Como é o consumo de energia no verão? Saiba como economizar

O Brasil é um país tropical. Dessa maneira, em todo o país, o verão costuma ser marcado por temperaturas bem altas. Por isso, é comum que o consumo de energia aumente bastante nessa época do ano. No entanto, mais do que apenas gerar problemas financeiros, esse aumento pode também provocar consequências negativas para o meio ambiente.

É por isso que o consumo consciente vem sendo um assunto cada vez mais discutido. Você tem dúvidas sobre o que fazer a respeito? Este conteúdo traz algumas dicas valiosas para que você consiga reduzir o consumo de energia no verão. Confira!

Entenda por que o consumo de energia aumenta no verão

O verão brasileiro é marcado por dias mais longos e temperaturas elevadas. Com isso, é comum notar um aumento considerável na conta de luz.

Isso acontece porque os aparelhos de ar-condicionado e ventiladores ficam ligados dia e noite, e o uso de refrigeradores em potência máxima também é bastante expressivo.

Além disso, eles fazem muito mais esforço para manter a temperatura baixa quando o ambiente externo está mais quente, consumindo mais energia. Ou seja, ainda que você não faça nada diferente, o simples aumento da temperatura já é o suficiente para aumentar o consumo.

Da mesma forma, o suor faz com que mais roupas precisem ser lavadas, adicionando tempo extra ao uso da máquina de lavar. Isso sem contar a manutenção das piscinas e o uso de outros equipamentos eletroeletrônicos como bebedouros.

Nesse cenário, o consumo de energia no verão aumenta bastante em todas as residências. Por isso, aprender a administrar o uso da energia elétrica é imprescindível, de forma a não levar um susto no final do mês e evitar desperdícios!

Descubra como reduzir o consumo de energia no verão

Ninguém quer passar sufoco com o calor excessivo. No entanto, há diversos hábitos que você pode adotar para usar a energia de forma mais eficiente e evitar surpresas na conta de luz. Confira a seguir!

Aproveite a luz natural

Os dias de verão costumam ser claros e ensolarados. Por isso, evite usar as luzes acesas durante o dia. Mantenha janelas e cortinas abertas para que a iluminação preencha todo o espaço.

Aposte nos tons claros para as paredes, tanto internas quanto externas. Eles refletem melhor a luz e absorvem menos calor. Outra dica bem conveniente é escolher lâmpadas cujo consumo é menor. Embora sejam um pouco mais caras, as versões em LED duram mais e são muito mais econômicas que as fluorescentes.

Tenha cuidado com o ar-condicionado

O ar-condicionado é um grande gargalo de energia no verão. Para aproveitar o conforto desse aparelho sem desperdícios a primeira dica é manter a temperatura entre 22º e 23º. Se você ajustar o aparelho para mais do que tal valor, o ar-condicionado vai exigir um nível operacional que consome mais eletricidade.

Não se esqueça ainda de manter as portas e janelas fechadas quando o ar-condicionado estiver em uso. O aparelho tem um termostato que regula a temperatura, aumentando sua eficiência. Com as portas abertas, ele precisa trabalhar mais, o que potencializa o consumo.

Vale a pena também manter os filtros sempre limpos. Quando estão sujos, a passagem do ar se torna mais difícil, reduzindo bastante a sua eficiência.

Sempre que for possível, opte pelo uso do ventilador. Uma dica legal é ligar o ar para refrescar o ambiente e depois manter o clima gostoso com a ajuda do ventilador. Nesse caso, manter as portas e janelas abertas também melhora a circulação do ar e contribui para um ambiente mais fresco.

Use o chuveiro no modo verão

Nós sabemos que muita gente adora um banho quente. No entanto, em dias de verão não há necessidade de usar o chuveiro no máximo, especialmente se ele for elétrico.

Por isso, deixe o chuveiro no modo verão ou desligado e feche o aparelho enquanto se ensaboa ou lava o cabelo. Além de economizar na conta de luz, a água mais fria é ótima tanto para o cabelo quanto para a pele.

Retire os eletrodomésticos da tomada

Outra dica valiosa para reduzir o consumo de energia no verão (e no resto do ano) é retirar os eletrodomésticos da tomada após o uso. Ao mantê-los em standby, alguns componentes internos permanecem funcionando e consumindo a energia elétrica sem necessidade. Sabia disso?

Evite abrir a geladeira com frequência

No verão o consumo de alimentos e bebidas gelados aumenta bastante. No entanto, evite abrir a geladeira frequentemente. Assim como acontece com o ar-condicionado, ela tem um termostato para manter a temperatura estável.

Dessa forma, sempre que a porta é aberta o ar quente entra e o equipamento precisa ser acionado para manter o ar refrigerado. Assim, procure pegar tudo o que precisa de uma vez e não deixe a porta aberta enquanto você escolhe o que deseja pegar.

Escolha eletrodomésticos mais eficientes

A escolha correta dos eletrodomésticos também é muito importante para reduzir o consumo. Na hora de comprar verifique a etiqueta para conferir a eficiência do aparelho.

Vale observar que no site do Inmetro é disponibilizada uma tabela com produtos mais eficientes e que apresentam tecnologias inovadoras para a redução do consumo.

No site do IDEC você tem acesso a uma calculadora que converte o consumo de energia dos eletrodomésticos em dinheiro. Ela vai lhe informar quanto tempo aquele determinado aparelho ou maquinário usa de energia por dia, considerando a região em que a pessoa reside.

Aposte em energia solar

A energia solar é uma fonte de energia sustentável, renovável e muito eficiente. Afinal, em um país ensolarado, esse é um recurso muito viável. Não é à toa que a procura por fornecedores de energia fotovoltaica vêm crescendo a cada dia.

Um sistema doméstico consegue uma redução considerável na sua conta de luz, de modo que é um investimento que se paga em pouco tempo. Assim, você não vai precisar se preocupar tanto com o uso dos seus aparelhos.

O consumo de energia no verão pode ser bastante expressivo se você não prestar atenção nos seus hábitos. Ao contrário da energia solar, os recursos energéticos hídricos são limitados. Por isso, além de pesar na conta de luz, desperdiçar energia não é saudável para o meio ambiente.

Gostou das dicas? Então, entre em contato com a gente, fale com um de nossos especialistas e aproveite logo todos os benefícios de investir em energia solar!

 

POSTS RELACIONADOS