A demanda por soluções sustentáveis motivou o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias ecologicamente corretas, que ajudam a preservar o meio ambiente.
Dessa forma, surgiram os carros elétricos (ou melhor, eles voltaram a ser tema de pautas governamentais). Por serem menos poluentes que os carros tradicionais, eles se destacam e se encaixam bem no cenário atual.
Diferentes dos carros movidos a combustível, esses veículos precisam ser carregados eletricamente. Vamos falar sobre esse assunto. Leia e confira mais informações sobre os carregadores de carros elétricos, quais são os tipos disponíveis e como funcionam!
O mercado de carros elétricos
Os carros elétricos são veículos movidos por um motor elétrico (bateria), que usa energia elétrica como fonte propulsora. A energia elétrica pode ser nuclear, termoelétrica, geotérmica, hídrica, fotovoltaica, eólica e assim por diante.
O mercado de carros elétricos está aumentando no Brasil. O número de ofertas mais que dobrou entre os anos de 2021 e 2022. De acordo com a PwC Brasil, as vendas de veículos elétricos ganharão forte impulso em 2027.
Os dados revelam que existirá, até 2040, uma frota de elétricos e híbridos composta por 35 milhões de veículos. Até 2030, estima-se que serão consumidos menos 8 bilhões de litros de gasolina e 6 bilhões de diesel.
Já para 2040, a perspectiva é ainda melhor: haverá redução de 37 bilhões de litros de gasolina e 41 bilhões de litros diesel (correspondentes, respectivamente, a 59% e 66% da demanda atual).
Conforme a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), mais de 7 mil carros foram emplacados no Brasil até o mês de abril de 2023. Os carros elétricos mais baratos do Brasil em 2023 são:
- JAC E-JS1;
- JAC iEV20;
- Caoa Chery Arrizo 5e;
- JAC iEV40;
- Renault Zoe E-Tech.
Os tipos de carregadores de carros elétricos
O carregador de carro elétrico é um equipamento cuja finalidade é fornecer energia para a bateria dos veículos movidos a eletricidade. Existem diferentes tipos de carregadores de carros elétricos, por isso, listamos os principais para que você possa conhecê-los. Veja!
Carregador de emergência
É um tipo de carregador que vem com o carro na ocasião da compra. Por meio dele, é possível carregar o veículo em tomadas de 10 A (amperes), que existem em nossa própria casa.
Esses carregadores são pequenos e leves e podem ser transportados no porta-malas do carro. Os carregadores de emergências podem ser utilizados durante imprevistos, quando não há tomadas ou carregadores mais potentes.
Embora seja bastante útil, a baixa potência representa um período de recarga mais demorado. Para dar uma carga completa em um carro com bateria de 40 kW, seriam necessárias entre 20 a 40 horas.
Geralmente, a corrente máxima do carregador é de 8 ou 10 A com potência máxima de aproximadamente 2 kW em 220 V ou de 1 kW em 110 V.
A escolha dessa corrente máxima pelas montadoras decorre da preocupação com a segurança do usuário e do carro durante a recarga. Considerando que as tomadas residenciais aguentam esse limite, fica eliminado o risco de o usuário cometer algum engano que poderia gerar sobreaquecimento das tomadas e dos cabos, até com a possibilidade de ocorrência de incêndios.
Alguns usuários utilizam adaptadores de tomada sem o devido conhecimento, alcançando correntes que ultrapassam as que estão previstas para tomadas e cabos. Logo, restringir a corrente representa uma boa medida de precaução.
Outro benefício que os carregadores de carros elétricos do tipo emergencial é que ele funciona em qualquer local (indústria, comércio, residência) porque utiliza tomadas comuns.
Carregador portátil
Os carregadores portáteis são bem semelhantes aos carregadores de emergência. A diferença principal é a potência de carregamento.
O carregador de emergência tem limite de 10 A com uma fase. O portátil consegue alcançar até 32 A em até três fases, multiplicando a potência máxima por 10, o que diminui o período de recarga.
A potência máxima de carga é de 22 kW em 380 V (trifásico). Contudo, há ainda modelos de uma só fase (monofásicos) de 7 kW (220 V) e modelos de 3,7 kW (16 A em 220 V).
Com potência máxima de 7 kW, uma carga completa de uma bateria de 40 kW poderia consumir cerca de seis horas. Com 22 kW, essa mesma bateria poderia ser carregada em menos de duas horas.
O carregador portátil vem substituindo o carregador fixo porque fornece a mesma potência com a vantagem de ser facilmente deslocado de um ponto a outro. Ele também é mais flexível que o carregador Wallbox.
Carregador Wallbox ou residencial
O carregamento residencial se responsabiliza por 80% do total de carregamentos feitos pelos usuários de carros elétricos.
A razão para esse alto percentual é fácil de compreender. O carro passa a maior parte do tempo em casa. Assim, esse é o melhor momento para carregar a bateria.
O residencial, também chamado de “home charger”, é um carregador mais rápido e seguro que o carregador de emergência. Por serem, em sua maioria, fixos e instalados na parede, os carregadores residenciais são conhecidos também como “Wallbox”, ou seja, carregador de parede.
Os residenciais podem alcançar até 16 ou 32 A em tensões de 220/380 V. Oferecem muita segurança porque apresentam mais dispositivos de proteção. Precisam de uma instalação dedicada, o que garantirá mais segurança para o carro, o imóvel e as pessoas.
O carregador Wallbox está disponível em potências que vão de 3,7 a 22 kW, usando corrente alternada (CA) no carregamento do veículo. Para carregar totalmente uma bateria de 40 kW, será consumido um tempo aproximado de duas a 12 horas.
Carregador Parking ou comercial
O carregador comercial se assemelha ao residencial, diferenciando-se por sua robustez e pela quantidade de recursos. O carregador comercial pode ser instalado dentro ou fora do imóvel. Devido à sua aplicação, ele suporta grande fluxo de carros.
Geralmente, o carregador comercial tem mais de uma saída para o carregamento, permitindo carregar mais de um carro ao mesmo tempo, o que o torna uma ótima solução para condomínios e empresas.
Trata-se de um carregador inteligente, que possibilita controle e monitoramento, oferece elevada confiabilidade e robustez. Ele também realiza carga em corrente alternada.
Ele pode ser encontrado com o nome de estação de recarga ou carregador Parking, pois é muito utilizado em estacionamentos.
A energia solar é uma boa alternativa para os carregadores de carros elétricos. É uma fonte limpa e renovável, captada por meio de placas fotovoltaicas instaladas no telhado do imóvel.
Compartilhe nosso post nas redes sociais! É importante que as pessoas se atualizem sobre o uso de veículos elétricos e invistam em energia mais sustentável para reduzir gastos e proteger o meio ambiente!