Por que ter uma franquia no home office? Entenda!

Por que ter uma franquia no home office? Entenda!

Tempo de leitura: 

5 minutos

O setor de franquias se expande cada vez mais no Brasil. Nesse universo, os modelos de negócios desenvolvidos em home based correspondem a uma boa fatia. Os tipos de franquia no home office atraem cada vez mais pessoas por oferecem diversas vantagens e serem promissores.

Já está comprovado que ter um endereço comercial não é mais essencial para as empresas serem produtivas – nem mesmo as franquias. A flexibilidade pode, inclusive, aumentar a produtividade e o lucro da marca, principalmente em alguns setores.

Existem oportunidades oferecidas em diversos setores por franquias nas quais o empreendedor pode trabalhar em sua própria casa. Na educação, no ramo de seguros e no setor imobiliário, por exemplo, o prazo de retorno do investimento pode ser de apenas 2 anos. No promissor mercado de energias renováveis, as franquias home office também estão em forte expansão.

Neste artigo, vamos explicar os motivos pelos quais uma franquia no home office representa um ótimo investimento. Confira!

Quais são as vantagens de uma franquia no home office?

A exigência de um menor investimento inicial está entre as mais fortes vantagens das franquias ou microfranquias home office. Existem inclusive franquias que podem ser iniciadas a partir de R$5 mil. O fato de o empreendedor não precisar manter um ponto comercial já torna as despesas fixas menores. O baixo risco e o prazo médio de retorno do investimento, menor em comparação às outras franquias, também são vantagens.

Outra vantagem é a flexibilidade do franqueado desse modelo. Afinal, o empreendedor pode estabelecer seus horários e dedicar-se mais à família e a outras atividades saudáveis, como fazer exercícios físicos. No entanto, o trabalho em casa deve ser realizado com muita organização e disciplina para não prejudicar a produtividade.

Os franqueados home based também contam com o suporte da franqueadora. Os treinamentos e as orientações, portanto, não deixam de ser realizados, independentemente de a unidade funcionar em um ponto comercial ou não.

Existe alguma desvantagem no modelo de franquia home office?

Quem tem mais dificuldade de autodisciplina pode encontrar desafios maiores ao trabalhar como franqueado dentro da própria casa. O empreendedor home office precisa lembrar que deve cumprir suas obrigações contratuais. Por isso, é essencial ter dedicação e foco no próprio trabalho.

Com frequência, as redes avaliam a atividade da franquia no home office, que podem ser feitas por meio de aplicativos ou plataformas específicas. Assim como os treinamentos, tais avaliações são realizadas pela franqueadora com o objetivo de manter entre todos os franqueados o mesmo padrão de qualidade, atendimento e processos.

Como funcionam os modelos de franquias no modelo home based?

De acordo com esse modelo de negócio de franquia, o empreendedor atua em sua própria casa, sem precisar manter um endereço comercial. Trata-se de novas unidades de negócios que já existem e são bem sucedidas. O franqueado que trabalha em casa, portanto, utiliza um plano de negócio da franquia existente, o que torna a unidade menos sujeita a erros.

No caso das franquias em modelo home office, em geral, os treinamentos são oferecidos de maneira remota. Ou seja, o percurso de capacitação oferecido pela franquia é realizado on-line, facilitando a vida do empreendedor. Outras atividades, como reuniões, também costumam ser realizadas virtualmente por meio de aplicativos. Para tanto, é preciso contar com smartphones, notebooks e tablets conectados à internet que possam ser usados no lar e em qualquer lugar.

É comum que o contato entre franqueador e franqueado seja mais frequente nas modalidades home office do que nas presenciais. Embora sejam realizados à distância, os contatos por telefone, mensagens de aplicativo, chats ou e-mail acabam sendo mais numerosos. Além disso, os franqueados home office podem participar de eventos e reuniões presenciais realizados pela marca.

Como escolher o melhor tipo de franquia home office?

É importante ter em mente que o critério não deve ser apenas escolher uma franquia home office que esteja em alta. Primeiramente, é preciso fazer uma autoavaliação e analisar seu perfil com atenção. Mesmo trabalhando em casa, o franqueado deverá se adaptar a um padrão de trabalho e obedecer a uma série de regras da marca. Ouça também os outros franqueados home based sobre suas experiências e desafios.

Independentemente da localização geográfica da franquia, o cliente deve encontrar sempre o mesmo tipo de produto ou serviço comercializado. Afinal, a confiança do consumidor na marca não pode ser quebrada, mesmo que você trabalhe home based. Sua capacidade de adaptação às normas, portanto, deve ser grande e constante.

Outro fator considerável antes de fazer essa escolha é o capital que você tem à disposição para investir na unidade. As franquias, de acordo com o setor e a valorização da marca, podem exigir valores de investimento mínimo bem variados. É recomendado que, nos primeiros meses, o empreendedor conte com um montante de dinheiro para usar como capital de giro. A aquisição de computadores, aparelhos e máquinas também deve ser levada em consideração.

Como faço para abrir uma franquia home office?

Após avaliar minuciosamente o seu perfil de investidor e empreendedor, analise as características da rede de franquia que esteja no seu radar. Não se esqueça de estudar bem a situação do mercado de atuação da franquia, assim como o perfil do público-alvo. Depois, leia com atenção todas as cláusulas do contrato de franquia. Pergunte à rede o tempo médio de retorno do investimento e a média de faturamento mensal da franquia.

Lembre-se que você precisará administrar bem a sua franquia home office do ponto de vista físico. Compartilhar o lar com a família e o trabalho é um desafio que deve ser enfrentado com muita paciência, disciplina e capacidade de organização. Reserve um espaço de sua casa onde você possa trabalhar sem distrações e organize suas ferramentas.

No setor de franquias, a modalidade home based é um caminho em volta. Porém, é importante que o empreendedor escolha uma rede de franquia home office que ofereça ótimo suporte técnico às unidades, como a HCC Engenharia. Proporcionar ações de marketing digital para divulgar o produto ou o serviço também é importante para a unidade franqueada, como garante a franqueadora de sistemas de energia solar.

Ficou interessado no modelo de franquia home office da HCC Engenharia? Entre em contato com a gente agora mesmo e conheça todas as vantagens de ser um franqueado de energia solar da nossa rede!

franquias hcc energia solar