O que é um painel solar bifacial e quais suas funcionalidades?

Diante da necessidade de redução de custos na empresa ou na própria residência, a energia solar tem se mostrado uma alternativa cada vez mais atraente. Afinal, quando você investe nesse tipo de sistema, é possível ter acesso à energia limpa, sustentável e a baixos custos.

No entanto, como você já deve ter percebido, essa tecnologia está em constante avanço. A todo momento surgem novos equipamentos que podem trazer mais eficiência energética para o seu projeto. Atualmente, uma das mais recentes tendências nesse sentido é o painel solar bifacial.

Quer saber mais sobre esse tipo de equipamento e seus benefícios? Então, continue a leitura e descubra!

 

O que é um painel solar bifacial?

O painel solar bifacial é um tipo de equipamento no qual há células fotovoltaicas em ambas as faces. Mas o que isso significa?

Para entender melhor, é necessário ter clareza sobre o funcionamento desses equipamentos. Um painel solar é um equipamento que possui células fotovoltaicas capazes de absorver a energia solar e transformá-la em energia elétrica ou térmica.

No modelo tradicional, ele possui células espalhadas em apenas uma de suas faces. Ele é posicionado de forma que a luz solar incida o máximo de tempo possível nessas células, e é a partir desse contato com o sol que a energia é produzida. Portanto, quando maior a área de contato com o sol, mais energia pode ser produzida, não é mesmo?

É daí que surge o painel solar bifacial. Em vez de possuir células em apenas um dos lados, ele possui em ambos. Dessa forma, além de absorver a luz solar que incide em um dos lados, ele também consegue absorvê-la na face oposta ao sol, por meio da luz refletida em superfícies como chão, telhados ou outros objetos.

Dessa forma, eles podem ser posicionados tanto na vertical quanto com alguma inclinação. Ao contrário dos painéis tradicionais, cuja face inferior fica, na maioria das vezes, totalmente colada a uma superfície, esse tipo de painel pode ser colocado em outras posições, aproveitando a luz que vem de cima e de baixo.

Quais são as aplicabilidades do painel solar bifacial?

Diante dessa inovação, pode ficar o seguinte questionamento: quando e onde utilizar o painel solar bifacial? Pois saiba que esse equipamento possui uma série de aplicabilidades.

Ele foi desenvolvido, em um primeiro momento, para aumentar o rendimento e a produção energética de usinas solares. Porém, atualmente, pode ser usado em projetos dos mais diversos tipos, uma vez que agrega valor e conta com uma série de vantagens para o consumidor.

Uma das suas aplicações é a incorporação do painel solar na construção. Isso significa que, em vez de colocar o painel no telhado de uma casa ou em algo totalmente separado da estrutura do imóvel, você pode incorporá-lo no projeto. Há casas que utilizam painéis fotovoltaicos desse modelo para substituir telhados de vidro na construção, por exemplo. Eles também são incorporados em outros tipos de construção, como paradas de ônibus, plataformas e cercas.

Entretanto, também é possível utilizar o painel solar bifacial em projetos que visam à economia de espaço ou nos quais a luz solar incide de forma difusa. Isso porque, em ambos os casos, esse tipo de equipamento é capaz de trazer eficiência energética e maior captação da energia solar, mesmo que ela não incida diretamente sobre o painel.

 

Por que obter um painel solar bifacial?

Na hora de criar o seu projeto para captação e utilização de energia solar, que tal considerar um painel bifacial? Afinal, esse tipo de equipamento consegue trazer uma série de benefícios. Entenda agora quais são os principais deles!

 

Aumenta a geração de energia

O painel solar bifacial consegue gerar 25% a mais de energia. Isso porque eles aproveitam melhor a energia solar, uma vez que captam tanto a energia que incide diretamente na parte de cima do painel quanto a que incide na parte de trás, direta ou indiretamente.

Dessa forma, quando você instala esse tipo de painel, é capaz de captar mais energia em uma mesma área e com a mesma quantidade de painéis, quando comparado ao modelo tradicional. Ou seja, você aproveita melhor o espaço e gera mais energia!

 

Melhora o aproveitamento da luz solar

Em algumas regiões, pode ser que o sol não incida diretamente sobre o estabelecimento, o que prejudica a geração de energia e poderia, inclusive, inviabilizar o projeto. É aí que os painéis solares bifaciais também atuam como grandes aliados!

Esse tipo de equipamento consegue captar tanto a luz direta quanto a indireta. Além de captar o que incide sobre o painel, ele também gera energia com a luz que é refletida pela superfície abaixo dele e, inclusive, de outros obstáculos que podem existir ao redor do estabelecimento.

 

Gera mais economia e reduz custos

Quanto mais energia você conseguir gerar por meio do seu sistema fotovoltaico, maior será a sua economia na conta de energia elétrica, não é mesmo? Além disso, gerar mais energia solar também é sinônimo de maior autonomia energética.

O painel solar bifacial também é um grande aliado nesse aspecto. Afinal, quando você investe nessa tecnologia, é capaz de gerar muito mais energia. Isso reflete diretamente na sua conta de luz, de forma a possibilitar que você reduza, ainda mais, os custos com energia elétrica na sua residência ou empresa.

Como você pode perceber, o mercado de energia solar é um setor que está extremamente aquecido e em pleno avanço tecnológico. O painel solar bifacial surge como mais uma das grandes inovações da área.

Ele chega para beneficiar quem quer investir nesse tipo de energia limpa e totalmente sustentável, possibilitando, inclusive, economizar ainda mais na conta de energia elétrica. Além disso, ele ainda pode ser usado em locais que não têm tanto espaço para a instalação de painéis, uma vez que melhora o aproveitamento do espaço.

E então, que tal investir agora mesmo nessa solução? A HCC Energia Solar é referência na área e está pronta para ajudar você! Entre em contato!

POSTS RELACIONADOS