Entenda como realizar a formatação de franquia

Ser franqueado de algum negócio de sucesso é o sonho de muitas pessoas. Deixar o trabalho atual, abrir sua própria empresa e, melhor, com a segurança de uma marca que já seja bem aceita pelos clientes, é bem tentador. É por isso que o mercado de formatação de franquia tem se tornado muito atrativo aos empresários de vários setores.

O ponto principal nesse modelo é a redução de riscos nos investimentos. No caso da formatação da franquia, o futuro franqueador terá que fazer um investimento inicial para cobrir as etapas necessárias, que é pequeno, se comparado aos custos de expansão.

A franquia de energia solar, por exemplo, tem se mostrado muito promissora e com investimento acessível para formatação. Mas o empresário não deve fazer esse trabalho sozinho, pois se trata de uma atividade especializada, demandando alguns conhecimentos específicos de legislação e de mercado.

Os profissionais dessa área sabem como realizar a formatação de um negócio para se tornar uma franquia, precisando a empresa estar bem posicionada em seu setor e ter as características de replicação, ou seja, de ter suas atividades reproduzidas por outro empreendedor que queira fazer isso. Neste artigo, trazemos o que é necessário para a formatação de franquias, inclusive, a de energia solar. Confira!

Verifique se seu negócio é franqueável

A formatação de franquia começa a se mostrar interessante quando um empreendedor, com um negócio comprovadamente vencedor e com o desejo de expandir para outros locais, esbarra nos altos custos envolvidos na abertura de novas unidades. Esse seria o momento para ele considerar a viabilidade de ser uma franquia.

A principal etapa desse processo é a análise de franqueabilidade, pois é nela que se decide se a empresa tem ou não condições de ser colocada no mercado como um modelo de produção ou prestação de serviços replicável. Outros aspectos, como viabilidade de custo para o franqueado e inovação no mercado, também são analisados.

Planejamento financeiro

Durante a formatação, haverá diversos gastos relacionados a ela, pois todos os processos, técnicas e ferramentas passarão por análise de eficiência e eficácia. Tudo isso tem o objetivo de tornar o modelo facilmente assimilável pelo futuro franqueado, que buscará isso no mercado na hora da decisão.

A busca por um modelo lean (enxuto) deve ser feita até que seja alcançado, sem pontos de desperdício de tempo e material, e sempre mantendo a qualidade do produto e do serviço. O valor do investimento em uma formatação de franquia varia muito, conforme o tipo de negócio, mas recomenda-se em torno de R$50 mil como o mínimo para realizar sua estruturação. Para o mercado de energia solar, o mínimo recomendado é de R$100 mil.

Modelo de negócio

No mercado, existem diversos tipos de empreendedores, com perfis e capital disponível em realidades bem diferentes. Há desde pessoas dispostas a investir em negócios exclusivamente home office, que aumentaram bastante por causa da pandemia da Covid-19, passando por interessados em quiosques de shoppings centers e chegando até às grandes redes de fast-food.

É essencial que a formatação leve em conta seu público-alvo, tanto em relação à necessidade de espaço físico, estoques e pessoal quanto ao capital a ser investido, independentemente do tamanho físico a ser ocupado. Uma joalheria pode ser uma loja pequena, mas o investimento em estoque inicial pode ter um valor absoluto bastante alto, por exemplo.

Perfil do futuro franqueado

Cada negócio demanda um tipo de profissional. Definir qual será o perfil do franqueado faz parte do planejamento na formatação da franquia. Isso não precisa ser uma barreira de entrada para novos negócios, mas pode ser decisivo quando forem necessários mais dados para autorização de uma franquia em determinado local.

Se falarmos de uma franquia em que o conhecimento técnico é necessário, isso tem que ser colocado claramente no material a ser distribuído aos prospects. Como exemplo, em alguns casos, um perfil mais jovem e heavy user de redes sociais poderia ser requisitado a, pelo menos, um dos sócios, como ponto necessário para o desenvolvimento dos negócios.

Requisitos legais

Alguns detalhes legais precisam ser observados para a formatação da franquia, e isso deve ser acompanhado por um especialista no assunto. Os pontos principais estão relacionados com a proteção de dados referentes ao seu negócio, registro de marcas e patentes e de processos de produção que sejam exclusivos e inovadores.

A elaboração do modelo de contrato entre as partes também será gradativamente feita conforme as fases forem avançando, ficando esse documento pronto para uso ao final. Os materiais de divulgação, manuais e outros que sejam necessários também deverão ser revisados para que não sejam alvo de disputas posteriores.

Questões jurídicas referentes à operação da franquia, tais como licenças específicas, por exemplo, deverão ser apontadas e descritas de forma compreensível para que os franqueados possam providenciar o que for necessário após a assinatura do contrato.

Lei de Franquias

A base legal para a formatação de uma franquia vem da Lei nº 13.966/19, a nova Lei de Franquias. Como o texto é muito específico, existem empresas no mercado que oferecem consultoria para que a formatação fique aderente aos requisitos apresentados por ele.

Nesse instrumento legal, existe a previsão da Circular de Oferta de Franquia (COF), em que devem constar os direitos e deveres de todas as partes envolvidas, além de explanar detalhes das taxas cobradas durante toda a relação.

Circular de Oferta de Franquia (COF)

Os pontos principais da Circular de Oferta de Franquia (COF) são o valor do investimento inicial, essencial para que o prospect possa tomar sua decisão, e o tempo de retorno do capital investido (ROI). Esses dois pontos serão decisivos para captação e retenção de franqueados.

Outras questões também devem ser cobertas nesse documento, tais como as taxas de franquia e publicidade e os royalties a serem pagos à franqueadora. Todos esses dados refletem a estrutura do plano de negócios da franquia e devem ser fornecidos ao público em linguagem clara.

Também será importante estabelecer o programa de treinamentos do novo franqueado, produzindo manuais que ensinem como fazer a operação do negócio, atender aos clientes e a forma de padronização das lojas. Além disso, a definição da comunicação entre franqueador e franqueados, citando os canais a serem utilizados para a interação no dia a dia.

Caso esteja pensando em tornar sua empresa de energia solar um negócio que possa ser replicado no modelo de franquia, fale com a HCC Energia Solar. Nós contamos com os melhores profissionais desse mercado, com mais de dez anos de mercado e projetos inovadores de sucesso.

Contar com a melhor consultoria para formatação de franquia de energia solar reduzirá consideravelmente o risco de perdas no capital investido. Além disso, torna o processo mais rápido e com menos atritos.

Não perca tempo, entre em contato conosco e veja na prática como é a formatação de franquia de energia solar!

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