Descubra agora como fazer gerenciamento de negócio de forma eficaz

Descubra agora como fazer gerenciamento de negócio de forma eficaz

Tempo de leitura: 

5 minutos

Quando o assunto é "abrir um negócio", é preciso acompanhar finanças, processos, colaboradores, relacionamento com os clientes, entre outros elementos centrais para o seu bom funcionamento. É exatamente nisso que consiste a gestão de uma empresa, desde as menores até as multinacionais.

Um bom gerenciamento de negócio é o que permite que você garanta que todos os processos ocorram como planejados. Além disso, uma gestão eficiente permite que você acompanhe todos os indicadores da empresa, de forma a descobrir possíveis problemas e gargalos que estão no caminho do seu sucesso.

Dessa forma, esse processo é central para que você cresça e se destaque no mercado.

Quer saber como implementar um gerenciamento de negócio eficaz na sua empresa? Então, continue a leitura e descubra nossas dicas de ouro!

Mapeie os seus processos

Uma das atividades mais importantes de uma boa gestão de negócios é o mapeamento de processos. Ele consiste na identificação de todas as atividades realizadas, incluindo a descrição de etapas, colaboradores responsáveis, resultados esperados e, inclusive, impacto estratégico.

A partir da coleta dessas informações, você deve criar um mapa ou uma representação gráfica de cada um dos processos da empresa, e aplicá-lo a todos os setores.

O mapeamento de processos permite que você visualize todas as atividades realizadas dentro do negócio, de forma a identificar falhas e, até mesmo, fluxos que não agregam nenhum valor à empresa.

Além disso, com os mapas dos processos em mãos, você é capaz de padronizar as atividades e acompanhar o desenvolvimento de cada uma delas com excelência.

Conte com um planejamento estratégico

Você tem objetivos em curto, médio e longo prazo para o seu negócio, não é mesmo? Mas eles estão claros tanto para você quanto para a sua equipe? Você sabe o que precisa fazer para alcançá-los? Tudo isso é dado pelo planejamento estratégico.

Trata-se do processo de estabelecer objetivos e metas para a empresa e implementar ações para atingi-los. Além disso, ele auxilia o processo de tomada de decisão, servindo como embasamento para que você escolha o destino dos recursos da sua empresa de acordo com os seus objetivos.

Para criar um planejamento estratégico para o negócio, defina uma missão (o propósito de existência da sua empresa), visão (onde você quer chegar em curto prazo) e valores (comportamentos esperados e premissas do negócio). A partir disso, desdobre os seus objetivos em metas e planos de ação a serem implementados.

Crie indicadores estratégicos

Além de ter metas e planos de ação, é importante que você também conte com indicadores. Eles são fórmulas matemáticas utilizadas para evidenciar, de forma objetiva, o desempenho do seu negócio. Existem indicadores específicos para cada uma das áreas do seu negócio — financeiro, administrativo, marketing, entre outros.

Nesse momento, é importante que você saiba que não é aconselhável contar com muitos indicadores para cada área, sendo que o ideal é ter de dois a três. Caso contrário, você corre o risco de se perder em muitas métricas e, com isso, o uso dos indicadores perde o sentido.

Além disso, é essencial estabelecer uma periodicidade para a mensuração de cada indicador, que pode ser trimestral, semestral ou anual, por exemplo. Comparar os resultados de cada medida é o que vai evidenciar se o seu negócio está ou não no caminho certo.

Organize suas finanças

As finanças são outro elemento imprescindível para a gestão do seu negócio. Afinal, se a saúde financeira da empresa não está em dia, é muito difícil investir em qualquer outra área.

Para isso, é importante que você tenha uma controle muito detalhado de todo o dinheiro que entra e sai do seu negócio, ao nível de centavos. Você pode fazer isso utilizando cadernos ou uma planilha do Excel, mas o mais indicado é que você conte com um software que permita que todo o controle seja feito de forma automática.

Ter clareza de contas a pagar, datas de vencimento, valor mínimo para o sustento do negócio, receita média, entre outros indicadores da área, também é muito importante. Por fim, lembre-se de nunca misturar as suas contas pessoais com as da empresa, de forma a evitar que você se confunda e, com isso, comprometa a saúde financeira do negócio com despesas externas.

Implemente a gestão de pessoas

Mesmo com um time de colaboradores reduzido, é importante que você tenha uma gestão de pessoas bem estabelecida. Isso vai além de um recrutamento de funcionários, incluindo também o treinamento da equipe, manutenção de um clima organizacional agradável e organização dos documentos relacionados aos colaboradores.

Além disso, é importante cuidar da motivação e do engajamento do time. Afinal, são os colaboradores os responsáveis pela geração de resultados e pelo contato com os clientes do seu negócio. Dessa forma, quando você implementa uma gestão de pessoas de qualidade, é capaz de garantir que todos deem o melhor de si para que a empresa alcance os resultados esperados.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das empresas e essa é uma tendência que veio para ficar. Diversos softwares de gestão surgem para ajudar você a organizar os processos e finanças da sua empresa. E eles estão cada vez mais completos, atuando como um grande aliado do gerenciamento do negócio.

Alguns contam com diversos módulos, incluindo financeiro, fiscal, de gestão de pessoas, de processos e de clientes. Além disso, eles calculam indicadores automaticamente e emitem relatórios gerenciais para você. Portanto, cogite utilizar a tecnologia a seu favor com a implementação de um software de gestão!

Um gerenciamento de negócio eficaz é essencial para o crescimento e o sucesso da sua empresa. Isso porque permite que todos os processos ocorram como deveriam e, ainda, garante a identificação de falhas para possíveis correções. Com essas dicas, você está pronto para investir em uma gestão de qualidade da sua empresa e fazer com que os seus resultados decolem!

Se você quer investir em um negócio, uma franquia pode ser a melhor solução. Afinal, a franqueadora já testou o modelo de negócio e tem processos mapeados e bem estabelecidos, dando todo o suporte para uma gestão eficiente. Quer saber mais sobre isso? Então, entre em contato com a HCC Energia Solar agora mesmo e realize o sonho de ter a própria empresa!