Como evitar o sombreamento no painel solar?

Como evitar o sombreamento no painel solar?

Tempo de leitura: 

5 minutos

Quando você instala um sistema de geração de energia fotovoltaica, é essencial garantir o máximo de eficiência para o seu cliente, não é mesmo? Mas, principalmente nas grandes cidades, um dos impedimentos que podem comprometer todo o funcionamento do sistema é o sombreamento no painel solar.

Em áreas urbanas, nas quais há um grande número de prédios, pode ser que determinado edifício faça sombra por algumas horas do dia no local no qual os painéis solares deveriam ser instalados. Também acontece de árvores ou outros elementos naturais gerarem essas sombras, o que compromete tanto a eficiência quanto a durabilidade do sistema.

Quer saber como evitar o sombreamento no painel solar? Então continue a leitura e veja algumas dicas nesse aspecto!

Qual o problema do sombreamento no painel solar?

Antes de entender como evitar o sombreamento, é importante que você saiba quais são os principais efeitos que as sombras podem trazer para um sistema de geração de energia fotovoltaica.

O painel solar é a parte do kit fotovoltaico responsável por absorver a radiação do sol e transformá-la em energia elétrica. Dessa forma, é essencial que essa radiação incida sobre o sistema para que ele alcance o seu pleno funcionamento e eficiência.

Porém, construções, nuvens, árvores ou outros elementos podem gerar sombras nos painéis durante determinados momentos do dia. Uma das principais consequências desse processo é o comprometimento da eficiência do sistema, fazendo com que ele gere menos energia, uma vez que está recebendo menos radiação solar.

Mas os problemas não param por aí. Quando acontece o chamado sombreamento parcial, ou seja, quando apenas uma parte do sistema sofre com a sombra, todo o comportamento elétrico do sistema pode ser comprometido, inclusive dos painéis que não estão sombreados.

Quando há o sombreamento parcial, alguns painéis geram muita energia, enquanto que outros geram pouca. Essa diferença pode fazer com que o inversor fique confuso, nivelando o produção do sistema para baixo. Ou seja, em vez de captar toda a energia gerada, ele "joga energia fora", absorvendo apenas parcialmente o que foi gerado.

PODCAST SOLAR

Quais os principais efeitos do sombreamento no painel solar?

Como você pode perceber, o sombreamento é um problema para o sistema de geração de energia fotovoltaica. Ele traz uma série de efeitos negativos para o sistema como um todo. Veja agora quais são os principais deles:

  • redução do fluxo de elétrons no painel solar;
  • redução da corrente gerada no sistema como um todo, o que reduz a quantidade de energia produzida;
  • redução da eficiência energética do sistema de geração de energia fotovoltaica;
  • a área sombreada pode agir como um resistor, dissipando parte da energia gerada;
  • pode gerar danos aos painéis, reduzindo o seu tempo de vida;
  • pode gerar problemas para os inversores, danificando esses aparelhos.

Como evitar o sombreamento no painel solar?

Nem sempre é possível eliminar totalmente o sombreamento no painel solar. Afinal, dependendo do local e das características do ambiente ao redor de onde o sistema será instalado, há sombras que não são possíveis de serem evitadas. Além disso, em dias nublados, sempre há o sombreamento dos painéis.

Porém, é possível evitar e reduzir esse sombreamentos com alguns cuidados ao longo do desenvolvimento do projeto e no momento da instalação. Veja agora algumas dicas nesse aspecto.

Analise o local ao longo do dia

A inclinação do sol muda ao longo do dia e, inclusive, de acordo com a estação do ano. Dessa forma, para evitar o sombreamento no painel solar, é essencial que você analise com cuidado o local no qual será realizada a instalação do sistema.

Conte com profissionais especializados, capazes de estudar o local e identificar possíveis sombras e tempo de duração de cada uma delas. Analisar a inclinação do sol e os elementos do ambiente ao redor é essencial nesse aspecto.

Pense na inclinação dos painéis

A inclinação na qual serão instalados os painéis solares também faz diferença no que se refere ao sombreamento. Afinal, dependendo das condições do local, é possível modificar a inclinação de instalação e, com isso, fugir de possíveis sombras devido à construções ao redor.

Portanto, a inclinação é um outro elemento que precisa ser considerado na hora de realizar o projeto para um cliente. Busque alternativas viáveis nesse aspecto, fugindo ao máximo das sobras.

Cuidado com a distância entre os painéis

Pode ser que, no ambiente, não existam construções ou outros elementos que gerem sombras nos painéis. Porém, dependendo da forma como eles foram instalados, um painel pode fazer sombra sobre o outro. O problema disso é que essa sombra é parcial, sendo ela a mais prejudicial para o sistema como um todo.

Portanto, na hora de realizar a instalação, também é essencial entender se um painel não irá gerar sombra no outro. Vale lembrar, novamente, que a inclinação do sol muda ao longo do dia e isso precisa ser considerado na hora de calcular a distância entre os painéis.

Busque por alternativas viáveis

Por fim, pode ser que você perceba que o local ideal para a instalação dos painéis possui sombras. Nessa situação, o ideal é buscar por alternativas viáveis. Afinal, é melhor instalar o sistema em um local sem sombra, mesmo que com uma eficiência um pouco mais baixa, do que em locais nos quais o sombreamento esteja presente.

Caso seja impossível fugir das sombras, vale a pena modificar o tipo de sistema a ser utilizado. Os sistemas string, ou seja, aqueles nos quais os painéis são instalados em série, são um dos que mais sofrem com o sombreamento. Portanto, se não for possível mudar o local da instalação, busque por um sistema que funcione melhor nessas condições.

Como você pode perceber, o sombreamento no painel solar traz problemas que vão além da diminuição da eficiência do sistema. Isso porque ele pode danificar o painel, reduzindo a vida útil desse equipamento e prejudicando o sistema como um todo. Dessa forma, na hora de criar o projeto e realizar a instalação, o ideal é buscar alternativas que evitem o sombreamento, de forma a garantir o bom funcionamento do sistema e a satisfação dos seus clientes!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a geração de energia solar fotovoltaica? Então aproveite para ler também o nosso próximo artigo e entenda o que analisar antes de contratar energia solar para empresas!

orçamento hcc energia solar