Energia solar para empresas: o que analisar antes de contratar?

Energia solar para empresas: o que analisar antes de contratar?

Você já pensou em usar a energia solar na sua empresa? Essa tecnologia traz uma série de vantagens para a organização. Isso porque, além de ser uma fonte de energia totalmente limpa e sustentável, também é uma forma de economizar recursos e aumentar a sua autonomia energética.

Mas, diante de tantas opções no mercado, é importante que você saiba como escolher a melhor fornecedora de energia solar para empresas. Afinal, a qualidade do serviço e a garantia de bons resultados vem exatamente desse tipo de cuidado.

Quer saber o que analisar na hora de investir em energia solar para empresas? Então, continue a leitura e descubra os principais pontos de atenção!

 

Cheque o histórico e as recomendações

Existem diversas empresas que podem realizar a instalação do equipamento de energia solar na sua empresa. Dessa forma, na hora de escolher qual contratar, é importante que você fique atento ao histórico da fornecedora, ou seja, à reputação da marca perante o mercado.

O ideal é pesquisas comentários de quem já contratou o serviço e analisar quais são os pontos positivos e negativos ressaltados por essas pessoas. Também vale considerar o tempo de mercado da empresa e sua reputação ao longo desse período.

 

Fique atento ao atendimento

O atendimento é o cartão de visitas de uma empresa. Afinal, é o seu primeiro meio de contato com a organização. Dessa forma, na hora de começar a sua pesquisa, fique atento à qualidade do atendimento que é oferecido desde o primeiro contato.

Isso porque, caso não seja bem atendido na primeira vez ou perceba demora para obter resposta ou perda de informação, desconfie! Afinal, se há problemas de comunicação desde o início, pode ser que, ao longo do tempo, você tenha dificuldade caso surja algum entrave.

Por outro lado, um bom atendimento logo no primeiro contato já é um indicativo positivo para a empresa. Afinal, isso demonstra uma comunicação fluida e atenciosa, o que mostra que, no caso de necessidade ou de problemas, você não terá grandes dificuldades para entrar em contato com a organização.

 

Verifique a qualificação do time

Outro elemento que você deve observar na hora de contratar uma empresa de energia solar é a qualificação do time técnico. Afinal, esses são os trabalhadores que vão avaliar o seu negócio e instalar todo o equipamento de energia solar, sendo essencial que eles sejam competentes e capacitados para realizar essa atividade.

Portanto, na hora de contratar energia solar para a sua empresa, peça informações sobre os cursos e capacitações já realizadas pelos colaboradores. Pergunte, também, sobre o tempo de experiência da equipe e sobre outros trabalhos já realizados.

 

Avalie a qualidade dos equipamentos

Existe, no mercado, uma grande quantidade de marcas e tipos de equipamentos que podem ser utilizados para a geração de energia solar para empresas. Cada um deles tem especificações próprias, utilizando materiais diferentes e, inclusive, tempo de vida e qualidade distintos.

Dessa forma, é importante que você consulte a marca e tipo de equipamentos utilizados pela empresa que deseja contratar. Os equipamentos precisam oferecer alta eficiência, resistência e durabilidade. Isso garante que você está investindo na melhor solução energética para a sua organização.

 

Pergunte sobre vistorias técnicas

Ao longo dos anos, pode ser que você precise ajustar as placas de energia solar ou, até mesmo, trocá-las, devido à perda de eficiência por tempo de uso. Também podem acontecer danos devido a acidentes ou outros tipos de problemas.

Dessa forma, é importante garantir que a empresa é capaz de oferecer suporte de longo prazo e, inclusive, vistorias periódicas para garantir que está tudo bem com o sistema como um todo. Portanto, na hora de contratar energia solar para a empresa, verifique se a vendedora faz vistorias técnicas no pós-venda.

Veja, também, qual a disponibilidade da empresa para realizar essas visitas caso você precise e solicite. Essa é a hora de perguntar quais são os canais de comunicação com a fornecedora, o prazo para marcar a vistoria e, inclusive, se há algum custo adicional nesse processo.

 

Pesquise projetos anteriores

O número de projetos e a experiência de mercado da empresa também são elementos relevantes na hora de contratar energia solar. Dessa forma, é importante que você pesquise pelos projetos anteriores que já foram realizados pela prestadora de serviço.

Veja se há algum projeto em uma empresa grande ou renomada na sua região. Além disso, pergunte sobre o tempo de atuação da empresa, o número de projetos já realizados e se há algum indicador de satisfação de clientes. Consulte todos esses elementos de forma a identificar se o futuro parceiro tem experiência e realiza projetos de qualidade para os seus clientes.

 

Converse com quem já usa energia solar para empresas

Outra forma de tomar a melhor decisão na hora de instalar energia solar na sua empresa é conversar com quem já usa esse serviço na organização. Isso porque essas pessoas podem relatar a experiência com a instalação e a utilização de energia solar e dar algumas dicas e feedbacks sobre os serviços que contrataram.

Busque colegas e outros empreendedores que já estão aproveitando os benefícios dessa solução. Peça indicações de empresas e pergunte quais foram os principais pontos positivos e negativos do serviço que eles receberam. Dessa forma, você tem informações de quem já usa o sistema para embasar a sua decisão.

A energia solar para empresas é uma ótima solução para quem deseja economizar custos organizacionais e aumentar a sua eficiência e autonomia energética. Porém é importante ficar atento a diversos elementos na hora de contratar o serviço, de forma a garantir que você está tomando a melhor decisão.

Afinal, você deseja um serviço de qualidade, feito por profissionais capacitados e com bons equipamentos. Portanto, tenha cuidado na hora de contratar uma empresa de energia solar e aproveite todos os benefícios que essa solução pode trazer para o seu negócio.

A HCC Energia Solar é especialista em energia solar para empresas, para residências e para a zona rural. Temos mais de 10 anos de experiência no mercado e contamos com colaboradores capacitados e equipamentos de ponta. Portanto, entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar você!

POSTS RELACIONADOS