Energia solar funciona à noite?

Energia solar funciona à noite?

Tempo de leitura: 

4 minutos

Quando se fala em geração de energia solar fotovoltaica, uma das grandes dúvidas das pessoas na hora de adquirir esse serviço é: a energia solar funciona à noite? Afinal, se você depender apenas de energia solar fotovoltaica, é possível ter energia elétrica no período em que o sol não aparece?

A energia solar não precisa de calor para funcionar, dependendo apenas da radiação solar. Dessa forma, não há geração de energia elétrica no período noturno, mas é possível, sim, ter acesso à energia elétrica gerada por um sistema fotovoltaico à noite.

Quer saber como isso funciona? Então continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Como funciona a geração de energia solar?

Para responder à questão sobre a geração de energia no período noturno, é essencial que você entenda como funciona esse sistema durante o dia.

Muitas pessoas têm familiaridade com as placas fotovoltaicas para a geração de energia térmica, muito utilizadas para esquentar a água. Essas placas realmente precisam do calor solar para que a água seja aquecida.

Porém, quando se fala em geração de energia elétrica, o calor não é necessário. Isso porque os painéis solares utilizados para a geração desse tipo de energia são sensíveis à radiação solar e não ao calor emitido pelo sol. Dessa forma, elas funcionam desde que o sol esteja presente, mesmo em dias frios ou sem a incidência direta do calor na placa, desde que a radiação esteja chegando até elas.

Energia solar funciona em dias nublados ou chuvosos?

Diante da explicação sobre o funcionamento da energia solar, é possível perceber que sim, a energia é gerada mesmo em dias nublados ou chuvosos. Isso acontece porque a radiação solar é capaz de atravessar as nuvens e, até mesmo, as gotas de chuva, de forma a atingir as placas de captação.

Porém, nesse aspecto é importante ressaltar que a geração de energia pode ser menor quando comparada a um dia de sol, sem nuvens ou chuva. Quando se fala em dia de céu aberto, a quantidade de radiação solar que chega até as placas é maior do que a de um dia nublado. Dessa forma, a quantidade de energia gerada e a eficiência do sistema também é maior.

Isso pode ser comprovado quando você observa um gráfico de geração de energia solar de determinada placa. Em um dia de sol, a geração de energia solar começa desde o primeiro raio de sol no dia, aumentando ao longo do tempo e atingindo seu pico às 12h, momento no qual há maior incidência de radiação solar.

Porém, em um dia nublado ou chuvoso, a geração de energia não é constante. Ela varia não apenas de acordo com o momento no qual o sol atinge o ponto mais alto do céu, mas também de acordo com os níveis de nebulosidade ao longo do dia.

A chuva também altera a geração de energia solar, uma vez que a água nas gotículas desvia a radiação. Dessa forma, a radiação que chega à placa é menor quando comparada a um dia sem chuva, o que pode comprometer a geração de energia, mas não impossibilitá-la.

e-book hcc energia solar

Energia solar funciona à noite?

Com essa explicação sobre o funcionamento básico das placas de energia solar, assim como um funcionamento em dias nublados ou chuvosos, fica claro que, por não ter radiação solar, o período noturno não permite que as placas de energia solar captem energia para o seu funcionamento. Dessa forma, durante a noite, não é possível produzir mais energia, sendo que ela só é retomada quando o sol nasce.

O que fazer para ter acesso à energia solar durante a noite?

Diante dessa situação, fica o questionamento: é possível ter acesso à energia solar durante a noite? A resposta é: sim, é possível!

Isso porque o sistema de geração de energia fotovoltaica não é composto apenas pelas placas. Ele também pode incluir um conjunto de baterias. Dessa forma, você é capaz de armazenar uma parte da energia gerada durante o dia para utilizá-la no período noturno, alcançando a sua autonomia energética ao longo de todo o dia.

Para entender melhor como isso funciona, imagine que você instalou um sistema de energia solar fotovoltaico na sua propriedade rural, visando alimentar todos os seus equipamentos elétricos ao longo do dia. As placas instalas possuem células fotovoltaicas, que são constituídas de um material que é sensível à radiação solar. Essas células captam essa radiação e transformando-a em energia elétrica ao longo de todo o dia, mesmo com flutuações devido às nuvens ou presença de chuva.

A energia elétrica gerada pode ser direcionada diretamente para a corrente elétrica da propriedade, alimentando os equipamentos em tempo real, enquanto é gerada. Porém, em dias de muito sol, você é capaz de gerar energia excedente, ou seja, além do que é utilizado.

Dessa forma, junto com o sistema de geração, você pode instalar um conjunto de baterias, incluindo-o no kit fotovoltaico. Essas baterias são capazes de captar e armazenar essa energia excedente ao longo do dia e, posteriormente, alimentar os seus equipamentos no período noturno.

Vale lembrar que essas baterias podem, inclusive, ser transportadas pela propriedade, de forma a alimentar outros equipamentos não ligados diretamente à rede elétrica da sua casa. Com isso, você pode aproveitar a energia solar tanto durante o dia quanto durante a noite, mesmo que ela não esteja sendo gerada naquele momento específico. O sistema consegue identificar que não há geração de energia em determinado horário e, com isso, acionar as baterias automaticamente.

Como você percebeu, o sistema de geração de energia fotovoltaica é diferente do sistema de geração de energia térmica. Dessa forma, ele é capaz de gerar energia elétrica mesmo em dias nublados ou chuvosos, uma vez que depende da radiação solar e não apenas do calor para funcionar. Porém, devido à ausência do sol, a energia solar não funciona à noite. Com o auxílio de baterias, você é capaz de alimentar os seus equipamentos no período noturno, podendo alcançar a tão desejada autossuficiência energética!

Quer continuar se informando sobre os sistemas de geração de energia solar fotovoltaica? Então aproveite para ler o nosso próximo artigo e entenda como proteger o seu sistema de descargas elétricas!

orçamento hcc energia solaer