Sistema solar híbrido: o que você mais precisa saber sobre ele

No campo da geração de energia, vivemos uma época de transição entre um longo período de exploração das fontes de energia não renováveis para a busca de fontes alternativas, que possam amenizar os impactos ambientais. Mas você sabe a diferença entre elas?

A fonte de energia mais utilizada em todo o mundo é a gerada pelas usinas hidrelétricas. Por ter como base a força produzida pelos rios, trata-se de uma fonte de energia renovável. Porém, ela apresenta uma grave desvantagem: a alta carga tributária cobrada pelas concessionárias de energia, que pode chegar a mais de 50% do valor de uma conta de luz.

Com o propósito de amenizar esses custos, um novo modelo de geração de energia tem sido utilizado: o sistema solar híbrido. Quer aprender mais sobre ele? Então, continue com a gente! Vamos explicar o que é, em quais aspectos ele se diferencia dos outros tipos de sistema solar, quais as suas vantagens e como saber se ele é a melhor alternativa para a sua empresa. Não perca!

 

O que são fontes de energia renováveis?

Fontes de energia renováveis são aquelas que têm origem em materiais naturais inesgotáveis, com grande capacidade de regeneração. São também chamadas de fontes limpas, pois emitem pouquíssimos resíduos tóxicos ao meio ambiente. Temos como exemplos a energia solar, a eólica e a térmica.

Já as fontes de energia não renováveis são aquelas extraídas de materiais esgotáveis, podendo colocá-los em risco de extinção. Além disso, emitem uma série de poluentes ao meio ambiente. Entre elas, podemos mencionar o petróleo, o gás natural e o carvão mineral.

 

O que é sistema solar híbrido?

O sistema solar híbrido é aquele que trabalha com a combinação de duas fontes de energia, de preferência, renováveis. Geralmente, ele atua com a fusão entre os sistemas on-grid, que se conecta ao sistema de distribuição de energia, e o sistema off-grid, que são autônomos, isolados. As combinações mais comuns de energia solar híbrida são:

  • energia solar + energia eólica: utilizadas, normalmente, em lugares mais remotos, onde a energia elétrica costuma não chegar;
  • energia solar + energia térmica: ideal para ser utilizado em residências onde vive apenas uma família. Pode ser instalado no mesmo painel solar, porém, para evitar que ele esquente demais, o ideal é colocá-lo próximo a uma fonte de ar frio, como uma geladeira;
  • energia solar + energia a diesel: depende de um motor gerador do combustível diesel para o seu funcionamento. Ele é ideal para o preenchimento das lacunas entre a carga do momento e a potência verdadeira do sistema de energia solar.

Esse tipo de sistema conta com dois modelos: all in one e bimodal. O primeiro é muito utilizado em casos de instalações de funcionamento seguro e sem interrupções. Já o segundo trabalha com duas fontes de energia: elétrica e bateria, alternadamente.

 

Em quais aspectos se diferencia dos outros tipos de sistema solar?

A possibilidade de unir duas fontes de energia em uma só é uma excelente oportunidade de combinar as vantagens de cada fonte energética. Esse aspecto é, sem dúvidas, o que mais diferencia o sistema solar híbrido dos outros tipos.

Outros diferenciais são a capacidade de armazenar energia solar para ser utilizada nos períodos noturnos e em dias que os raios solares não são intensos, e a redução dos gastos com taxas e tarifas, como ocorre no sistema de energia gerado por hidrelétricas, por exemplo.

 

 

Quais as vantagens de um sistema solar híbrido?

Você já sabe que o sistema solar híbrido trabalha com a combinação de duas fontes de energia e, com isso, deve ter deduzido que tal habilidade traga inúmeras vantagens em seu uso. Veja, agora mesmo, algumas delas!

 

Eficiência na geração de energia

A combinação de fontes de energia potencializa bastante a energia gerada, trazendo intensidade para a iluminação. Além disso, as falhas na geração de luz e as quedas de energia tornam-se bastante reduzidas.

 

Armazenamento para uso durante a noite

Como já dito anteriormente, o modelo solar híbrido atua por meio dos sistemas on-grid e off-grid. O sistema on-grid trabalha com a chamada feed in tarif, que é a marcação do número de kWh gerados, transformando o excedente de luz em créditos. Eles têm validade de 60 meses, e são utilizados nos momentos em que os raios solares não são suficientes para a geração de energia, como à noite e em dias nublados.

 

Disponibilidade em casos de apagão

O sistema on-grid, citado acima, também possibilita, em casos de apagão, que as placas fotovoltaicas gerem a energia armazenada, evitando que o usuário do sistema solar híbrido fique no escuro.

 

Redução na conta de luz

A energia solar tem a grande vantagem de contar com taxas baixíssimas cobradas pela concessionária local, graças à independência fornecida pelos painéis solares. Dessa forma, é possível ter uma grande redução dos valores das contas de luz.

 

Independência energética

As placas fotovoltaicas podem gerar e armazenar a energia produzida pelos raios solares. Isso traz uma enorme independência, pois elas podem ser instaladas em qualquer lugar, sem a necessidade da energia de uma concessionária local.

 

Como saber se o sistema híbrido é a melhor alternativa para a empresa?

Para saber se a adoção de um sistema solar híbrido será benéfica para a sua empresa, analise os pontos relacionados à sua localização, clima, instalação, entre outros aspectos. Se o seu negócio está localizado em uma região tropical, remota, com pouco ou nenhum acesso à energia gerada por hidrelétricas, o modelo híbrido será de grande serventia para você.

Portanto, se a sua intenção é economizar e se tornar independente das concessionárias elétricas, escolher o sistema solar híbrido é a melhor solução. Nós, da HCC Energia Solar, somos especializados nesse segmento e, com certeza, teremos muitas opções para oferecer a você!

Gostou de aprender mais sobre o sistema solar híbrido? Então, não se esqueça de compartilhar o nosso post em suas redes sociais para que seus amigos também possam aprender muito mais!

POSTS RELACIONADOS