5 APLICATIVOS PARA EMPREENDEDORES QUE FACILITAM A GESTÃO E PRODUTIVIDADE

5 APLICATIVOS PARA EMPREENDEDORES QUE FACILITAM A GESTÃO E PRODUTIVIDADE

Tempo de leitura: 

4 minutos

A tecnologia está avançando rapidamente e, com esse avanço, surgem diversas soluções que podem facilitar a gestão e a rotina dos empreendedores. Há softwares e aplicativos capazes de auxiliar o empreendedor no controle das finanças e processos da empresa, assim como na organização da rotina de trabalho dos colaboradores e controle de metas e objetivos estabelecidos.

Mas, você sabe quais são os principais aplicativos para empreendedores que facilitam a sua gestão e produtividade? Se não, este artigo é para você! Afinal, entender quais são eles e as principais características e funcionalidades de cada um pode ajudar você a descobrir as ferramentas que mais podem auxiliar a sua empresa a crescer e se desenvolver. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

1. Trello

O Trello é uma plataforma que pode ser usada tanto no computador quanto no aplicativo de celular. A principal função dessa plataforma é auxiliar na organização de processos e projetos, podendo também ser utilizada para organizar toda a rotina da sua empresa.

Para entender melhor, o Trello funciona como um grande quadro de atividades. Geralmente ele é dividido em três colunas:

● a fazer: você insere todas as atividades que precisam ser realizadas. É possível inserir também dados como prazo, pessoas envolvidas e um checklist de coisas que precisam ser feitas para que a atividade seja concluída;

● fazendo: coluna na qual você insere as atividades que estão em andamento dentro da empresa. Nesse momento, você pode comentar sobre o estágio de cada uma delas e acompanhar tudo que está acontecendo na organização;

● feito: coluna na qual você insere as atividades que já foram completamente concluídas.

Dessa forma, você é capaz de organizar toda a sua rotina como empreendedor dentro da empresa. Também é possível compartilhar o Trello com os colaboradores de forma a acompanhar as atividades, processos e projetos nos quais cada um deles está envolvido.

2. Guia de Bolso

Contar com uma boa organização financeira da empresa é essencial para o sucesso do negócio. Nesse aspecto, o Guia de Bolso pode ser um ótimo aliado.

Esse aplicativo permite que você controle todas as finanças da organização, inserindo em tempo real todos os elementos relacionados a saídas, entradas, fluxo de caixa, capital de giro e reservas do negócio. É possível, inclusive, sincronizar as suas contas de banco com o aplicativo, permitindo que ele acompanhe toda a movimentação em tempo real e de forma automática, sem a necessidade de você inserir dados em relação a esses processos manualmente.

A grande vantagem do Guia de Bolso está no fato de que ele possui uma interface bastante intuitiva. Dessa forma, é um aplicativo simples de ser utilizado e que pode ser o diferencial para que você controle as suas finanças com tranquilidade e eficiência.

3. Evernote

Precisa fazer uma reunião com um cliente ou com seus colaboradores? Então saiba que o Evernote pode ser um grande aliado na hora de organizar as pautas e, até mesmo, resultados da sua reunião.

Esse aplicativo integra uma série de funcionalidades que têm como objetivo ajudar você a organizar a sua rotina. Você pode criar, por exemplo, cadernos (notebooks) nos quais insere as pautas da reunião, ideias que teve ao longo do dia para solucionar determinado problema, falas e feedback de cliente, tarefas, entre outros.

Ele também pode ser um aliando dos seus estudos e profissionalização. Afinal, como você já sabe, um empreendedor de sucesso precisa investir na própria formação, garantindo que será capaz de realizar as suas atividades da melhor forma possível. Com o Evernote, é possível organizar listas de leitura, incluindo livros e artigos que podem ajudar você a realizar o seu trabalho cada vez melhor.

4. Slack

Quer uma ferramenta de comunicação simples e eficiente para o seu negócio? Então o Slack pode ser a melhor solução para você!

O Slack é um aplicativo totalmente voltado para a comunicação de equipes. Ele permite que você convide todos os colaboradores e insira-os em grupos específicos, dependendo da atuação ou do projeto no qual eles estão inseridos.

Dessa forma, você pode criar um grupo com todos os instaladores, por exemplo, e outro com os seus vendedores. No caso de um projeto para o cliente X, você pode criar outro grupo apenas com as pessoas envolvidas nesse projeto. Com isso, é possível centralizar a comunicação em um só lugar, incluindo nos grupos apenas as pessoas interessadas em determinados assuntos.

No Slack você também pode enviar comunicados gerais, links e documentos. O aplicativo salva todas essas informações e deixa-as disponíveis para todos que as receberam, facilitando também a busca por contratos ou outros dados importantes para a realização das atividades.

5. Forest

A procrastinação é a grande inimiga da produtividade, não é mesmo? E uma das formas mais comuns de procrastinar é a utilização do celular e redes sociais ao longo do dia.

É aí que o Forest entra como um aplicativo para empreendedores que querem ganhar foco e produtividade ao longo do dia de trabalho. Esse aplicativo funciona como um bloqueio do seu celular por algumas horas, bloqueando notificações e o uso do aparelho enquanto você está realizando determinada atividade.

O nome vem do funcionamento do aplicativo. Isso porque, na hora de utilizar, você deve determinar o tempo pelo qual deseja ficar totalmente focado no trabalho, variando de 5 minutos até 2 horas. O aplicativo então bloqueia as suas notificações e o uso do celular durante esse período, enquanto faz crescer uma árvore.

Quanto mais você usa, mais árvores você planta em sua "floresta virtual". Com isso, é possível se manter focado em determinada atividade por um tempo, o que faz com que você seja mais produtivo ao longo do dia.

A tecnologia pode ser a sua grande aliada na hora de melhorar a sua produtividade e gestão do negócio. Com esse artigo, você conheceu 5 aplicativos para empreendedores que podem fazer toda a diferença na sua empresa. Agora é a hora de avaliar quais são as melhores soluções para você e começar a utilizá-las, potencializando os seus resultados e os da sua organização!

Gostou do artigo? Quer receber mais novidades do nosso blog? Então siga a HCC Energia Solar nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

hcc energia solar franquia