Energia Solar em Cerquilho – São Paulo: por que a energia solar é alternativa principalmente no interior do estado

Energia Solar em Cerquilho - São Paulo: por que a energia solar é alternativa principalmente no interior do estado

O estado de São Paulo, é um dos principais difusores da energia solar no Brasil. Em abril de 2021 ocupava a 3ª colocação em potência instalada de geração distribuída ficando atrás do Rio Grande do Sul e do grande líder, Minas Gerais. Já são mais de 600MW de potência instalada, o que mostra obviamente um crescimento grande nos últimos anos, mas também um potencial ainda inexplorado, por que estamos falando do estado mais rico do Brasil e o mais populoso, com praticamente 4x a população do RS, que está a sua frente em geração distribuída.

Descubra agora o cenário da Energia Solar em São Paulo.

Em específico quando olhamos o estado de São Paulo, vemos muitas oportunidades para o uso da energia solar, principalmente no interior, em locais menos verticalizados e com maior irradiação solar. Na região de Sorocaba, temos um dos menores índices de penetração da energia solar, ou seja, mesmo em uma região com uma ótima irradiação solar e uma grande densidade populacional e econômica, temos índices de difusão de 8,22W / hab. De maneira comparativa o estado do RS possui índices superiores a 55W/hab em média.

Fazendo uma análise específica do município de Cerquilho-SP temos um indicador de 32,7W / hab e em Piracicaba – SP temos uma densidade de 16,81 W/hab. Nesse contexto, é possível perceber o quanto a energia solar difundi melhor em municípios menores, principalmente pelo fato de que os benefícios de quem adere ao sistema são rapidamente comunicados pela comunidade que acaba de maneira orgânica aderindo ao projeto solar.

Analisando um horizonte tão amplo para o crescimento da energia solar, destaco aqui os principais motivos para se investir em energia solar em Cerquilho-Sp e em toda região de Sorocaba e Piracicaba:

Tarifa de energia elétrica: A tarifa do estado São Paulo é alta, embora não seja uma das maiores do Brasil.

Aumento na conta de energia: Com a pandemia as distribuidoras de energia passaram por várias dificuldades em função da inadimplência e também pelo não repasse dos custos das termoelétricas para as bandeiras tarifárias, isso gerou um déficit bilionário que está sendo aos poucos colocados na tarifa de energia.

Imunidade tarifária: Um dos grandes benefícios de ter energia solar é ter imunidade da inflação energética, que normalmente é superior a inflação e normalmente é pressionada pelo câmbio em função da energia de Itaipu

Irradiação Solar: Os municípios da região de Sorocaba, possuem uma irradiação solar maior do que grande parte dos municípios do estado, fato que mostra que é mais atrativo o investimento, já que a maior exposição do sol provoca uma redução no valor do projeto;

O Estado de São Paulo é o motor do Brasil, e na energia solar não será diferente, nos próximos anos a energia em São Paulo crescerá ainda mais gerando diversas oportunidades de trabalho e economia aos clientes que buscam através da energia solar alívio para suas contas de energia elétrica.

POSTS RELACIONADOS