Cursos sobre energia solar: veja os principais e por que fazer!

Cursos sobre energia solar: veja os principais e por que fazer!

Tempo de leitura: 

5 minutos

Você sabia que o segmento de energias renováveis está passando por um crescimento exponencial nos últimos anos? Fatores como o aumento da preocupação com causas ambientais por grande parte das empresas e a necessidade de investir em alternativas renováveis estão impulsionando esse mercado.

Por isso, a procura por cursos sobre energia solar é cada maior. Preparamos este conteúdo para que você saiba quais são as melhores alternativas disponíveis tanto para quem quer seguir uma carreira quanto para quem deseja aprimorar os conhecimentos técnicos (para empreender na área).

Você também vai descobrir o que levar em conta na hora de escolher a melhor opção. Continue a leitura!

Quais os melhores cursos sobre energia solar?

Agora que você tem uma noção mais ampla sobre as tendências em energia fotovoltaica para os próximos anos, mostraremos uma série de cursos sobre energia solar para investir em seus conhecimentos técnicos na área. Confira e veja se tornar um profissional ou empreendedor desse mercado.

HCC Engenharia — Comercialização e Instalação de Sistemas Fotovoltaicos

A HCC Engenharia é pioneira no setor de energia solar no Brasil. Seu foco de atuação comercial é instalação de sistemas fotovoltaicos em residências e empresas, treinamentos de parceiros de negócios, entre outros serviços ligados à rede.

Seu curso de Comercialização e Instalação de Sistemas Fotovoltaicos conta com aulas práticas e teóricas e inclui materiais didáticos. Nas aulas teóricas, o aluno terá conhecimentos aprimorados sobre diversos assuntos relativos ao setor, tais como:

  • princípio de funcionamento dos sistemas;
  • eletricidade básica;
  • resoluções 482 e 687 da Aneel;
  • diferenças de funcionamento entre os sistemas on-grid e off-grid;
  • negociação (prospecção e vendas);
  • dimensionamento de sistemas fotovoltaicos;
  • NR6 — Equipamento de Proteção Individual (EPI);
  • NR10 — Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
  • NR35 — Trabalho em Altura;
  • uso do aplicativo HCC Solar (Android).

Nas aulas práticas, serão ensinadas técnicas como:

  • instalação do sistema gerador fotovoltaico;
  • viabilidade técnica (áreas de sombreamento e áreas de instalação);
  • uso de EPIs;
  • manutenção do sistema gerador fotovoltaico;
  • comissionamento.

Cursos do SENAI

O SENAI é conhecido por oferecer cursos profissionalizantes sobre as mais diversas áreas do mercado. Não é diferente quando o assunto é energia fotovoltaica, pois a instituição tem diversas alternativas para quem pretende se especializar no setor. Veja, a seguir, quais são elas.

Tecnologia e Instalação de Sistemas Fotovoltaicos

Nesse curso de especialização, o aluno desenvolverá conhecimentos sobre parametrização e monitoramento de sistemas de energia solar e instalação de equipamentos. Ou seja, os participantes aprenderão noções básicas a respeito das tecnologias de instalação de minigeradores e microgeradores para conexão à rede.

Dessa forma, o profissional terá a aptidão necessária para assegurar a eficiência energética em empresas, condomínios e residências.

Projeto de Sistemas Fotovoltaicos On-Grid/Off-Grid

Essa especialização levará os participantes a desenvolver habilidades técnicas relacionadas ao dimensionamento de sistemas de geração de energia solar isolados e conectados à rede.

Montador de Sistemas Fotovoltaicos

O aluno aprenderá a instalar e realizar a manutenção de sistemas de energia fotovoltaica, conforme as exigências da legislação vigente e as normas aplicáveis à saúde, segurança, qualidade e ao meio ambiente.

Técnico em Energias Renováveis

O profissional que realizar esse curso estará apto a desenvolver e implementar projetos de energia renovável, assegurando sua funcionalidade. Também, saberá como gerenciar a eficiência energética e o seu consumo, com base nas exigências das normas e legislações relacionadas aos padrões e requisitos técnicos de saúde, segurança, qualidade e do meio ambiente.

Portal Solar

O Portal Solar oferece cursos sobre energia solar destinado a técnicos, engenheiros e arquitetos, nos quais os participantes aprenderão todas os conhecimentos e técnicas necessárias sobre como instalar um gerador fotovoltaico. Eles aprenderão também a realizar testes, medições e como montar um sistema real em operação.

A finalidade é capacitar os participantes com noções avançadas sobre as mais atuais tecnologias sobre o setor, para que estejam seguros para enfrentar os desafios da área e tenham total preparo para instalar sistemas de energia fotovoltaica.

O aluno aprenderá a instalar placas de energia solar e de um sistema fotovoltaico completo em funcionamento, desde o dimensionamento do projeto até a instalação do gerador. Entre os ensinamentos proporcionados pelo curso, podemos citar:

  • preparação do local de instalação das placas solares;
  • instalação de suportes e trilhos dos painéis fotovoltaicos;
  • instalação de painéis solares;
  • instalação do inversor solar e dos cabos;
  • envio do projeto para aprovação junto à concessionária de energia.

Blue Sol — Combo Projetos

A Blue Sol oferece dois tipos de cursos sobre energia solar, sendo um voltado para quem pretende se profissionalizar ou, até mesmo, se tornar um empreendedor na área de projetos de energia fotovoltaica.

Na modalidade Combo Projetos, o participante aprenderá sobre o dimensionamento completo de sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Além disso, como realizar os procedimentos necessários para solicitar o acesso junto à concessionária de energia, utilização de software para simular projetos, análise de faturas, conceitos de eletricidade e muito mais.

Os cursos da Blue Sol também incluem atividades avaliativas e componentes teóricos. A segunda alternativa é o Combo Instalação, que é recomendado para quem pretende se profissionalizar como técnico de instalação de sistemas fotovoltaicos e garantir uma profissão que se tornará cada vez mais necessária com o decorrer dos anos.

O que avaliar na hora de escolher cursos sobre energia solar?

Antes de decidir qual é melhor alternativa entre as opções de cursos sobre energia solar, é importante levar em consideração alguns aspectos, como:

  • avalie se há material de qualidade disponível no curso de energia fotovoltaica — seja online, seja presencial, pois esse é um aspecto determinante na hora de tomar uma decisão;
  • certifique-se de que a empresa que fornecerá o curso oferece um bom atendimento e suporte para sanar dúvidas;
  • pesquise sobre a procedência do curso — pergunte a outras pessoas que já participaram, verifique as avaliações nas redes sociais e veja se a empresa tem uma reputação positiva no mercado;
  • avalie a infraestrutura do curso — é importante saber se você terá os materiais necessários para aprender a instalar sistemas fotovoltaicos, assim como elaborar projetos de energia solar e outras questões relativas;
  • consulte a carga horária — é essencial saber se o curso se enquadrará em sua rotina diária;
  • confira a relação de custo-benefício — o retorno financeiro deve compensar o valor do investimento.

Como você pôde conferir, existem diversos cursos sobre energia solar disponíveis no mercado. Isso se deve ao processo de crescimento e reconhecimento que a área de energias renováveis está passando nos últimos anos, o que é útil tanto para quem pretende se profissionalizar no setor quanto para quem deseja empreender.

Gostou das informações que abordamos neste conteúdo? Quer saber mais sobre como a HCC Engenharia pode ajudar a aprimorar os seus conhecimentos sobre energia fotovoltaica? Então, entre em contato conosco para conhecer as nossas propostas!