Por que usar energia solar em Juazeiro? Entenda aqui!

Por que usar energia solar em Juazeiro? Entenda aqui!

Tempo de leitura: 

4 minutos

A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia que permite a você converter a radiação solar em energia elétrica. Por meio do kit fotovoltaico, composto por painéis solares, inversores e outros equipamentos, você é capaz de realizar essa transformação para direcionar a energia diretamente para o estabelecimento e, até mesmo, armazená-la em baterias.

Mas, você sabe quais são os principais motivos para investir em energia solar em Juazeiro, na Bahia? Se não, está na hora de descobrir! Afinal, uma cidade com tanta incidência de luz solar pode se beneficiar — e muito — do uso dessa tecnologia!

conheca 5 fatos que comprovam

Continue a leitura e entenda, agora mesmo, por que usar energia solar em Juazeiro!

Alto potencial para a geração de energia solar

Um dos principais motivos para usar energia solar em Juazeiro é o alto potencial da cidade em relação à geração desse tipo de energia. Afinal, por estar localizada no Nordeste brasileiro, próxima à Linha do Equador e em uma região com baixo índice de chuva, Juazeiro se mostra como um local adequado para a instalação de painéis solares com alta performance.

Aqui, vale lembrar que a radiação solar incide nos painéis mesmo em dias de chuva, o que evidencia que um clima mais chuvoso não inviabiliza o projeto. Porém, quando se fala em energia solar, quanto maior a incidência de raios do sol, maior é a eficiência dos painéis, o que significa que mais energia elétrica é gerada. Dessa forma, em Juazeiro, o potencial para painéis extremamente eficientes é alto, o que torna o investimento ainda mais vantajoso.

Economia na conta de luz

Outro grande benefício do investimento em energia solar em Juazeiro é a possibilidade de reduzir os valores da sua conta de energia elétrica. Isso porque, ao investir nessa tecnologia, você é capaz de produzir a sua própria energia e, com isso, reduz a necessidade de usar a eletricidade fornecida pela concessionária.

Isso diminui gastos, seja para a sua residência, seja para a empresa ou a propriedade rural. Além disso, é importante destacar que a economia na conta de luz também permite o retorno sobre o investimento realizado na energia solar. Ou seja, rapidamente, você pode ver o dinheiro investido no projeto de instalação de energia solar fotovoltaica retornando para o seu bolso.

Investimentos no desenvolvimento da cidade

Não são apenas os residentes ou empresas que atuam em Juazeiro que estão percebendo os benefícios de investir em energia solar na região. Até mesmo as multinacionais e empresas que trabalham diretamente com esse setor estão buscando o local para realizar novos investimentos.

Uma das maiores evidências disso é a construção de um complexo de geração de energia solar no local, denominado Complexo Velho Chico. O valor aplicado foi de R$2,2 bilhões, e a expectativa é que, ao final de 2023, as obras sejam finalizadas, e a nova usina gere 2 GW/ano para a região. Isso posiciona a Bahia e Juazeiro como uma região extremamente estratégica no que se refere à geração de energia solar fotovoltaica.

Auxílio na preservação do meio ambiente

Juazeiro está localizada no Vale do Rio São Francisco, um dos mais importantes do país. Além de ser banhada pelo rio, a região ainda abriga uma série riquezas naturais, como a vegetação da caatinga e do cerrado, cachoeiras, paredões e sítios arqueológicos. Dessa forma, preservar a natureza é essencial, tanto para a manutenção da cidade quanto para a conservação do país como um todo.

Como você já deve saber, uma das principais fontes de energia elétrica no Brasil são as hidrelétricas. Esse tipo de usina têm uma série de impactos para o meio ambiente, incluindo a interferência no curso dos rios, a expulsão de comunidades ribeirinhas e a destruição da fauna e da flora, que são alagadas na construção. Apesar dos impactos, só no Rio São Francisco, já são mais de cinco hidrelétricas, com prejuízos sociais e ambientais.

Dessa forma, ao investir em energia solar em Juazeiro, você pode estar contribuindo para a redução da necessidade dessas hidrelétricas e, até mesmo, evitando a construção de novas unidades. Ao contrário da energia elétrica gerada por essas fontes, a energia solar é limpa e renovável, o que permite que você substitua uma fonte de alto impacto ambiental por uma que contribui com a preservação da natureza.

Valorização do imóvel

Outra razão para o investimento em energia solar em Juazeiro é a valorização do imóvel que conta com essa tecnologia, tanto para a venda quanto para o aluguel. Isso é extremamente importante, principalmente, em uma cidade grande e em expansão, como é o caso de Juazeiro.

A quinta cidade mais habitada da Bahia, com população de mais de 200 mil habitantes, tem movimentado setor imobiliário. Dessa forma, a busca por alugueis ou compra de imóveis é comum e, quanto mais valorizada for a sua propriedade, maiores as suas condições de negociação.

Geração de autonomia energética

Você já passou por situações difíceis devido à queda de energia elétrica? Em um momento no qual o home office se torna cada vez mais comum, juntamente à dependência da nossa sociedade da energia elétrica para as mais diversas atividades diárias, contar com autonomia energética pode ser uma ótima forma de evitar perdas financeiras na sua empresa ou situações difíceis dentro de casa.

A energia solar pode ser uma grande aliada nesse aspecto. Afinal, você é capaz de gerar e guardar a sua própria energia, não dependendo diretamente da concessionária para garantir o acesso a esse recurso. Além disso, se você utilizar baterias para o armazenamento da energia, ainda é possível carregá-las para qualquer lugar e, com isso, garantir a energia elétrica mesmo em regiões rurais, onde não há fiação instalada.

Como você pode perceber, o investimento em energia solar em Juazeiro é uma ótima forma de reduzir custos, preservar o meio ambiente e garantir a sua autonomia. Afinal, o local é privilegiado devido à posição geográfica e clima, permitindo alta eficiência dos painéis solares e geração de altas quantidades de energia.

Portanto, aproveite para começar a investir nesse aspecto, agora mesmo! Entre em contato com a HCC Energia Solar e descubra a unidade mais próxima de você!

tipos de sistema fotovoltaico