Estrutura para a fixação de painéis fotovoltaicos: saiba como evitar erros na instalação

Estrutura para a fixação de painéis fotovoltaicos: saiba como evitar erros na instalação

Tempo de leitura: 

4 minutos

Na hora de instalar um kit fotovoltaico para um cliente, diversos cuidados precisam ser tomados. Afinal, é necessário garantir que todo o projeto seja executado da melhor forma possível, com instalação adequada de cada um dos componentes do sistema. Só assim você garante a melhor eficiência e, consequentemente, a satisfação do cliente com o serviço prestado pela sua empresa.

Mas os seus colaboradores podem cometer erros que comprometem toda a estrutura, e podem ocasionar diversos problemas no futuro. Ter clareza sobre quais são essas falhas e como evitá-las é uma das melhores formas de garantir a melhor estrutura para a fixação de painéis fotovoltaicos para os seus clientes.

Quer saber como evitar os principais erros de instalação? Então, continue a leitura e descubra os principais deles e o que fazer para não cometê-los!

Andar sobre o painéis

É verdade que os painéis fotovoltaicos são estruturas conhecidas por ser bastante resistentes. Porém, sabendo disso, muitos instaladores acabam se descuidando no momento de execução do projeto e andando em cima deles quando vão realizar a instalação na casa do cliente.

Isso pode fazer com que eles sejam danificados, prejudicando o funcionamento do sistema como um todo. Apesar de resistentes, os painéis fotovoltaicos não foram projetados para serem pisados e, dessa forma, é essencial tomar esse cuidado no momento da instalação e, inclusive, na manutenção do sistema.

Para evitar esse erro, é necessário ter um bom dimensionamento da estrutura para fixação dos painéis fotovoltaicos, de forma a privilegiar uma organização que permita aos instaladores se locomover ao redor dos painéis, em vez de em cima deles. Vale, também, conversar com os profissionais de forma a conscientizá-los da importância de evitar, ao máximo, esse tipo de comportamento.

Uso de ferramentas inadequadas

Outro erro que pode ser cometido no momento de instalar os painéis solares na casa dos clientes é o uso de ferramentas inadequadas. Isso ocorre, muitas vezes, porque os instaladores se esquecem de determinada ferramenta na loja ou em casa, ou porque, durante o processo, percebem que precisam de algo que não têm em mãos.

As ferramentas inadequadas também são um grande problema para os painéis. Afinal, são elas que garantem que toda a estrutura fique presa de forma correta, evitando ligações soltas ou fios desencapados, que podem trazer uma série de transtornos no futuro. Além disso, podem danificar os painéis ou outros componentes do sistema, comprometendo todo o funcionamento a longo prazo.

Para evitar esse problema, crie um kit de ferramentas completo para os seus instaladores. Coloque todas as ferramentas necessárias para a instalação do sistema nesse conjunto e instrua a equipe a levá-lo em cada um dos projetos que forem executar.

Também conscientize os profissionais sobre a necessidade de interromper o trabalho, caso percebam que não contam com todas as ferramentas necessárias. O ideal é que retornem posteriormente com o material de que precisam para terminar a instalação.

e-book hcc energia solar

Não analisar o telhado

Outro erro que pode ocorrer no momento de instalação da estrutura de fixação dos painéis fotovoltaicos é não analisar a condição do telhado. Isso porque, na maioria das vezes, ele não é projetado para aguentar peso extra, o que exige uma avaliação minuciosa, de forma a evitar que o painel solar não danifique essa proteção da casa.

Além disso, pode ocorrer de o telhado estar deteriorado, com telhas quebradas, infiltração ou em estado ruim. Isso pode piorar ainda mais o problema, uma vez que os painéis podem agravar a situação e, ao mesmo tempo, a deterioração da estrutura pode comprometer o funcionamento do sistema.

Dessa forma, é importante que, antes e durante a instalação, a análise do telhado seja realizada. Pode ser que os instaladores detectem algum problema enquanto colocam os painéis solares. Dessa forma, conscientize-os da importância de interromper o processo e entrar em contato com o proprietário para indicar a melhoria das condições do telhado antes de colocar o sistema de geração de energia solar.

Não seguir o planejamento para a estrutura de fixação dos painéis fotovoltaicos

Antes de iniciar o processo de instalação, você criou um projeto para o cliente, levando em conta a área, o ângulo do sol, as fontes de sombra, entre outros elementos necessários para garantir o melhor funcionamento do sistema de geração de energia solar. Porém, um grande erro que os instaladores podem cometer é o de, ao chegar no local, não seguir à risca o planejamento anterior, mudando o local no qual os painéis são colocados ou outros elementos do projeto.

Isso pode trazer uma série de problemas. Em primeiro lugar, pode ser que os painéis sejam colocados em um local com sombra, o que prejudica não apenas a quantidade de energia gerada, mas o funcionamento do sistema como um todo. Além disso, pode ser que os instaladores não levem determinados elementos em consideração na hora de realizar a mudança, o que faz com que o funcionamento do sistema seja prejudicado em longo prazo.

Portanto, é essencial contar com um planejamento prévio de qualidade. Também é preciso conscientizar a equipe sobre a necessidade de seguir, à risca, o planejamento feito. Afinal, é dessa forma que você garante que os equipamentos serão colocados no melhor lugar possível e, com isso, oferece ao cliente um sistema em pleno funcionamento. Vale lembrar que, caso os instaladores encontrem problemas no projeto, o ideal é acionar a equipe, em vez de fazer modificações sem consultar o time.

Como você pode perceber, o momento da instalação de painéis solares é crítico para qualquer projeto. Afinal, a forma como eles serão colocados faz toda a diferença no resultado final, garantindo que o seu cliente terá acesso a um sistema em pleno funcionamento e sem danos aos painéis ou ao telhado. Portanto, fique atento à estrutura de fixação de painéis fotovoltaicos e capacite a sua equipe para realizar o processo adequadamente, gerando os melhores resultados para os seus clientes.

Gostou do artigo? Quer ficar por dentro das últimas notícias sobre energia solar? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais. Estamos cheios de novidades no Facebook, Instagram, Linkedin e YouTube.