Energia Solar em Cascavel – Paraná : Vantagens e como uma das principais cidades do estado está aderindo a tecnologia fotovoltaica.

Energia Solar em Cascavel – Paraná : Vantagens e como uma das principais cidades do estado está aderindo a tecnologia fotovoltaica.

O município de Cascavel é um dos principais centros urbanos do estado do Paraná com uma população superior a 300mil habitantes e um dos dez maiores PIBs do estado. Com relação a energia solar os números de Cascavel são muito promissores e a cidade tem destaque em relação a média dos municípios do estado. A quantidade de potência de energia solar por habitante em Cascavel é de aproximadamente 40W/hab enquanto que a média do estado está em 26W/hab.

É claro se compararmos esses dados com outros locais do Brasil é possível perceber que ainda há um longo caminho para percorrer no desenvolvimento da energia solar na região. Para se ter uma ideia o Rio Grande do Sul é o estado com maior densidade de energia solar por habitante do Brasil com 51W/hab.

Nesse contexto, segundo dados coletado no site da ANEEL em março de 2021, Cascavel conta hoje com aproximadamente 13MW de potência instalados preferencialmente em comércios e residências, aproximadamente 33 e 54% do total de instalações. O número total de unidades consumidoras com energia solar é de aproximadamente 800 UC’s.

Diante desses dados tão animadores e com muita possibilidade de crescimento, defini algumas vantagens para ser investir em energia solar em Cascavel – Paraná:

Tarifa de energia elétrica: A tarifa do estado do Paraná é alta, embora não seja uma das maiores do Brasil, no estado houve um retardo na isenção do ICMS sobre a energia injetada na rede, isso demonstra que a viabilidade dos projetos melhorou muito no último ano.

Aumento na conta de energia: Com a pandemia as distribuidoras de energia passaram por várias dificuldades em função da inadimplência e também pelo não repasse dos custos das termoelétricas para as bandeiras tarifárias, isso gerou um déficit bilionário que está sendo aos poucos colocados na tarifa de energia.

Imunidade tarifária: Um dos grandes benefícios de ter energia solar é ter imunidade da inflação energética, que normalmente é superior a inflação e normalmente é pressionada pelo câmbio em função da energia de Itaipu

Irradiação Solar: Os municípios do oeste do Paraná, incluindo Cascavel possuem uma irradiação solar maior do que grande parte dos municípios do estado, fato que mostra que é mais atrativo o investimento, já que a maior exposição do sol provoca uma redução no valor do projeto;

A energia solar ainda tem muito o que crescer no Paraná, o estado tem um desenvolvimento econômico e cultural muito acima da maiorias dos locais do Brasil, portanto, o investimento em economia e com tecnologia nova e barata permite que o estado se mantenha na vanguarda econômica do país. Por esses motivos acredito que os próximos anos serão de muitos avanços na energia solar em Cascavel.

POSTS RELACIONADOS