Você sabe o que é a tecnologia half cell? Confira!

O mercado de energia solar está em constante crescimento e é, sem sombra de dúvidas, uma grande promessa. Isso se deve às inúmeras vantagens que a adoção dessa fonte de energia não esgotável oferece, que vão desde a economia com os custos até a preservação do meio ambiente.

Justamente por ser uma grande promessa, esse mercado vem desenvolvendo, também, diversas tecnologias de ponta. Uma delas é a half cell, que se trata de placas solares com as células cortadas ao meio, o que permite menos perdas de células energéticas do que o modelo de captação de energia solar tradicional.

A tecnologia half cell tem uma série de diferenças quando comparada com as demais. Além disso, conta com diversos benefícios, como uma menor quantidade de painéis a serem instalados, um maior desenvolvimento térmico, uma maior tolerância ao sombreamento e uma maior resistência elétrica.

Quer aprender mais sobre half cell? Então, continue com a gente! Vamos explicar para você o que é a tecnologia half cell, as suas diferenças em relação ao modelo tradicional e os principais benefícios obtidos ao optar pelo seu investimento. Não perca!

 

O que é a tecnologia half cell?

A tecnologia half cell é um método que diminui pela metade a disponibilidade de células nas placas solares. Dessa forma, a instalação do número de painéis se torna menor e, com isso, reduz-se também o tempo de retorno sobre o investimento.

Essa diminuição é feita por meio da redução dos módulos solares pela metade, cortados, literalmente, ao meio. Tradicionalmente, esses módulos são quadrados. Com a half cell, tornam-se retangulares.

Tal corte pode ser feito por meio do Laser Termal Separation (TLS), que é uma solução à laser, ou mesmo de forma manual. Porém, é importante buscar um profissional para realizar o feito, pois não pode haver danos nas divisões das células.

A redução das células das placas solares também aumenta a potência de saída de um módulo, sendo esse aumento de 5 a 8 W, em relação aos painéis tradicionais. Devido a isso, diversas empresas estão migrando para o half cell, o que impacta de forma positiva o mercado de energia solar.

 

 

Quais as principais diferenças da half cell para o modelo tradicional?

A principal diferença do modelo half cell para o modelo convencional de geração de energia solar está no fato de o novo tipo não precisar das fitas que interligam as células para o seu funcionamento. Essas fitas causam significativas perdas de energia, portanto, há uma grande economia de energia na adoção da tecnologia half cell.

Temos, também, a diminuição do custo do investimento. Afinal, como visto anteriormente, modelos half cell necessitam de apenas metade da matéria-prima necessária para a construção de placas solares, o que reduz o seu valor e o seu custo para o comprador.

Por falar em quantidade e qualidade de matéria-prima, a estrutura da placa solar como um todo também sofre alterações no que diz respeito às diferenças entre os dois modelos. Células de dimensões diminuídas sofrem menos estresse mecânico e estão menos sujeitas às microfissuras, o que contribui para o prolongamento da vida útil da placa solar.

Além disso, temos a melhor tolerância a sombras. No modelo half cell, há uma maior divisão das células em número de grupos, o que permite a formação das chamadas sombras parciais. Elas tornam todo o sistema de geração de energia solar mais tolerante à formação das sombras.

Por fim, o novo modelo half cell, de forma diferente do modelo tradicional, conta com as chamadas múltiplas caixas de junção. Elas servem para alojar os diodos de by-pass, que são responsáveis pelo controle de temperatura. No modelo tradicional, apenas uma caixa de junção é utilizada e, dessa forma, torna-se de 15º a 20º mais quente do que no modelo half cell.

 

Quais os benefícios de investir em painéis solares com tecnologia half cell?

Você já deve ter percebido que a tecnologia half cell conta com uma série de vantagens, não é mesmo? Veja, agora mesmo, os maiores benefícios de investir nessa tecnologia!

 

Redução dos preços

Um dos benefícios da adoção da tecnologia half cell é a redução dos preços, pois a matéria-prima utilizada na produção das placas solares é reduzida pela metade. Além disso, os gastos energéticos também diminuem, visto que o modelo half cell também contribui para a queda da temperatura do sistema de geração de energia solar.

 

Melhor aproveitamento da energia solar

Como visto anteriormente, o modelo half cell, por combinar a redução de valores e mecanismos tecnológicos de ponta, proporciona um aumento da potência na geração de energia. Isso contribui para o melhor aproveitamento da fonte de energia solar.

 

Menor perda por sombreamento

A tecnologia half cell permite a formação das sombras parciais, que traz para a instalação das placas solares uma maior flexibilidade. Dessa forma, o módulo solar terá maiores opções de espaço para o seu posicionamento diante da luz.

 

Maior resistência elétrica

Além de melhorar a potência da geração energética e reduzir os custos, as células cortadas ao meio também produzem metade da geração de corrente de energia elétrica de uma célula tradicional. Dessa forma, a resistência elétrica também se torna maior, formando uma geração de energia mais eficiente.

Portanto, a half cell é uma excelente oportunidade para que você, usuário do sistema de energia solar, possa reduzir custos e obter uma energia de qualidade. Para quem ainda não aderiu a essa fonte de energia, saiba que a half cell é, também, uma excelente opção!

Se você tem interesse em investir na energia solar, saiba que poderá contar com a gente! Nós, da HCC Energia Solar, somos uma empresa especializada em soluções em energia solar com mais de 15 anos de mercado! Além de termos a solução para o seu problema, também trabalhamos com o sistema de franquias, o que é uma excelente opção para os novos investidores do ramo energético!

Gostou de aprender mais sobre half cell? Então, deixe seu comentário para que possamos saber o que você pensa a respeito do assunto! Sua opinião é muito importante para nossa equipe!

POSTS RELACIONADOS