Energia Solar em Santa Maria – RS : Porque o desenvolvimento da fonte solar na região tem trazido ganhos de produtividade a diversos setores da economia.

Energia Solar em Santa Maria - RS : Porque o desenvolvimento da fonte solar na região tem trazido ganhos de produtividade a diversos setores da economia.

Santa Maria no Rio Grande do Sul é um dos municípios do estado com maior penetração de energia solar. No total de 16MW de potência e mais de 1700 unidades com geração própria, a cidade possui uma das maiores taxas de potência solar por habitante – 55W/hab, umas das maiores penetrações do Brasil.

Essa difusão acelerada no município se deve a muitos fatores, entre os quais, podemos destacar o retorno do investimento que diminuiu de 7 anos em 2017 para 4 anos em 2021. E não para por aí, os projetos de energia solar ganharam o apreço da sociedade por ser uma solução que traz economia e gera prosperidade local. Somente em Santa maria são mais de uma dezena de empresas especializadas que fazem o serviço, gerando emprego e renda.

As principais vantagens de se ter energia solar em Santa Maria são:

Tarifa de energia elétrica: A tarifa do estado do RS é muito alta, isso é decorrente da característica fracionada das concessões de distribuidoras de energia.

Aumento na conta de energia: Com a pandemia as distribuidoras de energia passaram por várias dificuldades em função da inadimplência e também pelo não repasse dos custos das termoelétricas para as bandeiras tarifárias, isso gerou um déficit bilionário que está sendo aos poucos colocados na tarifa de energia.

Imunidade tarifária: Um dos grandes benefícios de ter energia solar é ter imunidade da inflação energética, que normalmente é superior a inflação e normalmente é pressionada pelo câmbio em função da energia de Itaipu

Políticas de incentivo de Sustentabilidade: No RS tem vários municípios com práticas de sustentabilidade e as empresas que promovem isso acabam sendo mais valorizadas e agregam valor para sua marca.

Santa Maria completa aniversário no dia 17 de maio e HCC Energia Solar por ser pioneira na área foi responsável por aproximadamente 40% da potência instalada no município, um fato que nos enche de orgulho e serviu de motivação para ampliarmos o nosso negócio para todo o Brasil. Hoje temos mais de 30 franquias em 15 estados do Brasil, levando a liberdade energética para todo o país e elevando o nome do município no cenário nacional.

Outro ponto de orgulho para nós da HCC Energia Solar é termos o maior complexo de lotes solares do RS, localizado no distrito de Arroio Grande vários consumidores do Rio Grande Sul geram energia no loteamento, economizando com energia elétrica e colaborando para uma energia de mais qualidade para a região leste do município.

Parabens a Santa Maria e em especial aos mais de 450 clientes atendidos pela HCC que tiveram sua liberdade energética conquistada e fazem a diferença na vida de toda comunidade.

POSTS RELACIONADOS