Saiba como realizar a limpeza de painéis solares de forma correta

Saiba como realizar a limpeza de painéis solares de forma correta

Tempo de leitura: 

4 minutos

Quem adquire um sistema de produção de energia solar sabe bem das vantagens econômicas e ambientais que pode desfrutar com sua instalação. Mas, para assegurar que o sistema vai estar sempre em sua melhor condição e trazendo todos os benefícios, é de suma importância realizar a limpeza dos painéis solares.

Essa manutenção deve ser realizada periodicamente, a fim de assegurar a eficiência e a durabilidade do sistema de energia solar. Apesar de ser um processo simples, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como proceder nesse momento.

Neste texto, vamos falar sobre a importância e como você deve fazer a limpeza de painéis solares. E o melhor: de forma segura. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Siga com a leitura!

Por que a limpeza de painéis solares é importante?

Antes de tudo, vale mencionar a importância de se preocupar com a manutenção do sistema. O processo de limpeza de painéis solares é um passo fundamental para o pleno funcionamento dos equipamentos.

Você sabia que as placas de geração de energia solar têm perda de sua eficiência se estiverem sujas ou obstruídas? Exatamente. Portanto, para assegurar que os painéis estejam captando e, de fato, transformando a luz e o calor solares em energia, a limpeza é um passo essencial.

Sendo assim, a relevância desse processo de manutenção está, exatamente, na garantia de eficiência do sistema. Sua capacidade de geração de energia está diretamente relacionada com o fator limpeza.

A indicação, portanto, é que seja feita sempre que houver acúmulo de sujeira sobre as placas. Isso vai variar, a depender de local, assim como sofre influência do clima da região. É importante, pois, ficar de olho nas condições de seu sistema.

Quando é a hora de fazer a limpeza de painéis solares?

Como mencionamos, o momento de limpeza vai depender da região. O clima local e a época do ano influenciam bastante esse quesito.

Por exemplo, se houver muitas chuvas em um curto período, é possível que o sistema não precise de limpeza tão cedo. Porém, na falta delas por um tempo estendido, a higienização se faz necessária.

Portanto, tudo depende de onde estão instaladas as placas. Como há fabricantes que recomendam a limpeza anual, semestral ou trimestral, o ideal é saber o que funciona para você. A indicação, portanto, é que a limpeza de painéis solares seja feita sempre que a sujeira se acumular. Desse modo, você vai se assegurar de que o seu sistema entregue sempre o melhor.

e-book hcc energia solar

Como fazer a limpeza de painéis solares?

Agora que você já sabe da importância de realizar a limpeza dos painéis solares e quando fazê-la, vamos falar um pouco mais sobre o passo a passo para esse processo. Confira, abaixo!

Desligue o sistema

Desligue o sistema antes de começar a limpeza. Parece uma dica óbvia, mas é fácil de esquecer o equipamento ligado e acabar causando um acidente. Portanto, previna-se e retire o sistema da tomada antes de dar prosseguimento a qualquer passo que vamos descrever a seguir.

Fique de olho na hora

Outro fator a ser levado em conta é o horário da limpeza. O ideal é que seja realizada de manhã cedinho, quando os painéis solares estão menos quentes. Isso evita não apenas acidentes, mas também, o choque térmico nas placas.

A limpeza também pode ser feita no final da tarde. O horário da noite não é recomendado por conta da falta de iluminação, e consequente risco de acidentes. Dê atenção a esse fator e evite danos em seu sistema e ameaças desnecessárias!

Cuidado com os produtos utilizados

Para a limpeza de painéis solares, alguns materiais e produtos não devem ser usados de forma alguma. Apenas utilize água fria, escovas, esponjas e panos macios.

Para auxiliar na higienização, você pode usar uma mangueira ou extensor para que a água alcance os painéis. Após a lavação, utilize um pano macio e o auxílio de um rodo para secar as placas.

Qualquer produto químico de limpeza deve ser evitado. Solventes, produtos químicos em geral e objetos pontiagudos tê o uso proibido em seu sistema de energia solar. Reserve-os para a limpeza de outros objetos e locais.

Evite danificar seus painéis solares

Por ser um investimento que traz tanta economia e benefícios (inclusive, corporativos), a última coisa que você deseja é danificar os seus painéis, não é mesmo? Por isso, saiba que o revestimento das placas é bem sensível.

Por mais que seja tentador esfregar com esponjas abrasivas ou aditivos químicos, resista a essa vontade. Mesmo que tenha sujeiras como fezes de pássaros, apenas a água e panos macios devem ser usados.

Da mesma forma, evite chegar perto de seu sistema de placas solares com materiais pontiagudos. Afinal de contas, os painéis são sensíveis. Desse modo, você vai preservar o revestimento necessário ao sistema, mantendo sua eficiência e investimento.

Proteja-se

Não deixe a sua segurança em segundo lugar! Como a grande maioria dos sistemas de energia solar estão localizados em locais altos, é de suma importância que você faça a utilização de equipamentos adequados de proteção individual (EPIs) na hora da limpeza.

Leve a sua segurança a sério, e no caso de não ter a proteção necessária para realizar a tarefa, considere contatar profissionais especializados na manutenção de sistemas fotovoltaicos para a limpeza de painéis solares. É importante tomar os devidos cuidados, a fim de conseguir garantir a segurança no processo e, de quebra, ter um bom resultado.

Com certeza, saber mais sobre o processo de limpeza de painéis solares vai ajudar você a manter a eficiência de seu sistema fotovoltaico. Além disso, aumentará a durabilidade de suas placas solares. É importante cuidar bem de seu investimento para aproveitar da melhor forma o uso da energia que vem do sol. Tudo isso, é claro, com segurança na hora do processo.

Você gostou de saber mais sobre a limpeza de painéis solares? Esperamos que o post tenha sido útil para você. Não deixe de fazer um comentário com suas considerações a respeito do assunto. Estamos prontos para ler o que você tem a dizer!

podcast solar hcc