Mudar de carreira: Tudo o que você precisa saber

HCC Energia Solar

Tempo de leitura: 

14 minutos

Muitas pessoas percebem, em determinado momento da vida, que ainda estão mais longe dos seus objetivos profissionais do que gostariam. Pode ser que você já tenha alcançado a independência financeira, por exemplo, mas não está satisfeito com o trabalho que realiza. Você ainda pode ter o sonho de aumentar a sua autonomia sendo o dono do próprio negócio. Tudo isso, assim como outros fatores, podem levar as pessoas a tentarem mudar de carreira. Mas você sabe quais são os principais desafios desse processo? Entende o que deve fazer para fazer uma transição profissional com sucesso? Se não, está na hora de descobrir!

Leia o artigo e entenda agora mesmo tudo que você precisa saber sobre mudança de carreira!

OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA A MUDANÇA DE CARREIRA O processo de mudança de carreira não é simples e sempre há um motivo por trás dessa decisão. Para que ele fique mais claro, inclusive caso você esteja começando a considerar essa possibilidade, entenda um pouco mais sobre os motivos que levam as pessoas a iniciar esse processo.

INSATISFAÇÃO COM AS ATIVIDADES Muitas pessoas escolhem uma profissão mas, na hora de atuar na prática, ou até mesmo com a rotina do dia a dia, percebem que não gostam do que fazem. Isso gera grande insatisfação, o que pode, inclusive, ir além da vida profissional, invadindo também aspectos da vida pessoal. Dessa forma, esse é um dos motivos que fazem com que profissionais busquem pela mudança de carreira, incluindo, até mesmo, uma alteração da área na qual eles atuam.

FALTA DE OPORTUNIDADE Alguns profissionais gostam do que fazem e estão inseridos em uma empresa que admiram e com a qual se identificam. Porém, com o passar do tempo, percebem que não possuem e não terão, por um bom tempo, oportunidade de crescimento. Ou seja, se continuarem nesse local, o cargo que ocupam na atualidade seria o ápice da carreira dele. Essa é outra situação na qual as pessoas buscam por uma mudança de carreira.

REMUNERAÇÃO Outro motivo que leva várias pessoas à mudança de carreira é a remuneração. Isso porque todos os profissionais possuem objetivos em suas trajetórias, sejam eles conscientes ou não. Isso significa que as pessoas têm desejos materiais e, para conquistá-los, é necessário receber uma remuneração adequada. Porém, algumas empresas e, até mesmo, áreas de atuação como um todo, oferecem salários abaixo da média do mercado. Diante dessa situação, há quem busque por novas oportunidades de carreira para conquistar a independência financeira e realizar os seus sonhos.

FALTA DE AUTONOMIA Por fim, a falta de autonomia é outro motivo que leva muitas pessoas a buscarem a mudança de carreira. Isso porque existem profissionais que gostam do que fazem e, inclusive, ganham um salário adequado em relação ao mercado, mas não têm muita autonomia para realizar as suas atividades. Isso significa que ficam à mercê do controle da gestão da empresa em relação à forma como devem realizar as suas tarefas. Essa situação causa grande insatisfação, uma vez que o profissional não é capaz de planejar a sua rotina ou colocar todas as suas competências em prática. Dessa forma, essas pessoas costumar buscar outras oportunidades — muitas vezes, até mesmo consideram abrir o seu próprio negócio.

EXISTE MOMENTO CERTO PARA MUDAR DE CARREIRA? Em primeiro lugar, é importante deixar claro que não existe um momento totalmente adequado para mudar de carreira. É importante que você saiba disso porque existem muitas pessoas que possuem o sonho de largar os empregos e começar a empreender mas, por aguardarem o momento perfeito, acabam adiando por muito tempo esse plano, até que ele se torne, inclusive, inviável.

Porém, há alguns elementos que podem auxiliar você nesse momento. É preciso estar atento a cada um deles, uma vez que uma mudança precipitada de carreira também pode provocar sérias consequências para você. Em primeiro lugar, não mude de carreira até que você tenha clareza do porquê desse processo e de onde você quer chegar com ele. Afinal, é preciso de muita sensibilidade para evitar que você fique dando voltas sem um foco específico. O autoconhecimento pode ser o seu maior aliado para isso.

Também é importante ter um planejamento financeiro estruturado para realizar a mudança de carreira. Isso não significa que você não possa se arriscar, principalmente quando se fala em abrir o próprio negócio. Afinal, esperar ter todo o dinheiro para sustentar o empreendimento por um longo tempo pode travar o seu crescimento. Porém, é importante que você tenha clareza dos riscos e de como irá solucionar os seus problemas financeiros até se estabilizar novamente.

Por fim, é importante que você tenha um planejamento bem estruturado antes de, efetivamente, mudar de carreira. Dessa forma, esses três elementos formam um conjunto do que é essencial para que você defina o melhor momento para mudar de carreira, de acordo com a sua realidade e oportunidades.

OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA MUDANÇA DE CARREIRA Além de entender o momento ideal para mudar de carreira, ainda existem alguns desafios que você precisa encarar nesse aspecto. Descubra agora quais são os principais deles para já se preparar para os obstáculos que você terá pela frente.

NÃO SABER PARA ONDE IR Uma das maiores dificuldades na hora de mudar de carreira é entender para onde ir. Afinal, você pode estar em uma determinada atividade há alguns anos e, dessa forma, fica difícil entender qual a melhor maneira de planejar o processo e começar a se inserir no mercado de trabalho novamente. Para solucionar esse problema, é importante que você tenha um foco muito bem definido. Isso significa que você deve ter clareza de onde quer chegar e se manter focado nesse objetivo. Quando o seu objetivo final norteia todos os seus passos e decisões, fica mais difícil se perder ao longo da jornada.

DIFICULDADE PARA SE INSERIR NO MERCADO Você decidiu mudar de área de atuação e, na hora de buscar por uma oportunidade, percebeu um grande desafio: como se inserir no mercado de trabalho depois de tantos anos fora? Isso acontece porque, todos os dias, chegam jovens atualizados e cheios de energia para buscar oportunidades no mercado. Eles já sabem quais são as melhores plataformas e canais de comunicação na hora de buscar uma vaga de emprego e, dessa forma, conseguem se inserir com mais facilidade. Para quem está fora há muito tempo, pode ser difícil começar essa busca.

Para superar esse desafio, é importante que você busque atualização, inclusive sobre o que é exigido dos novos profissionais que estão disponíveis no mercado. Assim, você fica mais capacitado para se inserir novamente.

FALTA DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Você trabalha há anos em uma empresa, desempenhando a mesma função. Dessa forma, é extremamente capacitado em uma atividade mas, na hora de mudar de carreira, essa tarefa não é tão valorizada pelas empresas. Aí está um outro desafio desse processo: a falta de experiência profissional. Superá-lo não é uma tarefa fácil, mas é, sim, possível de ser realizada. Isso porque a falta de experiência técnica em determinada atividade pode ser compensada por outros elementos, como desenvolvimento de competências comportamentais e conhecimento teórico adquirido em relação à área na qual você irá se inserir. Além disso, caso você deseje empreender e se tornar dono do próprio negócio, não será exigida uma experiência. É preciso, na realidade, que você se prepare para ter uma empresa e comece a realizar pesquisas sobre o assunto, aprendendo sobre as tendências do mercado no qual você irá se inserir e conceitos de gerenciamento de negócios.

DESMOTIVAÇÃO E FRUSTRAÇÃO Um dos grandes desafios da mudança de carreira não está relacionado a exigências do mercado, mas sim a sentimentos e emoções internas do próprio profissional que deseja passar pela transformação. Eles são a desmotivação e a frustração. Eles se referem a uma grande dificuldade que as pessoas têm na hora de lidar com as frustrações e as dificuldades que o processo de mudança de carreira oferecem. Isso porque, mesmo que você tome todas as atitudes necessárias, é possível que enfrente obstáculos e desafios ao longo da sua jornada. Dessa forma, é preciso lidar com a vontade de desistir e voltar para a vida antiga e continuar a busca pelos seus sonhos.

ZONA DE CONFORTO A zona de conforto pode ser mais poderosa e atrativa do que parece e, com isso, você corre o risco de se conformar com uma promoção ou um pequeno aumento do salário, por exemplo, para fugir dos outros desafios que uma mudança de carreira trazem. Para superar esse desafio, é essencial que você se lembre do que realmente importa: dos seus sonhos. Além disso, busque também identificar o que faz com que você se sinta infeliz na carreira atual e foque nos benefícios que a transformação pode trazer para a sua vida.

PROBLEMAS FINANCEIROS Existe um grande desafio de ordem material quando alguém passa pelo processo de mudança de carreira: os problemas financeiros. Afinal, muitas vezes é necessário deixar ou reduzir o nível de dedicação ao emprego atual para embarcar nessa aventura, o que faz com que a renda da família diminua.

Um bom planejamento financeiro pode ser um grande aliado nesse aspecto. Além disso, para aqueles que desejam empreender, pode ser importante buscar por financiamento e, até mesmo, escolher um negócio com rápido retorno sobre o investimento, de forma a garantir o sustento mesmo durante a transição.

COMO SE PREPARAR PARA A MUDANÇA DE CARREIRA Agora você já sabe quais são os principais desafios que precisa enfrentar e está pronto para superar todos esses obstáculos. Portanto, é a hora de entender o que é preciso fazer, na prática, para mudar de carreira. Descubra agora as nossas dicas de ouro!

INVISTA NO AUTOCONHECIMENTO O primeiro passo para começar a mudança de carreira com o pé direito é investir no autoconhecimento. Afinal, é preciso que você saiba que tipo de profissional você é, quais são os seus objetivos de carreira, suas potencialidades e, inclusive, limitações.

Comece entendendo onde você quer chegar. Para isso, pergunte-se quais são seus sonhos, o que você deseja conquistar e onde se imagina nos próximos anos. Também pense sobre o tipo de rotina que quer ter e o tipo de atividades que quer realizar. Por fim, aproveite para tentar identificar o seu propósito, ou seja, o que está por trás de tudo isso.

Também crie uma linha do tempo profissional para si mesmo, inserindo todas as suas experiências de trabalho, pontos positivos e negativos de cada uma delas e principais aprendizados. Isso é importante porque muda a forma como você vê a sua carreira e deixa as suas potencialidades à mostra.

Por falar em potencialidades, faça uma lista com todas as competências, tanto técnicas quanto comportamentais, que você já possui em alto nível de desenvolvimento. Além disso, tente identificar as suas limitações e pontos que você precisa trabalhar para alcançar os seus sonhos.

TENHA UM PLANEJAMENTO BEM ESTRUTURADO Com os seus objetivos em mente, comece a planejar a mudança de carreira. Trace uma linha de onde você está até o lugar no qual você quer chegar. A partir disso, é a hora de desenhar o passo a passo da trajetória que você precisa percorrer para alcançar os seus sonhos de carreira.

Aqui é importante que você seja bastante detalhista. Se um dos passos for a realização de um curso, por exemplo, coloque uma data para início e fim da capacitação e o tempo de dedicação diário que você precisa para concluí-lo. Aproveite também para planejar a sua vida financeira, com a construção de uma reserva para garantir a manutenção da saúde financeira da sua família nesse momento. Pode ser válido, durante o planejamento, incluir metas e indicadores pessoais. Isso ajuda você a identificar uma evolução ao longo do tempo e ainda evita que você perca o foco ao longo da jornada.

COMECE A FREQUENTAR EVENTOS DA ÁREA Muitas pessoas, na hora de realizar a mudança de carreira, têm dificuldades de identificar uma forma de iniciar o processo. Pois saiba que conhecer e frequentar os eventos da área na qual você quer se inserir pode ser uma ótima forma de fazer isso! Portanto, comece buscando encontros de profissionais, palestras, workshops e congressos da área. Além disso, acompanhe notícias e comece a interagir com pessoas e empresas pelas redes sociais. Você pode aproveitar essas ferramentas para fazer os primeiros contatos, pedir dicas e contar a sua história. Esses eventos podem ser, inclusive, o lugar perfeito para que você encontre a oportunidade que precisa para a mudança de carreira. Além disso, vale destacar que os eventos são bastante importantes na hora de realizar contatos profissionais, ou seja, criar o seu networking. Portanto, aproveite esse espaço pra trocar cartões com outros profissionais e crie relações de confiança com quem já atua na área que você quer se inserir.

ESTUDE SOBRE O ASSUNTO Mudar de carreira exige — muito — estudo. Você precisa entender tudo sobre a área na qual quer se inserir, identificar as principais tendências e a forma como as empresas do setor atuam. Além disso, também é importante que você adquira algumas competências técnicas, dependendo da área na qual você irá atuar. Portanto, comece agora mesmo a sua rotina de estudos. Você pode estudar livros teóricos ou, até mesmo, procurar cursos que podem auxiliar durante esse processo. Além disso, investir em uma pós-graduação na área também pode ser uma importante forma de você começar a entender mais sobre o assunto. Lembre-se que o conhecimento é uma importante ferramenta nesse momento, principalmente pelo fato de você não possuir tanta experiência na área. Ele pode ser o seu diferencial competitivo, que permite a você conquistar a oportunidade dos seus sonhos!

CONVERSE COM QUEM JÁ PASSOU POR ESSE PROCESSO A mudança de carreira pode ser mais frequente e comum do que você imagina. Portanto, é bem provável que você tenha, no seu círculo social, pessoas que já passaram por esse processo nos últimos anos. Elas podem ser grandes aliadas e contar um pouco sobre como o processo aconteceu, quais foram os desafios que elas enfrentaram e como superaram cada um deles. Além disso, ainda é possível que elas deem dicas que irão economizar tempo e, inclusive, evitar erros durante a sua jornada.

PESQUISE O MERCADO DE TRABALHO Você está entrando em um mercado de trabalho totalmente diferente daquele no qual você atuava anteriormente. Portanto, pode ser que as regras e a dinâmica de um não sejam adequadas ou semelhantes às do outro. Dessa forma, pesquisar sobre o mercado de trabalho é essencial para garantir o sucesso da sua mudança de carreira. Uma boa estratégia nesse aspecto é começar entendendo quais são as principais empresas que atuam no setor e onde elas estão localizadas. Pesquisar sobre as vagas oferecidas e, até mesmo, a respeito da cultura dessas organizações, é outra tarefa fundamental.

Caso você deseje abrir o próprio negócio, essa pesquisa precisa ser ainda mais intensa. Isso porque é necessário mapear os seus concorrentes, identificar oportunidades e realizar uma pesquisa de mercado em relação ao público consumidor. Contar com um diferencial competitivo também é uma forma de potencializar o seu sucesso nesse momento.

SEJA CAUTELOSO MAS NÃO TENHA MEDO DOS RISCOS A mudança de carreira é um processo importante, tanto para a sua vida pessoal quanto profissional. Portanto, decisões precipitadas e impulsividade podem acarretar em grandes problemas nesse momento. Dessa forma, é importante que você seja cauteloso, tomando cada uma das decisões baseadas nos seus objetivos e sonhos profissionais, mas sempre dentro da realidade. Porém, ser cauteloso não é sinônimo de evitar riscos. A possibilidade de algo dar errado sempre existe, mas tudo bem. Isso não é um problema. A questão aqui é ter consciência de quais são os principais perigos e ameaças ao seu sucesso, quais você está disposto a enfrentar e como minimizá-los.

FIQUE ATENTO ÀS OPORTUNIDADES Por fim, é essencial que você esteja sempre atento às oportunidades que podem surgir para garantir que a sua mudança de carreira será bem-sucedida. Isso vale tanto para quem quer mudar de emprego quanto para aqueles profissionais que querem ir para outra área de atuação ou, até mesmo, empreender. Nos dois primeiros casos, esteja sempre antenado ao mercado de trabalho para identificar quais são aquelas empresas que oferecem oportunidades semelhantes às que você deseja. Quem quer empreender deve estar atento às possibilidades de negócio existentes e quais são as mais adequadas para alcançar os seus objetivos e realizar os seus sonhos.

FRANQUIAS: UMA OPORTUNIDADE NO BRASIL As franquias são um modelo de negócio já testado, cujo franqueador oferece conhecimento técnico, tecnologia e processos estruturados ao franqueado, pessoa que será o dono da próxima franquia. Dessa forma, ela pode ser a melhor oportunidade para quem quer mudar de carreira, ganhando autonomia e abrindo o próprio negócio. Além dos benefícios únicos que uma franquia pode oferecer — como modelo de negócio e marca já estabelecidos e com boa reputação no mercado, o que traz maior probabilidade de sucesso, além do retorno sobre investimento mais rápido quando comparado a uma empresa própria —, o mercado está em pleno crescimento e desenvolvimento, o que vem fazendo com que muita gente procure saber mais a respeito de como ser um franqueado (https://hccenergiasolar.com.br/posts/ainda-nao-sabe-como-ser-um-franqueado-confira-aqui/). Isso é o que indica os números da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Segundo os relatórios da organização, o faturamento das franquias no Brasil superou os R$ 185 bilhões em 2019, o que demonstra um crescimento de 6,8% em relação a 2018. O número de unidades de franquias no país também aumentou 4,7% em 2019, quando comparado ao ano anterior. A sociedade como um todo é beneficiada pelo setor de franquias. Uma das melhores formas de observar esse benefícios é o fato de que a empregabilidade nesse setor também vem aumentando. Em 2017, eram quase 1,2 milhão de empregos oferecidos pelas franquias, enquanto em 2019 esse número se aproximou de 1,4 milhão, representando um crescimento de mais de 4% em relação a 2018.

A ENERGIA SOLAR COMO OPÇÃO PARA QUEM DESEJA INVESTIR EM FRANQUIAS Se as franquias são ótimas opções, existem aquelas que ainda representam um diferencial para quem decidiu investir na área. É o caso da franquia de energia solar. Essa franquia é do tipo inovadora, uma vez que trabalha com alta tecnologia. Além disso, ela dá oportunidade para que você atue em um mercado que está em crescimento no país. Afinal, diante da necessidade de investimentos em energias limpas e sustentáveis, a energia solar se mostra como uma ótima opção, tanto para residências quanto para empresas e indústrias. Além disso, quando comparada a outras áreas, a franquia de energia solar possui baixo valor de investimento e alta taxa de retorno. Ela também tem alta lucratividade e, inclusive, pouca concorrência no mercado, já que nem todo mundo está bem informado sobre as tendências do setor fotovoltaico. Como você pode perceber, a mudança de carreira é um processo bastante complexo, mas importante para quem não está satisfeito com a situação atual. É importante que você tenha consciência dos desafios e da melhor forma de enfrentá-los para alcançar o sucesso. Além disso, se você deseja empreender como maneira de mudar de carreira e ganhar autonomia, considere as franquias como uma opção vantajosa.

Quer saber mais sobre como investir em uma franquia de energia solar? Então entre em contato com a HCC Energia Solar agora mesmo e descubra!