Energia solar em Porto Alegre: 5 motivos para investir!

Depois das indústrias, os escritórios, os prédios governamentais e as residências também passaram a aderir às fontes renováveis, e não por acaso. Uma série de fatores tem levado as pessoas a repensarem os seus modos de consumo, e o desenvolvimento da tecnologia vem contribuindo para impulsionar o mercado de painéis solares. A capital gaúcha, por exemplo, é um grande potencial. Você, que reside em Porto Alegre e região, já pensou em usar a energia solar?

No post de hoje, vamos mostrar como a região está se tornando propícia ao movimento, assim como as vantagens dessa alternativa para você e o mundo. Então, acompanhe!

 

Por que a energia solar é cada vez mais utilizada?

A energia solar é uma das melhores alternativas para a geração de energia limpa, pois ela depende, basicamente, da captura de fótons — partículas solares. Assim, podemos dizer que se trata de uma fonte renovável e inesgotável.

A evolução das tecnologias também barateou o custo de aquisição e manutenção dos equipamentos, tornando a alternativa mais acessível à população. Além disso, a crescente preocupação com o meio ambiente contribui para o aumento dos investimentos no setor, já que a energia solar é produzida sem gerar poluentes ou qualquer outro tipo de agressão à natureza.

 

Por que investir na energia solar em Porto Alegre?

A população de Porto Alegre investe cada vez mais em energia solar. Isso ocorre, principalmente, devido à conscientização sobre a viabilidade econômica e a necessidade de se buscar fontes renováveis e limpas para o consumo e a produção.

Segundo dados apresentados pela ABSOLAR — Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica —, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior geração desse tipo de energia no Brasil, perdendo apenas para Minas Gerais. Com isso, a expectativa para Porto Alegre é que o número de sistemas fotovoltaicos ligados à rede passe de cerca de 200 para 4000 até 2024, incluindo residências e empresas.

Agora que você já sabe por que a energia solar é uma tendência no Brasil e no mundo, reunimos cinco motivos para investir nessa alternativa em Porto Alegre. Confira!

 

1. Incentivos governamentais

O Governo do Estado promulgou o [Decreto número 52.964](http://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/DEC 52.964.pdf) de 2018, isentando os mini e microgeradores de energia solar de ICMS — Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços — em Porto Alegre. Isso inclui a geração para uso próprio de casas e escritórios. Esse incentivo visa fomentar o Programa RS Energias Renováveis, que tem como objetivo tornar as linhas de crédito mais acessíveis para quem deseja investir na alternativa.

Como resposta, as instituições financeiras baixaram os juros e estenderam o prazo de quitação dos financiamentos, principalmente os ligados ao SICREDI — Sistema de Crédito Cooperativo — e UNICRED. Essas facilidades vêm baixando o custo de aquisição, contratação dos serviços de instalação e manutenção dos sistemas fotovoltaicos na capital gaúcha, o que justifica a alta procura pela alternativa energética.

 

2. Autossuficiência energética

Mesmo que as quedas de eletricidade não sejam tão frequentes em Porto Alegre, quando acontecem podem causar grandes prejuízos, como a queima de aparelhos e interrupções das atividades cotidianas.

Ao contar com painéis solares, por outro lado, as pessoas passam a gerar a sua própria energia e deixam de depender inteiramente da rede pública. Com isso, preserva-se a integridade dos equipamentos ligados à tomada e garante-se a continuidade das tarefas diárias diante dos apagões.

Caso a produção supere o consumo mensal, o excedente pode ser vendido e o proprietário do imóvel recebe um crédito de energia da própria rede concessionária. Assim, além da autossuficiência energética, o consumidor tem uma enorme redução no custo de consumo, o que se traduz em um rápido retorno do investimento.

 

3. Valorização do imóvel

A valorização de casas e apartamentos é outra vantagem que a energia solar proporciona aos proprietários. Imóveis equipados com sistemas fotovoltaicos enchem os olhos de quem pretende alugar ou comprar, pois já pensam na economia que terão.

Além disso, a responsabilidade ambiental mostra que o dono tem o perfil de zelar pelos bens, refletindo em uma propriedade mais conservada e moderna. Assim, o interessado deve apenas manter as instalações já feitas. Consequentemente, as residências com painéis solares em Porto Alegre podem ser negociadas com um preço superior no mercado e vendidas bem mais rápido.

 

4. Alta incidência solar

A luz solar é a principal fonte para a geração de energia fotovoltaica e Porto Alegre tem um nível de insolação anual considerado suficiente para abastecer os sistemas. Isso porque a incidência solar na capital gaúcha acontece de maneira uniforme durante todo o ano, variando apenas a temperatura. Dessa forma, mesmo em períodos mais frios ou de chuvas intensas, os painéis solares continuarão funcionando a todo vapor.

Caso Porto Alegre sofra com períodos muito prolongados de chuva e tempo nublado, os sistemas mais completos contam com baterias que armazenam uma boa quantidade de energia nos picos de insolação na região. Ainda, alguns painéis solares mais modernos têm sensibilidade acurada e conseguem captar fótons mesmo em dias nublados.

 

5. Suporte oferecido

Quando o assunto é energia solar, o suporte técnico é imprescindível, pois o dono do imóvel precisará de consultoria especializada na escolha e compra dos equipamentos certos, suporte técnico na montagem e instalação dos sistemas e painéis no telhado, além de assistência na manutenção periódica.

Como Porto Alegre ocupa uma posição de destaque no ranking de regiões geradoras de energia solar no Brasil, o suporte pode ser encontrado com maior facilidade. Esse é um dos fatores que mais vem contribuindo para o crescimento da adoção dessa alternativa energética na região.

A HCC Energia Solar, por exemplo, é uma empresa de referência nacional no setor de energia solar, que mantém três franquias na região metropolitana de Porto Alegre, atendendo à demanda com excelência.

Como você pode perceber, o panorama sobre a energia solar em Porto Alegre mostra um momento favorável para investir. Todavia, é preciso contar com um sistema adequado e uma boa equipe técnica para usufruir dos benefícios prometidos. Então, dê preferência para as empresas com maior experiência de mercado e que atuam de forma consultiva.

Vamos começar? Entre em contato com a HCC Energia Solar agora mesmo e inicie o seu projeto de geração de energia solar!

POSTS RELACIONADOS