Descubra as vantagens de investir em energia solar em Blumenau

Quando se fala em energia solar, muitas pessoas pensam em praias do Nordeste ou em locais extremamente ensolarados, com poucos dias de chuva. Há quem acredite que não vale a pena investir em energia solar em uma cidade que possua um clima nublado ou chuvoso, uma vez que a geração de energia seria muito baixa.

Pois saiba que esse é um grande mito da energia solar! Cidades mais distantes do Equador, como Blumenau (SC), também podem se beneficiar — e muito — do uso da energia solar. No estado de Santa Catarina, por exemplo, essa foi uma das cidades que mais gerou energia solar em 2020! Essa é apenas uma das evidências do potencial para a geração desse tipo de energia.

Quer saber quais são as principais vantagens de investir em energia solar em Blumenau? Então, continue a leitura e descubra!

Economia na conta de luz

A conta de energia elétrica está cada vez mais alta, e essa é uma das grandes preocupações dos brasileiros. Seja na sua residência, seja na empresa, o gasto com energia elétrica pode pesar no bolso, comprometendo o seu planejamento financeiro e onerando a sua família como um todo.

É por isso que é tão vantajoso investir em energia solar em Blumenau. Afinal, esse investimento permite que você gere parte ou, até mesmo, toda a energia elétrica utilizada na sua empresa. Você passa a depender menos da concessionária de energia, de forma a reduzir o valor da sua conta de luz ao longo do tempo.

Viabilidade do sistema mesmo em dias nublados

Muitas pessoas acreditam que a energia solar só é gerada quando há grande incidência de raios solares nas placas. Porém, esse é um grande mito que precisa ser combatido.

Isso porque a placas de geração de energia solar fotovoltaica são sensíveis à radiação solar, e não à luz em si. Isso significa que, mesmo em dias nublados, a radiação é capaz de ultrapassar as nuvens e, com isso, atingir os painéis solares. Dessa forma, eles conseguem gerar energia elétrica mesmo quando está nublado ou chovendo.

Essa é mais uma vantagem de investir em energia solar em Blumenau. Afinal, mesmo com um clima mais frio e chuvoso, você pode ter acesso à energia solar gerada pelos seus painéis.

Permite a geração de uma energia limpa

O meio ambiente já está cobrando o preço do desgaste que o ser humano impôs à natureza ao longo dos anos. Dessa forma, a sustentabilidade e a preservação ambiental vêm crescendo como um assunto cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

Santa Catarina é um estado conhecido pelas suas belezas naturais, tanto na região litorânea quanto no interior. Dessa forma, a necessidade de preservar o meio ambiente é ainda maior, uma vez que é essencial continuar investindo em formas de manter a natureza do local.

Esse é outro grande benefício do investimento em energia solar em Blumenau. Isso porque, quando você aposta nessa fonte de energia elétrica, sabe que está investindo em uma energia limpa, que colabora com a preservação do meio ambiente. Na sua empresa ou na residência, você sabe que está contribuindo para a redução dos danos causados pelo ser humano à natureza do país.

Favorece a valorização do imóvel

Uma coisa que poucas pessoas sabem sobre a energia solar é que ela é capaz de valorizar o imóvel. Ou seja, quando você instala um sistema de geração de energia solar fotovoltaica na sua residência, empresa ou, até mesmo, propriedade rural, é capaz de aumentar o valor do imóvel no mercado.

Dessa forma, investir em energia solar em Blumenau se torna bastante vantajoso, tanto a médio quanto a longo prazo. Afinal, se você decidir vender ou alugar o local no futuro, sabe que pode ter um grande retorno sobre o investimento realizado na geração da energia solar.

Possibilita armazenar energia

Outra vantagem que você pode obter com a geração de energia solar fotovoltaica é a possibilidade de armazenamento de energia ao longo do tempo. Isso porque é possível incluir, no seu kit fotovoltaico, baterias, capazes de armazenar parte da energia elétrica gerada para ser utilizada no futuro.

Com essas baterias, você pode usar a energia solar mesmo quando não há radiação, ou seja, à noite. Além disso, você também é capaz de transportar a bateria para utilizar a energia em outro local. Caso tenha uma propriedade rural nas imediações de Blumenau, por exemplo, pode transportar a bateria para alimentar os equipamentos, sem a necessidade de depender da concessionária de energia elétrica para isso.

Garante a durabilidade dos painéis

Também é importante destacar que os painéis de geração de energia solar fotovoltaica têm longa vida útil. Em média, eles são capazes de se manter em bom funcionamento por 25 anos, caso você realize a limpeza e a manutenção adequadas ao longo do tempo.

Com isso, a energia solar se torna ainda mais vantajosa. Afinal, você pode instalar um sistema de geração de energia solar hoje e aproveitá-lo, sem maiores gastos, por muito tempo.

Garante resistência à chuva e a outros fenômenos

Blumenau é uma cidade que tem um clima um pouco mais chuvoso, quando comparado a outras regiões brasileiras, como o Nordeste do país. Dessa forma, é importante que você saiba que os painéis solares têm alta resistência a intempéries, como chuvas e raios, sendo possível garantir a sua funcionalidade ao longo do tempo.

Essa é mais uma vantagem relacionada ao investimento em energia solar em Blumenau. Afinal, sabendo da resistência e da durabilidade dos painéis, você pode ter mais tranquilidade ao realizar esse tipo de investimento, garantindo que terá acesso à energia solar fotovoltaica por muitos anos, e a baixos custos de manutenção do sistema.

Como você pode perceber, existem diversas vantagens em investir em energia solar em Blumenau. Afinal, mesmo longe na linha do Equador, a cidade ainda oferece alto potencial para a geração de energia solar, o que pode trazer redução na sua conta de luz e investimento em uma energia limpa e sustentável, seja em casa, seja na empresa.

Vale lembrar que, para garantir esses benefícios, é importante que você conte com uma empresa confiável e com experiência no mercado, capaz de oferecer os melhores serviços de energia solar para você. Tem interesse? Então, entre em contato com a HCC Energia Solar e descubra qual é a unidade mais próxima!

POSTS RELACIONADOS