Energia solar em Pernambuco: veja as vantagens e como investir

O Brasil é um dos países em que a incidência do sol é mais intensa entre todas as nações do mundo. Dessa forma, ele se torna um privilegiado na geração de energia elétrica a partir da energia solar.

Das regiões brasileiras, o Nordeste se destaca pelos seus altos índices de irradiação solar. Neste artigo, vamos falar sobre energia solar em Pernambuco. Leia e veja como investir e as vantagens de usar essa fonte de energia renovável no estado!

Energia solar em Pernambuco

Pernambuco apresenta um elevado potencial de energia solar. O destaque maior vai para o sertão, a área em que existem os maiores índices de incidência solar do estado.

Estima-se que o potencial seja de 1.200 GW, o que permite um funcionamento mais eficiente e mais produtivo dos sistemas de energia solar em Pernambuco. Favorece, também, o funcionamento de usinas solares.

Pernambuco apresenta um potencial de 79% de área propícia para a produção de energia fotovoltaica, o que corresponde a mais de 77 mil quilômetros quadrados. No estado, o uso de sistemas fotovoltaicos é comum. Pernambuco foi o primeiro a gerar energia fotovoltaica em grande escala.

Há mais de 100 empreendimentos funcionando, e os sistemas instalados podem produzir aproximadamente 3,5 GW de potência já nos próximos anos (de 2023 em diante). Existem, ainda, 39 projetos em planejamento, que assumem 5,6% da potência total advinda de fontes renováveis em Pernambuco. Ao todo, são oito empreendimentos novos.

Novas plantas de sistemas de energia solar estão em desenvolvimento. Quando começarem a operar, terão potencial para produzir 188,5 MW.

Maior complexo fotovoltaico do Brasil

O maior complexo fotovoltaico do país está em Pernambuco, com um investimento de cerca de R$3,5 bilhões. Esse complexo está situado no município de São José Belmonte, a 500 quilômetros de Recife. Há sete usinas com potencial de gerar 1,1 mil MW.

Porém, os investimentos não ultrapassam a primeira posição no ranking de empreendimentos pernambucanos, em que se acham as centrais hidrelétricas, com oito projetos produzindo 27,8 MW.

Conforme a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), as usinas solares impulsionam a microgeração distribuída a partir da geração centralizada — um avanço de 264%.

Geração de energia solar em Pernambuco

Para gerar energia solar em Pernambuco, é necessário usar placas com células de silício que absorvem a energia do sol e a convertem em energia elétrica por meio do efeito fotoelétrico. A partir da geração de energia fotovoltaica, acontece a geração distribuída, com sistemas de microgeração (até 75 kW) e minigeração (75 kW e 5 MW).

Desse modo, existe a possibilidade de gerar energia elétrica, distribuindo-a em sistemas de energia solar em imóveis residenciais, indústrias, empresas, propriedades rurais e serviços públicos.

Custos com placas solares em Pernambuco

O preço das placas solares no estado muda conforme a eficiência que apresentam, a quantidade necessária para o projeto, o fabricante e a região de venda. O desenvolvimento tecnológico no país ajuda a reduzir os custos com os equipamentos e a instalação, por causa do aumento na demanda.

Vantagens das placas solares

A energia solar em Pernambuco oferece muitas vantagens para o consumidor e para o meio ambiente. Vejamos algumas delas, a seguir.

Sustentabilidade

As soluções sustentáveis, como a energia solar, são altamente recomendadas no contexto atual, diante de graves transtornos que afetam todo o planeta, como a poluição e o aquecimento global. O sol é uma fonte de energia limpa, renovável, altamente disponível. Como o Brasil é um país tropical, a incidência solar é alta durante todo o ano, principalmente, em estados como Pernambuco.

Baixa manutenção

Os sistemas de energia solar exigem baixa manutenção. As placas devem ser lavadas a cada seis meses ou anualmente, dependendo do índice de pluviosidade da região — afinal, as chuvas ajudam a lavar os módulos solares. Além disso, as placas já apresentam uma película antiaderente, que confere proteção contra a sujeira.

Também é necessário fazer a manutenção elétrica anualmente. Essa revisão analisa o estado de disjuntores, fusíveis, outros dispositivos protetivos.

Praticidade na instalação

Outra vantagem da energia solar em Pernambuco é que o sistema fotovoltaico é prático de instalar. Os painéis e o inversor solar são instalados no telhado em uma estrutura de suporte de madeira e alvenaria.

Em certas situações, é necessário fazer ajustes, como fixar quadros elétricos e eletrodutos. Outra medida necessária é configurar o inversor.

Economia de recursos

Muitas pessoas alegam o investimento relativamente alto para instalar o sistema fotovoltaico. Mas já falamos sobre a tendência na redução do preço dos equipamentos e da instalação das placas.

Vale ressaltar, ainda, que é preciso avaliar o custo-benefício. O payback (tempo de retorno do investimento) da energia solar em Pernambuco varia entre três e oito anos. Como a vida útil do sistema é estimada em 25 anos, é bastante favorável.

Outro indicador relevante é o Retorno Sobre o Investimento (ROI), que equivale ao lucro em cima do valor investido. Nesse caso, estamos falando de toda a economia gerada durante o uso do sistema, depois do payback. Tudo que o consumidor deixou de gastar com energia elétrica representa lucro.

Valorização do imóvel

Outra vantagem é que um imóvel com sistema fotovoltaico instalado tende a valorizar seu preço no mercado, principalmente, em um estado onde a energia solar já é muito procurada.

Dessa forma, o valor patrimonial aumenta e, caso a pessoa deseje vender seu imóvel, conseguirá um preço atrativo por ele. Melhor ainda é que a demanda por imóveis que já tenham sistema fotovoltaico tende a crescer.

 

Investir em energia solar em Pernambuco

Para investir em energia solar em Pernambuco, é necessário encontrar uma empresa especializada em sistemas fotovoltaicos que, além de vender os equipamentos, instale o sistema e cuide da homologação junto à concessionária local. Pesquise antes de escolher, compare preços e priorize o custo-benefício.

Uma das formas mais comuns de comprar sistemas fotovoltaicos é por meio de financiamento. Muitos bancos, em parceria com empresas especializadas, oferecem planos específicos para quem deseja gerar sua própria energia elétrica a partir da energia solar.

Nós, que formamos a HCC Energia Solar, trabalhamos com sistemas fotovoltaicos. Oferecemos a possibilidade de você instalar energia solar em Pernambuco. Nossos diferenciais são suporte profissional e técnico, profissionais qualificados, equipamentos modernos, projetos que atendem às necessidades de cada cliente, assistência técnica, atendimento ágil e boas condições de pagamento.

Que tal conhecer melhor nosso trabalho? Entre em contato conosco! A HCC Energia Solar é uma empresa de engenharia elétrica cujo foco é instalar painéis fotovoltaicos em diferentes partes do país. Venha nos conhecer melhor.

POSTS RELACIONADOS