADOS